Como o frio afeta nosso humor?

Perguntado por: agentil6 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Com a chegada do frio, muitas pessoas sentem uma mudança no humor. É comum, por exemplo, um desânimo maior para fazer as atividades corriqueiras, maior vontade de ficar na cama e de adiar o que for preciso. No calor, costumamos nos sentir mais ativos e dispostos.

Busque fazer algo que goste, uma atividade de lazer, exercício físico, ou encontro com amigos para um café, enfim, explore opções para dar novo significado a esse clima. Fazer atividades que só podem ser feitas no inverno é uma ótima forma de ''esperar'' por ele ao invés de “odiá-lo”.

O tempo mais frio nos ajuda a dormir melhor
Quando a temperatura do corpo abaixa, nosso cérebro se prepara para dormir. Inversamente, o clima mais quente e úmido pode dificultar o sono tranquilo. Tempestades fortes também podem prejudicar a qualidade do sono, devido ao barulho e às luzes.

Além das alterações nos hormônios, os dias de inverno são, em geral, mais escuros, e somos menos expostos à luz solar. Esse fato também aumenta a ansiedade e pode despertar sentimentos de tristeza.

Pode ocorrer diminuição do estado de ânimo, aumento do cansaço, dificuldade para dormir e baixa concentração. Os dias mais curtos e cinzentos atraem o humor melancólico. Algumas pessoas sentem uma vontade de hibernar até que o sol volte.

Foi descoberto que o avanço das mudanças climáticas pode resultar em danos sérios à saúde emocional, com sintomas que envolvem desde sofrimento emocional até ansiedade, depressão, luto e comportamento suicida.

6 problemas de saúde comuns no tempo frio e como evitá-los

  • Resfriado Comum. Os sintomas são: coriza, congestão, dor de garganta e espirros. ...
  • Gripe. A gripe apresenta febre, mal-estar e tosse seca. ...
  • Pneumonia. ...
  • Sinusite. ...
  • Rinite e asma brônquica. ...
  • Otite.

Em períodos mais frios, por exemplo, a produção dos hormônios da serotonina, dopamina e endorfina fica mais baixa - causando a falta de ânimo e sentimento de tristeza em regiões de temperaturas mais baixas, como o Sul do Brasil.

O que é a depressão sazonal? Trata-se de uma forma de depressão que está diretamente associada à mudança das estações do ano. Também é conhecida como depressão de inverno, pois é nos meses frios que são registados mais casos, mas a depressão sazonal pode ocorrer noutros momentos.

Os dias mais nublados e mais frios nos deixam mais desanimados e pode levar a um quadro depressivo. Isso ocorre porque a luz influencia o relógio biológico.

Gerencie seu sono: sentir-se sonolento durante o dia ou dormir mais horas que o normal é um dos efeitos da “depressão de inverno”. Por isso, não se deixe levar pelo seu corpo. Mantenha uma rotina de sono centrada em oito horas, no máximo, e durante o período mais confortável, para que não afete seu dia a dia.

O metabolismo humano normal, com seu subproduto de calor, acontece de forma ideal com temperaturas externas relativamente abaixo de 37ºC. Estudos demonstraram que, em descanso, humanos se sentem mais confortáveis e realizam tarefas mentais melhor em ambientes de 20ºC.

Os cientistas afirmam que as mudanças climáticas interagem com tendências globais, como o uso não sustentável de recursos naturais, a crescente urbanização, as desigualdades sociais, perdas e danos dos eventos extremos e da pandemia, colocando em risco o desenvolvimento futuro.

A mudança do clima causada por ações humanasafeta a vida de bilhões de pessoas. O aumento de ondas de calor, secas e inundações vem excedendo os limites de tolerância de plantas e animais, o que causa a mortalidade de diferentes espécies.

É uma reação de proteção do organismo, que tende a buscar equilíbrio com o clima externo. Então, de acordo com a ciência, podemos afirmar que não, o frio não é psicológico (SOUZA, 2013).

O que causa a tristeza? A causa pode estar ligada, por exemplo, à perda de alguém querido, término de um relacionamento, frustração no trabalho ou com a carreira, problemas de performance, infelicidade com as conquistas pessoais, traumas e conflitos internos mal resolvidos.

A American Psychology Association (APA) descreve a eco-ansiedade como “o medo crônico de sofrer um cataclismo ambiental que ocorre ao observar o impacto, aparentemente irrevogável, das mudanças climáticas gerando uma preocupação associada ao futuro de si mesmo e das gerações futuras”.

Apatia é um termo psicológico utilizado para designar casos em que a pessoa perde o interesse de forma generalizada, ficando indiferente a qualquer tipo de acontecimento em sua vida, seja ele bom ou ruim. A apatia também pode ser definida como a ausência de sentimentos, emoção e entusiasmo.

Os resultados indicaram que 59% dos entrevistados se mostraram muito ou extremamente preocupados com as mudanças climáticas, e mais da metade relatou sentir tristeza, ansiedade, raiva, impotência e culpa sobre essas questões.

Segundo o médico, o principal motivo para o estigma é a falta de conhecimento. Não saber traz esse estranhamento e as pessoas tendem a evitar o que não conhecem. O principal antídoto para o combate da psicofobia é popularizar informações sobre transtornos mentais. Por vezes, o estigma vem de dentro de casa.

1. Resfriados. Os resfriados são causados por vírus como o rinovírus ou adenovírus e podem ser bastante incômodos, provocando dores de cabeça e na garganta, espirros e coriza, que duram em média 5 dias.