Como o Google acha meu site?

Perguntado por: iveloso . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Aparecer no Google é um processo que se chama indexação, que é quando o maior buscador da internet reconhece a existência do seu site. Isso ocorre automaticamente quando há um hiperlink apontando para ele.

Se o Google não está achando todo o conteúdo do site, isso pode indicar que ele não consegue encontrar as páginas (rastrear) ou não as entende direito quando elas são identificadas (indexar). Leia os princípios básicos de rastreamento e indexação.

Não há um prazo pré-determinado para que seu site comece a aparecer no Google, Yahoo ou Bing (antigo MSN Live Search). Ele pode ser indexado em poucos dias como pode levar alguns anos, isso dependerá da forma com seu site foi construído, otimizado e de quantos links apontam para ele.

O Google mostra de forma automática o que ele sabe sobre o usuário. São desde informações básicas como sexo e idade, até outras mais complexas. Na parte de “Interesses” ao clicar em “Editar” são exibidos os assuntos que o usuário acha interessantes. No meu caso, são 150 áreas de interesse encontradas pelo Google.

Caso seu site tenha alguma página que não deve aparecer nos resultados de pesquisa do Google, é possível impedir a indexação incluindo a metatag noindex diretamente no código HTML ou por cabeçalho HTTP.

O Google Analytics é uma ferramenta que realiza o monitoramento e a análise tanto de sites quanto aplicativos, sendo a principal plataforma utilizada no mundo para identificar quantas visitas tem um site, dentre outras métricas que podem ser analisadas.

Uma das formas mais assertivas de se saber se o seu site está sendo indexado pelo Google é por meio do Google Search Console. Essa é uma ferramenta gratuita do Google que tem como objetivo principal apresentar dados sobre a performance do seu site no próprio mecanismo de busca.

O Google Analytics é um serviço gratuito oferecido pelo Google. Com ele, é possível ver acessos de um site e analisar o comportamento do usuário.

Mudar configurações para todos os sites

  1. No computador, abra o Chrome.
  2. No canto superior direito, clique em Mais. Configurações.
  3. Clique em Privacidade e segurança. Configurações do site.
  4. Escolha a configuração que você quer atualizar.

Não indexado: o URL não foi indexado devido a um erro de indexação ou a um motivo legítimo. Por exemplo, se a página estiver bloqueada para indexação por um arquivo robots. txt ou for uma página duplicada.

Ocorre geralmente em até 24 horas para domínios nacionais (com a extensão “. br”) e até 72 horas para domínios internacionais (todas as demais extensões, por exemplo, “.com”, “. online”, “. net”).

Copiar link.

  1. No smartphone ou tablet Android, abra o app Chrome .
  2. No canto superior direito, toque em Mais. ...
  3. Toque em Limpar dados de navegação.
  4. Ao lado de "Período", faça o seguinte: ...
  5. Marque a caixa ao lado de "Histórico de navegação".
  6. Desmarque todas as outras caixas que você não quiser excluir.
  7. Toque em Limpar dados.

Normalmente, isso é rastreado com o uso do GPS em seu telefone: é provável que, mesmo que você não use um smartphone Android, ainda esteja conectado à sua conta do Google em um iPhone.

A série “O que a internet sabe sobre você?” foi desenvolvida para ajudar você a entender onde, por quem e porque seus dados são coletados. Acompanhe!

Isso removerá o URL da pesquisa do Google por aproximadamente 90 dias . Ele também removerá o URL do cache do Google. Seu URL deve aparecer como “Pendente” para remoção, mas você pode cancelar facilmente sua solicitação clicando em “Cancelar”. Lembre-se de que esse método é apenas temporário!

Se qualquer uma das páginas do seu domínio estiver listada nos resultados de busca, essas páginas foram indexadas. Se não houver resultados para o seu domínio, seu site ainda não foi indexado.

Uma página é indexada pelo Google quando ela é visitada pelo rastreador do Google ("Googlebot"), passa por uma análise de conteúdo e significado e, em seguida, é armazenada no índice do Google.

Média é de pouco mais de 300 visitas diárias
Mais da metade delas recebe pouco mais de 300 visitas diárias apenas.