Como o fuso horário afeta a vida das pessoas?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

A diferença nas horas pode produzir mal-estar, ansiedade, dor de cabeça, fadiga, insônia, sonolência, irritabilidade e desordens estomacais. "Para algumas pessoas, a diferença de fuso horário de duas ou três horas é suficiente para sentir o cansaço da viagem, outras, precisam de uma mudança de mais de seis horas.

Resposta verificada por especialistas
A importância dos Fusos Horários se dá pelo fato de que eles normatizam os horários dos diversos países pelo mundo, o que é feito em relação à posição geográfica da região em relação ao amanhecer e ao anoitecer.

O país que possui o maior número de fusos horários do mundo é a Rússia.

"Não haveria confusões sobre o tempo porque todos estariam vendo o mesmo horário em seus relógios. Como resultado, existiria maior segurança e eficácia, porque não se perderiam voos nem reuniões de trabalho, e seria mais fácil organizar o tempo de cada um", diz Hanke.

Preservação do meio ambiente, evitando a poluição que seria produzida pela queima de combustível fóssil para geração de energia de origem térmica; Melhoria na qualidade de vida da população, pelo melhor aproveitamento da luz solar, com dias mais longos para o lazer e maior segurança ao entardecer.

Os fusos horários são um sistema de divisão de faixas longitudinais que foi instituído com o objetivo de dividir a hora oficial das diferentes localidades do globo terrestre. Os fusos horários são um sistema que possibilita a organização dos horários do globo.

Sir Sandford Fleming

Ela era definida pelo Observatório Real de Greenwich, que desde 1675 realizava pesquisas sobre astronomia. Pouco tempo depois, em 1878, o engenheiro e inventor escocês-canadense Sir Sandford Fleming propôs a criação de um sistema internacional de fusos horários.

Basta subtrair o fuso da cidade de destino pelo da cidade de origem. Caso eles se encontrem em hemisférios diferentes, terão sinais diferentes e, inevitavelmente, serão somados. Portanto, a diferença entre São Paulo e o Japão é de 12 fusos, ou seja, 12 horas.

O Brasil é um país com dimensões continentais, ou seja, sua área territorial é correspondente à área de um continente. Por essa razão, o país possui, ao todo, quatro fusos horários. Em outras palavras, podemos dizer que há quatro regiões no Brasil que possuem horários diferentes umas das outras.

Se o deslocamento for em direção a leste, somam-se os horários. Se o deslocamento for em direção a oeste, diminuem-se os horários. No caso desse exercício, o descolamento é para o leste, então os fusos se somam. 10h (hora inicial) + 7h = 17h.

País é o primeiro a entrar no novo ano.

A Linha Internacional da Data é uma linha imaginária localizada nos extremos leste e oeste do planeta a qual marca a mudança da data. Ela está localizada no chamado antimeridiano de Greenwich, ou seja, no ponto 180° de longitude terrestre.

O movimento de rotação que a Terra realiza ocorre no sentido Oeste-Leste. Diante desse fato, foi firmado, através de convenção internacional, que a partir do Meridiano de Greenwich, no sentido leste, seria adiantado uma hora a cada fuso, ou seja, 15°. E no sentido Oeste de Greenwich seria atrasado uma hora a cada fuso.

Por que não ocorre um único horário em todos os lugares do mundo? Porque, com o movimento de rotação, tem lugares com presença da radiação solar e outros não e na tentativa de organizar melhor esses horários, foram criados os fusos horários.

Isso porque, enquanto a Terra segue ocupada em sua órbita, ela fica um pouco “atrasada” em relação à nossa estrela, que se desloca em relação a nós. Então, para alcançar o Sol na mesma posição em que estava, nosso planeta “precisa girar mais um pouco”, e aí sim ficamos com 24 horas no nosso dia.

Para muitas pessoas, o dia passará a terminar mais cedo: com menos tempo de luz, não há tanto ânimo para fazer exercícios, compras ou mesmo esticar o horário de expediente. Já outra parte da população poderá deixar, enfim, de acordar ainda durante a noite para ir trabalhar.