Como o gás natural e formado?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

O gás natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo. Assim como o petróleo, ele resulta da degradação da matéria orgânica, fósseis de animais e plantas pré-históricas, sendo retirado da terra através de perfurações.

O gás natural é um composto que pode ser obtido através de jazidas ou da queima de biomassa. O gás natural é composto por uma mistura de hidrocarbonetos leves (metano, etano, propano, butano e outros gases em menores proporções) que submetido à temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece no estado gasoso.

Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) são chamados assim porque são, de fato, derivados de plantas e vegetais mortos, soterrados com os sólidos que formam as rochas sedimentares. Eles são a principal fonte de energia utilizada no mundo hoje.

Henning Gloystein, diretor de Energia, Clima e Recursos do Eurasia Group, disse ao CNN Business que a Rússia provavelmente está queimando gás criado como subproduto durante a produção de petróleo. “Em tempos normais, muito desse gás teria sido usado para alimentar a rede de gasodutos e vendido para a Europa.

A infraestrutura de gás natural no Brasil é modesta, com apenas 9.409 km de gasodutos de transporte (extensão que se mantém praticamente constante desde 2010) atendendo a uma área de 8,5 milhões km2 e uma população de mais de 210 milhões de habitantes.

Há alguma discordância sobre qual país possui as maiores reservas comprovadas de gás natural. Fontes que consideram que a Rússia tem de longe as maiores reservas comprovadas incluem a CIA dos EUA (47.600 quilômetros cúbicos), a Administração de Informação de Energia dos EUA (49.000 km³), e a OPEP (48.810 km³).

FALTAM GASODUTOS
“O motivo principal [para a alta reinjeção no país] é realmente o gargalo de infraestrutura, a falta de rotas de escoamento, de unidades de processamento de gás natural, além dos gasodutos de transporte.

No ranking global de maiores produtores de gás natural, os Estados Unidos se mantiveram em primeiro lugar, com 914,6 bilhões de m³ (23,7% do total mundial), após queda de 1,7% ante 2019. Em seguida veio a Rússia, com 638,5 bilhões de m³ (16,6% do total mundial), após queda de 6%.

A principal fonte de obtenção do gás natural é através de jazidas, sendo um combustível fóssil, pois ele é o resultado da degradação ao longo de milhares de anos de matéria orgânica, como restos de animais, flores, plantas e outros. Portanto, é muitas vezes encontrado em reservas associado com o petróleo.

Água Mineral com Gás: Água originária da fonte natural com dióxido de carbono, ou seja, naturalmente gaseificada, tendo seu sabor mais suave do que a água gaseificada.

Primeiramente, ocorre a queima do combustível misturado com o ar no combustor da turbina. Com a queima, a mistura é transformada em gás, cuja força é responsável por movimentar as pás de uma turbina que, por sua vez, irá movimentar um gerador.

Caso novas reservas não sejam descobertas e o ritmo de consumo permaneça acelerado, o gás natural poderá se esgotar nos próximos 40 ou 50 anos.

O gás natural é originado pela degradação da matéria orgânica (restos de vegetais, algas e animais) por bactérias anaeróbias em camadas muito profundas da crosta terrestre ou abaixo dela. Foi sendo formando com o passar de milhões de anos, junto com o processo natural de formação do planeta.

Há cerca de 200 anos, Alessandro Volta descobriu o potencial energético do gás natural quando verificou que as bolhas emergentes da água, no lago Maggiore, ardiam com chama azulada.

Se a Rússia interromper o fornecimento de gás à Europa para retaliar as sanções punitivas por sua invasão da Ucrânia, a região ainda poderá sobreviver no próximo inverno. Mas não será fácil ou barato. Essa é a conclusão de um relatório publicado na segunda-feira pela Bruegel.

Ao todo, nove países são responsáveis por exportar o produto para o Brasil e entre eles, o principal é a Bolívia, a qual no ano de 2019 apresentou uma diminuição na importação, pois o Brasil vem comprando cada vez menos gás da Bolívia.