Como o impulso nervoso gerado pelas células fotorreceptoras chegam ao cérebro?

Perguntado por: alopes5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

A lente do olho (cristalino) produz uma imagem invertida e o cérebro a converte para a posição correta. Na retina, mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro.

A informação sensorial chega ao Sistema Nervoso Central através dos Nervos Periféricos e é conduzida imediatamente para o sistema nervoso central, passando pela medula espinhal, tronco encefálico, cerebelo, tálamo, e por fim em áreas sensitivas do córtex cerebral.

A retina contém um composto químico chamado rodopsina. Ela é a responsável por converter a luz nos impulsos elétricos que o cérebro interpreta como visão. As fibras nervosas da retina juntam-se na parte posterior do olho e formam o nervo ótico, que conduz os impulsos elétricos ao cérebro.

A medula espinhal e os nervos cranianos transmitem os sinais entre o cérebro e o corpo. Esses sinais conduzem aos músculos informações entendidas pelos sentidos e coordenam as ações dos órgãos internos.

A medula espinhal também transporta mensagens do corpo para o cérebro.

Dentritos sempre conduzem o impulso em direção ao corpo celular, por isso diz que o impulso nervoso no dentrito é celulípeto. O axônio por sua vez, conduz o impulso em direção às suas extremidades, isto é, para longe do corpo celular; por isso diz-se que o impulso nervoso no axônio é celulífugo.

O que são Sinapses? As sinapses são junções entre a terminação de um neurônio e a membrana de outro neurônio. São elas que fazem a conexão entre células vizinhas, dando continuidade à propagação do impulso nervoso por toda a rede neuronal.

Os dendritos são prolongamentos do neurônio que garantem a recepção dos estímulos, levando o impulso nervoso em direção ao corpo celular. A grande maioria dos neurônios apresenta uma grande quantidade de dendritos.

O impulso nervoso corresponde a uma corrente elétrica que se propaga pelos neurônios, graças a um processo de despolarização da membrana. Esse processo de despolarização ocorre mediante a estímulos e tem como função transmitir a outras células (nervosas, musculares ou glandulares) uma determinada informação.

O Potencial Receptor é graduado, e dependente da intensidade e da duração do estímulo. Este processo de converter uma determinada forma de energia em sinal elétrico é denominado de Transdução do estímulo.

Os neurônios sensoriais trazem sinais para o SNC e os neurônios motores levam os sinais do SNC.

O disco óptico, a primeira parte do nervo óptico, está localizado na parte posterior do olho. Os fotorreceptores da retina convertem a imagem em impulsos elétricos, os quais são transmitidos ao cérebro pelo nervo óptico.

O nervo óptico é considerado como um nervo aferente, isso porque transmite impulsos visuais. Resumidamente, a função do nervo óptico é transmitir os sinais visuais do olho para o cérebro.

Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central. Por sua vez, o sistema nervoso central processa as informações, traduzindo-as em sensações e gerando respostas.

Uma rede de nervos liga vários órgãos do corpo ao cérebro.
São esses nervos que enviam os estímulos ao cérebro, que interpreta a informação e produz uma resposta. Por exemplo, ao machucar uma parte do corpo, é o sistema nervoso que envia essa informação ao cérebro, que responde com a sensação de dor.

O cérebro está relacionado com a inteligência, linguagem, consciência, memória, entre outros. Além disso, é capaz de processar informações dos sentidos juntamente a outras estruturas do encéfalo, iniciar movimentos e influenciar o comportamento emocional.

A função dos neurônios é formar redes entre si, ou seja, um se comunica com vários, que se comunicam com vários e com vários, formando a chamada rede neuronal. Quando essa rede é formada, o cérebro faz um raciocínio, guarda uma lembrança, nos fazer sentir um desejo, além de um montão de outras coisas.