Como o homem pantaneiro se veste?

Perguntado por: upadilha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

O vaqueiro do Pantanal usa chapéu de palha de abas largas ,calças jeans e camisa ou camiseta de mangas curtas. Na cintura, por debaixo do cinturão de couro, há uma faixa de algodão colorida, onde leva um facão com bainha de couro.

O homem pantaneiro, historicamente, teve seu surgimento ligado a diversas influências tais como: bandeirantes, nordestinos, mesclados ou não com negros e com indígenas das antigas tribos lo- cais. Também exerceu sua influência os paraguaios e bolivianos, que adentraram o território brasileiro em busca de trabalho.

Essa mistura de povos têm criado uma atmosfera vibrante e uma identidade regional comum. A música é parte importante da cultura dos pantaneiras, assim como as festas tradicionais ao som de moda de viola, danças e a contação de causos nas noites da vida pantaneira.

É um povo que vive da natureza com os elementos, terra e água cujas limitações imprimem à sua vida uma forma integrada e bem diferenciada dos outros povos. Um estilo de vida aparentemente duro e difícil para quem não está habituado com aquele modo de viver.

No geral, os pantaneiros apresentam uma boa relação com o meio ambiente e vivem pela sua subsistência. A principal atividade econômica da região envolve a pecuária, seguida pela pesca e pelo cultivo, logo, o estilo pantaneiro segue não somente sua relação com a natureza, mas também com atividades regionais.

O uso da faixa enrolada na cintura tem o objetivo de dar sustentação à coluna do peão nas longas cavalgadas, uma vez que o seu trabalho implica em extensas jornadas no campo pantanal adentro.

O tereré é uma bebida à base de chá frio de erva-mate e plantas medicinais que os paraguaios reconhecem como símbolo de sua identidade. Em Mato Grosso do Sul a espécie de chá é feita com água fria e a garrafa térmica tem barras de gelo para servir como refresco contra as altas temperaturas.

No cotidiano, é o peixe e a carne seca que fazem presença no prato das famílias pantaneiras. Essa é uma culinária que tem traços de afeto e tradição ainda preservados. Todo pantaneiro conhece as regras da roda do tereré. A bebida é feita com erva mate e água gelada servida numa guampa (chifre de boi).

A cultura pantaneira é muito ligada às suas raízes; repleta de significados e símbolos que se tornam uma mostra de força e resistência às transformações econômicas, culturais, sociais e políticas. As tradições encantam turistas que chegam ao Pantanal e proporcionam experiências únicas aos visitantes.

O Pantanal situa-se no centro da América do Sul, compreende parte da Bolívia, do Paraguai e com maior extensão no Brasil, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Quem são os pantaneiros? Um pantaneiro é qualquer pessoa que vive no Pantanal, no entanto, os moradores desempenham diferentes funções por ali. A ilustração mais comum de um pantaneiro seria a do peão, ou vaqueiro.

na solidão das planícies, em missões canoeiras, na orla dos rios, o pantaneiro vive em sociedade, numa sociedade muitas vezes elaborada por ele mesmo, num universo particular, que se define e se caracteriza pelo tipo de relacionamento que se estabelece consigo mesmo, com os outros e com a natureza (NOGUEIRA&VALLEZI, ...

A origem e evolução do Pantanal mato-grossense, estão relacionadas aos processos morfoestruturais, devido à movimentação de compensação isostática, repercutidos em abatimentos em áreas adjacentes e pela esculturação atual do relevo relacionada aos processos erosivos atuantes que rebaixaram as superfícies do entorno e ...

Oito animais que vivem no Pantanal Sul são considerados os maiores da sua espécie nas Américas ou no mundo, são eles: onça-pintada, tamanduá-bandeira, cervo do Pantanal, anta, capivara, ema, ariranha e sucuri. A onça-pintada é o maior felino das Américas e o terceiro do mundo (atrás do tigre e do leão).

Linguiça de Pernil com Ervas Finas.

Atualmente o valor chega a R$ 1.500.

O Pantanal é o lugar ideal para nadar e passear de barco. As opções de passeio incluem tour em uma chalana, embarcação típica da região, perfeita para navegar em rios pantaneiros.

3 milhões

Segundo dados recentes, a população do Pantanal foi estimada em 3 milhões de habitantes, sendo que a área compreende vários municípios dos estados do Mato Grosso, como Cáceres, Poconé e Curvelândia, e do Mato Grosso do Sul, como as famosas cidades turísticas de Corumbá, Bonito e Bodoquena.