Como o gato sabe quem é seu dono?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Embora os gatos vejam, sintam o cheiro e o toque dos humanos, os felinos podem reconhecer o tutor apenas pela voz! Apesar de o olfato também ser um sensor que identifica o tutor de longe, nesse caso, a audição é o mais importante, pois o olfato dos felinos não é tão potente quanto o dos cachorros.

Quando um gato deixa o rabo na vertical, levemente curvado na ponta, ele está demonstrando carinho. Outro sinal disso é encostar a cauda no humano ou enrolá-la na perna do tutor.

Necessidades e conforto são os principais motivos. Como os felinos não veem o homem como um mestre e possuem um forte vínculo com ele, dá para entender por que o gato escolhe o dono. Os bichanos são sociáveis e buscam alguém para conviver. Como mostrou a pesquisa, eles costumam se sentir protegidos com humanos.

Podemos dizer que basicamente beijos não fazem parte das demonstrações afetivas dos gatos. Há gatos que ficam paradinhos aceitando nossas bajulações e outros que de repente se sentem enjaulados.

Os gatos são animais territorialistas, que marcam o território com cheiros que não sentimos, chamados feromônios. Muito provavelmente, a cama está cheia desse aroma. Por isso, o gato a considera como algo dele. Sendo assim, ele vai se deitar nela e permitir que você fique lá, o que é um excelente sinal de confiança.

Como os gatos se comunicam entre si? Os gatos utilizam diversos sons para se comunicar com outros de sua espécie, como ronronados e silvos, dependendo da relação entre eles. Demonstrações físicas de carinho também são frequentes entre gatos, como batidinhas de cabeça e entrelaçamento de rabos.

Ele deve olhar como se estivesse satisfeito em ver a vida passar. Se ele estiver deitado, pode estar esticado, enroscado em uma bola ou descansando com a cabeça erguida e as pernas bem dobradas sob o corpo. Seus olhos piscarão suavemente ou estarão meio fechados.

Deve segurar o gato com firmeza mas com suavidade, nunca deve magoar o seu pet, o que deve fazer é marcá-lo para ele saber que o que está fazendo não é bom. Repita esta ação cada vez que for necessário e tente usar o mesmo tom de voz forte e firme.

Para responder à pergunta: como saber se seu gato te ama, é importante ter em mente que os gatos demonstram amor de diferentes maneiras, então fique de olho nesses sinais que revelam todo esse carinho: piscadas longas, contato visual, batidinhas de cabeça, mordidinhas, lambidas e muitas outras ações.

Além de ser muito divertido para eles, quando um gatinho dá batidinhas com a cabeça na cabeça do seu dono é uma das formas mais comuns de saber como o gato tem sentimentos pelo dono. Essa é uma prova de que ele gosta e confia muito em você, além de ser um tipo de saudação do pet.

A maioria dos gatos aprecia carinhos suaves na cabeça, principalmente na região das orelhas e ao redor do rosto.

A partir do sétimo ano de vida, seu amiguinho de quatro patas já é considerado um idoso. Não é possível estabelecer por quanto tempo um gato lembra do dono. A única certeza é que os felinos amam os tutores e sentem a falta deles. A idade chega para os pets assim como para os humanos!

Dessa forma, eles conseguem ver, predominantemente, azul, verde e amarelo. “Enquanto isso, as outras cores vão parecer semelhantes a essas, mas em versões de tons de cinza. E por não possuírem cones capazes de detectar a cor vermelha, eles não distinguem cores próximas a este tom ou combinadas com ele.

Ao contrário dos machos, as fêmeas felinas apresentam um comportamento mais caseiro e tranquilo, raramente buscam sair ou arrumar qualquer tipo de confusão. Normalmente se caracterizam por possuírem tamanho menor em relação aos machos, e também por serem mais carinhosas.

Mas gatos abraçam sem usar as patas, virando de barriga para cima (com as garras guardadas, claro). Por ser uma posição extremamente vulnerável, trata-se de uma bela demonstração de confiança, o que não significa permissão para meter a mãozona lá.

Sim, o gato pode dormir no escuro.

Se alguém da família tem alergias ou outro problemas de saúde, dormir com gato faz mal. Caso contrário, de modo geral, não há problemas”, afirma o veterinário. Por isso, pode deixar seu peludo subir em sua cama sem medo. O especialista, entretanto, reforça que é necessário atenção para a segurança de ambos os lados.

Em busca de calor
Não é coincidência que nos dias frios os gatos prefiram aconchegar-se na sua cama. Durante o sono, os felinos domésticos precisam manter sua temperatura ideal que é por volta de 38 a 39,5 graus e nada melhor que as cobertas quentinhas de seus pais humanos para fazer isso.

Miado curto: uma pequena saudação, como um “oi” ou “olá”; Muitos miados curtos: sinal de alegria e felicidade; Miado longo e baixo: um pedido, geralmente comida ou água, Miado longo e alto: uma chamada de atenção, geralmente quando o bichano está irritado.