Como o ginecologista sabe que eu fiz?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 16 votos

Não, não tem como o/a ginecologista saber quando foi a última vez que você teve relações. As alterações que ocorrem na vagina durante a relação sexual, como a lubrificação, por exemplo, cessam quando o ato termina ou a mulher já não está mais excitada.

A colocação de um ou no máximo dois dedos é feita para avaliação de útero, ovários e pelve. Mas nunca com mais do que dois dedos (indicador e dedo médio). E não é um exame absolutamente necessário.

A verdade é que a ginecologista não pode contar nada do que você diz para os seus pais, salvo algumas poucas exceções, como em caso de risco de vida, deficiência intelectual ou suspeita de abuso. Pelo código de ética médica do Conselho Federal de Medicina, é vedado ao médico o seguinte: "Art. 74.

A primeira consulta geralmente é uma conversa informal, na qual o ginecologista faz perguntas sobre doenças da infância, hábitos, ciclo menstrual, doenças na família e histórico de câncer de mama. Dependendo da idade, o médico trará orientações sobre sexo, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

Não se preocupe com a depilação
A verdade é que as mulheres têm medo de serem julgadas por acharem que os médicos olham para elas como homens, mas isso não é uma verdade. Você pode se depilar ou não, faça aquilo que você está acostumada e que a deixará mais à vontade na frente do ginecologista.

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.

Normalmente o toque do colo do útero realizado no consultório pode causar não dor, mas uma sensação de pressão extremamente forte no baixo ventre. Algumas mulheres relatam essa sensação comparando como uma penetração bastante profunda. Aliás, a penetração sem excitação pode causar uma sensação parecida.

Como sentir o colo do útero? Algumas mulheres fazem uma espécie de autoexame para entender o próprio ciclo, ou mesmo para saber o tamanho adequado de absorventes internos ou coletores menstruais. Elas podem sentir o próprio colo do útero ao inserir o dedo indicador na vagina.

Ainda pode rolar um constrangimento, claro, mas certamente vai ser mais fácil de lidar. Independentemente de ser homem ou mulher, o ginecologista é um profissional acostumado a examinar o corpo feminino. Sendo assim, não fique na neura de que ele ou ela vão reparar na sua estética.

Vá com uma roupa confortável. Na maioria das vezes o ginecologista vai precisar examinar você – e não se preocupe, é bem rápido! O médico vai oferecer um roupão ou camisola hospitalar para você usar durante o exame.

Sim, vc pode comparecer a consulta ginecológica sem a presença de um responsável, desde que tenha acima de 14 anos.

Segundo a ginecologista Cláudia Barbosa Salomão, membro da Comissão Nacional Especializada em Ginecologia Infanto Puberal da Febrasgo, as meninas devem realizar a primeira consulta por volta dos 10 anos de idade.

Não existe uma regra e sim uma recomendação de levar a menina ao ginecologista por volta dos 10 anos e antes de menstruar. Nessa consulta, o médico poderá explicar como acontecerá a menstruação além de esclarecer as dúvidas e expectativas da menina sobre essa nova fase.

O que o ginecologista pergunta na primeira consulta
O profissional vai querer saber sobre o histórico de saúde, menstruação, atividade sexual e uso de contraceptivos.

É possível ir ao Ginecologista Menstruada, dependendo do motivo da consulta. O ideal é ir fora do período menstrual, para fazer exames como o preventivo, pois o sangramento menstrual pode interferir no resultado, apresentando alguma alteração na coleta da mucosa do colo do útero.

6) O ideal é agendar a consulta entre cinco a sete dias após a menstruação, quando as mamas estão mais macias. A menstruação pode atrapalhar a coleta de alguns exames. 7) Não use cremes vaginais por dois ou três dias.

Em relação à data da menstruação: o ideal é colher o papanicolau não estando menstruada ou uma semana após o término dessa menstruação. O ideal também é que não se façam duchas vaginais antes do exame.

Se preferir, pode depilar-se, mas sem exageros para evitar irritações. A recomendação é depilar três dedos acima do clitóris e deixar dois dedos nas laterais, principalmente para quem quer sentir-se confortável com o biquíni ou com a calcinha sem sentir que a região está exposta.