Como o imosec age no organismo?

Perguntado por: epacheco . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Como o Imosec funciona? Na diarreia, o Imosec® faz com que as fezes fiquem mais sólidas e diminui a frequência de evacuações. Imosec® tem seu início de ação desde a primeira tomada, ocorrendo uma redução gradual da diarreia.

Como a duração do efeito de Imosec® é maior do que a da naloxona (que se situa entre 1 e 3 horas), pode haver necessidade de se repetir esse antagonista. Assim, o paciente deve ser cuidadosamente observado por, pelo menos, 48 horas, para se detectar sinais eventuais de depressão respiratória.

Imosec® deve ser tomado regularmente para uso crônico ou como base necessária para diarreia aguda. Se você tomar somente durante a diarreia, o esquecimento de dose não é um problema.

A diarreia provocada pela ação de bactérias pode necessitar do tratamento com antibióticos. Mas, na maioria das vezes, o intestino volta a funcionar no ritmo normal em cerca de sete dias sem a necessidade de medicação.

Beber chá de gengibre pode ajudar a reidratar o organismo e reabastecer os líquidos que podem ser perdidos durante uma crise de diarreia. Você pode comê-lo fresco ou usá-lo para fazer chá. Estas são as formas mais seguras de usá-lo como remédio para diarreia.

A inflamação no intestino pode durar cerca de cinco dias, e os sintomas podem permanecer por até 15 dias. Na maior parte dos casos, o quadro melhora sozinho, principalmente se for causado por vírus ou bactéria.

A diarreia pode ser dividida em: Aguda - que dura 14 dias; Persistente - por mais de 14 dias; Crônica - que dura mais de 4 semanas¹.

A diarreia infecciosa está frequentemente associada a sintomas como náuseas, vômitos, cólicas, sensação de estufamento, gases e febre. Além disso, podem aparecer sangue, muco e pus nas fezes.

A dose inicial sugerida é de 2 comprimidos (4 mg), seguidos de 1 comprimido (2 mg) após cada subsequente evacuação líquida, até uma dose diária máxima de 8 comprimidos (16 mg), ou a critério médico.

O medicamento antidiarreico Imosec®, ou seu ingrediente genérico, a loperamida, é cada vez mais utilizado de forma abusiva por pessoas tentando se autotratar da dependência aos opioides, às vezes com resultados fatais.

Eliminação: A meia-vida da loperamida em homens é de aproximadamente 11 horas, com uma faixa de variação de 9 a 14 horas.

Não use Imosec® se você estiver com constipação (“prisão de ventre") ou estiver com o abdome distendido. Também não deve ser utilizado se você tiver inflamação no intestino delgado, sem uma indicação específica do seu médico.

Não tome Imosec se você for alérgico ao cloridrato de loperamida, que é o componente ativo do Imosec , ou a qualquer outro componente da fórmula. Imosec não deve ser usado nos casos de diarreia em que as fezes contenham sangue ou pus, ou seja acompanhada de febre.

Por ser um mecanismo para combater invasores, o problema não deve ser interrompido por remédios, e passa sozinho em dois dias a duas semanas. Os primeiros momentos são os piores, em que há mais volume de cocô e/ou vômito. Após três dias, a mucosa do intestino é capaz de se regenerar totalmente.

Diarreia aquosa como principal manifestação
A diarreia aquosa causada por intoxicação alimentar é normalmente provocada pela lesão da mucosa do intestino delgado pela própria bactéria ou por toxinas produzidas somente após a ingestão do germe.