Como o estudo da radioatividade contribuiu para a construção?

Perguntado por: rcruz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

A descoberta da radioatividade foi muito importante para o construção do modelo atômico de Rutherford. Rutherford, estudou o fenômeno da radioatividade e descobriu as três radiações que são a partícula alfa, a partícula beta e a onda gama. Outra observação foi em relação a trajetória das partículas.

Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.

A radiação é uma ferramenta comum e valiosa na Medicina, pesquisa e indústria. Está presente em sistemas de saúde para realização de diagnósticos e, em altas doses, para tratar doenças como o câncer. Além disso, é usada para matar bactérias nocivas em alimentos e prolongar a vida útil de produtos frescos.

Nós todos sabemos como a física nuclear acabou alterando o nosso mundo para sempre. O grama dado a Curie de presente a ajudou com pesquisas posteriores sobre o átomo que, no final, levaram ao desenvolvimento de armamentos nucleares.

Medicina: A irradiação possui várias aplicações na medicina. Uma delas é a radioterapia, empregada no tratamento de tumores. Também existem os radiofármacos, usados em avaliações neurológicas e cardiológicas, e os radioisótopos, cujo elemento mais comum é o iodo 131, que auxilia no diagnóstico de doenças da tireoide.

Ele mostrou que o impacto produzido pelos raios catódicos sobre o anticátodo eram capazes de produzir raios-X, tornando fluorescentes ou fosforescentes certas substâncias. Em 1896, o químico francês Antoine Henri Becquerel decidiu investigar se a fosforescência natural poderia estar ligada aos raios-X.

A ciência e a medicina usam a seu favor a radiação na saúde: devido ao seu potencial de mutações e alterações celulares, é uma arma eficaz para eliminar células cancerígenas.

Por um lado: traz inegáveis benefícios médicos, pois possibilita identificar problemas de saúde. Inclusive pode ser utilizada para tratar o câncer. No entanto, a radiação tem uma desvantagem: sua capacidade de corromper o DNA. Ou seja, mais tarde, pode causar um câncer.

A radioatividade pode ser aplicada em indústrias, centros de pesquisas, medicina nuclear, reatores nucleares, usinas de beneficiamento de minério de urânio e tório, e ainda unidades de ciclo do combustível nuclear. Na medicina a radioatividade é muito útil em raios X e tomografias.

A radioatividade está em toda parte, sem nenhuma intervenção humana. Existe radioatividade na terra, na água e no ar, causada pelos elementos radioativos naturais, que estão associados ao urânio ou ao tório presentes nestes locais. Existe radioatividade devida ao sol chamada de radiação cósmica.

O uso da radiação é um método eficiente usado por Indústrias alimentícias, onde os alimentos são submetidos a uma quantidade controlada de radiação ionizante, por um período predeterminado. As radiações ionizantes usadas em alimentos são os raios X, raios gama ou feixe de elétrons.

A radiação e suas aplicações na saúde apresentam benefícios para os pacientes ao reduzir o número de mortes associadas a procedimentos invasivos e também elevar a qualidade diagnóstica.

Ele apresenta sete tipos de radiação que interagem de formas diferentes com a matéria e estão presentes em nosso cotidiano, em aplicações tecnológicas, são elas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células. O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol.

A partir do filme podemos inferir que a radioatividade éum fenômeno no qual substâncias químicas, como por exemplo o rádio, passam a emitir radiações devido a instabilidade do átomo.

Marie Curie

As contribuições de Marie Curie para a Química e Física ficaram famosas e por isso ela é chamada de “mãe da radiação”.