Como o ginecologista saber que eu fiz?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

Não, não tem como o/a ginecologista saber quando foi a última vez que você teve relações. As alterações que ocorrem na vagina durante a relação sexual, como a lubrificação, por exemplo, cessam quando o ato termina ou a mulher já não está mais excitada.

A penetração com os dedos também pode ser feita em alguns casos. A colocação de um ou no máximo dois dedos é feita para avaliação de útero, ovários e pelve. Mas nunca com mais do que dois dedos (indicador e dedo médio). E não é um exame absolutamente necessário.

A verdade é que a ginecologista não pode contar nada do que você diz para os seus pais, salvo algumas poucas exceções, como em caso de risco de vida, deficiência intelectual ou suspeita de abuso. Pelo código de ética médica do Conselho Federal de Medicina, é vedado ao médico o seguinte: "Art. 74.

Especialista da Febrasgo explica que primeira consulta ao ginecologista deve ser aos dez anos de idade.

Qual tipo de roupa e calcinha usar para ir ao ginecologista? O ideal é vestir uma calcinha de algodão e evitar calças muito apertadas para não provocar abafamento e corrimento na região.

O que o ginecologista pergunta na primeira consulta
O profissional vai querer saber sobre o histórico de saúde, menstruação, atividade sexual e uso de contraceptivos. Esse é um momento seguro e confidencial para tirar dúvidas e compartilhar preocupações.

Você tem vergonha de ir ao ginecologista? Se sim, não se preocupe, pois, isso é totalmente normal e acontece com a maioria das mulheres que nunca fizeram ou que até já fizeram os exames de rotina. A timidez é algo normal no nosso cotidiano e pode aumentar em situações que temos que nos “expor”.

Construa uma boa relação com seu ginecologista
Quando o profissional demonstra interesse em conversar com você, dá atenção a suas queixas e esclarece suas dúvidas, muito da vergonha de ir ao ginecologista desaparece. Portanto, busque ter um relacionamento sincero, respeitoso e de muita confiança com seu ginecologista.

A depilação pode ser dispensável
Não é preciso depilar só porque tem consulta marcada. “Os pelos ajudam na manutenção do ambiente vaginal normal, além disso, sua presença não atrapalha em nada o exame ginecológico”, conta o médico.

Antes da consulta, conversar com seus pais, amigas ou alguém de sua confiança pode ajudá-la. Fale ao seu médico que está nervosa, questione suas dúvidas, pois assim o profissional pode ajudá-la a sentir-se mais confiante, e estabelecer uma boa relação.

Sim, vc pode comparecer a consulta ginecológica sem a presença de um responsável, desde que tenha acima de 14 anos.

A primeira avaliação ginecológica deve acontecer um pouco antes da primeira menstruação ou logo após ela. O ideal é que a menina passe por um exame ginecológico antes de sua primeira relação sexual, pois dessa forma é possível ter uma boa orientação.

O preço da consulta com ginecologista particular costuma variar de R$ 400,00 a até mais de R$ 1 mil. Devido ao alto valor, muitas pessoas deixam de consultar esse especialista ou ficam dependendo da espera por um atendimento fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para fazer o exame preventivo precisa se depilar? Não, para realizar o Papanicolau não é necessário se depilar.