Como o garçom deve atender o cliente?

Perguntado por: etrindade . Última atualização: 26 de abril de 2023
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A simpatia e a cordialidade devem estar presentes durante todo o tempo que o consumidor passar em seu restaurante. O garçom deve se colocar à disposição da clientela, sugerir os pratos do dia e fornecer quaisquer outras informações que sejam solicitadas.

Por isso, estar atento é uma das maiores qualidades de um garçom. Porém, tome cuidado: estar sempre atento não significa que você deva ser intrusivo e dar opinião onde não foi chamado. Mostre que está disponível, mas também dê espaço ao seu cliente para decidir sem interferências, se assim for da sua vontade.

Responsabilidades de Garçom ou Garçonete incluem:
Oferecer excelente serviço de atendimento para garantir satisfação. Anotar os pedidos do cliente e servir pratos e bebidas. Fazer recomendações no cardápio, responder às perguntas e compartilhar informações adicionais com os donos do restaurante.

HABILITAÇÃO PROFISSIONAL. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Servir alimentos e bebidas em restaurantes e outros estabelecimentos, anotando pedidos. Apresentar o cardápio ao comensal, consultando-o sobre as preferências e fazendo-lhe sugestões, para auxiliá-lo na escolha dos pratos.

4- Ser mal-educado

  • Sorrir sempre;
  • Não tocar nos clientes;
  • Nunca interromper o cliente ou se intrometer na conversa;
  • Jamais fazer o cliente se sentir pressionado a desocupar a mesa;
  • Não fazer brincadeiras ou desrespeitar o cliente;
  • Sob nenhuma circunstância discutir com o cliente!

Aproximar-se da mesa com frequência.
Também é muito valorizado e remunerado que a equipa mostre interesse pelo bem-estar dos clientes. Assim sendo, os empregados que se aproximam com frequência às mesas para saber se está tudo bem, terão uma maior possibilidade de receber gorjetas.

Na regra formal, segundo o livro The Art of The Table, da autora Suzanne Von Drachenfels, o indicado é que os pratos sejam servidos e retirados pela esquerda, enquanto as bebidas, pela direita. Lembramos, que as regras de etiqueta servem, na maioria das vezes, para facilitar a vida e a comodidade de todos.

Seja específico – simplesmente dizer que não gostou de um prato não é motivo para devolvê-lo à cozinha. É preciso explicar o motivo e se o garçom foi alertado antes sobre a sua preferência. Seja educado – este quesito é apontado como um dos determinantes na hora de resolver uma reclamação.

Salários do cargo de Garçom – Brasil
A remuneração variável de Garçom em Brasil é de R$ 7.450, variando entre R$ 2.000 e R$ 18.000. As estimativas de salários têm como base 2262 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por pessoas com o cargo de Garçom nessa localidade (Brasil).

No cargo de Garçom se inicia ganhando R$ 1.035,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 1.720,00. A média salarial para Garçom no Brasil é de R$ 1.314,00. A formação mais comum é de Ensino Médio (2º Grau).

A parte mais difícil é ter disposição para ficar horas seguidas de pé. Entretanto o profissional deve estar sempre atento pois ele é o intermediário entre o cliente e o estabelecimento. Ele será o “rosto” do restaurante, então o requisito básico é gostar de pessoas e ser sociável.

Para trabalhar como cumim, é importante ter habilidades básicas na cozinha e no atendimento ao cliente, além de ser organizado, proativo e ter boa comunicação. O cumim pode trabalhar em diversos tipos de estabelecimentos, e suas funções podem variar de acordo com o local em que ele atua.

Garfos sempre à esquerda, facas sempre à direita
Os garfos ficarão sempre à esquerda do prato e as facas sempre à direita se você quiser organizar o serviço de uma refeição como manda o figurino. As colheres virão ainda mais à direita, depois das facas e talheres de sobremesa acima do prato, no topo, perto das taças.

Após a refeição, não cruze os talheres dentro do prato. Este é um erro comum segundo regras de etiqueta e deve ser evitado. O certo é colocá-los em posição perpendicular ao prato, sentido norte-sul, com garfo do lado esquerdo e faca do lado direito.

A disposição dos talheres à mesa deve ser sempre de fora para dentro, seguindo a ordem que será usada durante a refeição: nas duas extremidades, vão os talheres de entrada; depois, os talheres de peixe (se houver algum prato com peixe no menu); por último, a faca e o garfo usados no prato principal.

O ideal é começar se apresentando, além de apresentar a empresa, buscando até mesmo saber mais sobre o consumidor. Ao conhecer melhor o seu cliente, você vai conseguir oferecer um atendimento mais personalizado, compreendendo as dores, necessidades e aquilo que o seu consumidor está buscando.

2. 5 frases para recepcionar o cliente

  • Bem-vindo à [nome de sua empresa]. Como vai? Como posso ajudá-lo agora?
  • Bom dia/boa tarde/boa noite! Meu nome é xxxx. Represento a [nome da empresa]. ...
  • Olá! Meu nome é xxxx. ...
  • Bom dia/boa tarde/boa noite! Como o sr/sra está hoje? ...
  • Bem-vindo à [nome da empresa]. Tudo bem?

Obrigado por sua paciência enquanto dou uma olhada nisso.”
Isso não reduzirá repentinamente o tempo necessário para resolver um problema. Ainda assim, isso garantirá aos seus clientes que você aprecia a paciência deles e que está trabalhando para ajudá-los o mais rápido possível.

As senhoras são servidas primeiro. à Inglesa Indireto - para este serviço a arrumação da mesa pode se limitar aos talheres, copos, guardanapos e souplats. O prato principal fica na mesinha auxiliar ao lado da mesa do convidado onde é preparado o prato.