Como o Espiritismo vê o batismo?

Perguntado por: obernardes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Os espíritas sinceros, na sagrada missão de paternidade, devem compreender que o batismo, aludido no Evangelho, é o da invocação das bênçãos divinas para quantos a eles se reúnem no instituto santificado da família.

Quando nascemos de novo e somos inseridos na família cristã, recebemos o selo, a marca da Trindade. Esta marca é o batismo com o Espírito Santo. Somos regenerados com o Espírito Santo e separados por Cristo.

Sem uma autoridade religiosa ou sacerdotal, diferente de outras correntes religiosas, não comporta em suas práticas nenhum cerimonial, rito, ou aspecto ligado ao casamento, com efeito civil. Ou seja, não existe cerimônia de casamento religiosa espírita.

O Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos, diz, em Marcos 16:16, que quem crer e for batizado será salvo, sugerindo duas etapas para a salvação: a fé e a ação. Contudo, trata-se de um assunto polêmico, pois no verso seguinte é dito que quem não crer será condenado, sem citar o batismo.

Quando você é batizado, recebe a remissão de seus pecados (ver Atos 2:38). Você faz um convênio, ou promessa, com Deus: promete aceitar Jesus Cristo como seu Salvador, segui-Lo e guardar Seus mandamentos. Se você fizer sua parte, o Pai Celestial promete perdoar seus pecados.

O verdadeiro espírito natalino é limpar o coração e amar o próximo — perdoar quem te fez mal, ajudar quem você detesta, evitar falar mal dos outros, não invejar a vida alheia, curar as mágoas, ultrapassar os ressentimentos, encontrar paz e amor dentro de você, ser tolerante.

"Do ponto de vista bíblico o nascimento de Jesus significa a entrada de Deus na essência humana. A expressão clássica é 'o verbo se fez carne'. Então, significa a manifestação de Deus em carne humana, para que os homens pudessem compreendê-lo melhor. A Bíblia não diz que 'o Natal é isso', apenas que Jesus nasceu.

O que pode caracterizar o “espírito de Natal”, esse comportamento adotado pelas pessoas ao fim do ano? Esta época de final de ano é recheada de significados como solidariedade, paz, confraternização, mas esses sentimentos só farão sentido se investirmos no real valor que eles têm.

Alguns dos sinais do batismo no Espírito Santo são: certeza (convicção), paz interior, alegria, caráter, etc. Cuidado!

Quem crer e for batizado será salvo e quem não crer será condenado, diz Jesus neste Evangelho. Crer, portanto, é a primeira condição para que possamos aderir ao projeto de salvação de Deus. Por isso, o Evangelho de hoje nos propõe assumir a vida nova que Jesus Cristo veio nos trazer pela fé e conversão.

E nesta atitude está o amor que o Espírito Santo produz em quem foi batizado por Ele. Por isso, um dos maiores sinais de quem recebeu o Espírito Santo é o amor pelas almas — o mesmo amor que moveu o próprio Deus a dar o Seu único Filho por nós que estávamos perdidos (João 3:16).

A prece pode ser feita por qualquer pessoa, não necessariamente precisa ser um médium, diretor ou orador espírita. A forma como a união será celebrada dependerá da vontade dos noivos, a doutrina espírita não impõe ou proíbe nada. Na sua essência, o espiritismo deixa o casal livre para escolher.

Outras religiões como Evangélicas, Espíritas, etc, permitem que ocCelebrante religioso realize o casamento em qualquer local escolhido pelos noivos. Juiz de Paz é o magistrado nomeado pelo Secretária da justiça que tem como única função realizar as cerimonias do casamento civil.

O Casamento Foi Ordenado por Deus
O Senhor disse: “Aquele que proíbe o casamento não é aprovado por Deus, porque o casamento foi instituído por Deus para o homem” (D&C 49:15). Desde o princípio, o casamento tem sido uma lei do evangelho e deveria durar para sempre, não apenas durante esta vida mortal.

O que se orienta neste caso é: como não se pode batizar duas vezes e eleger novos padrinhos, torna-se ainda mais importante a presença dos pais. Não existe uma obrigatoriedade de ter a presença dos padrinhos para essa celebração (de entrega do Creio).

Atos 8:36-38
O que me impede de ser batizado?”. Filipe disse: “Nada o impede, se você crê de todo o coração”.

Só é salvo que tem fé em Jesus
A fé em Jesus é a primeira base para a certeza da salvação. Aliás, todas as demais provas são evidências consequentes dessa fé. Para uma pessoa ser salva, de acordo com a Bíblia, ela tem que crer em Cristo. Sem a fé em Jesus, uma pessoa nunca estará salva.

O batismo por imersão simboliza o sepultamento do pecador e o renascimento espiritual da pessoa para uma “novidade de vida” (Romanos 6:4). Pelo batismo, deixamos para trás nossa antiga vida e começamos uma nova vida como discípulos de Jesus Cristo.

Uma vez que o batismo nas águas aconteceu, com aquela pessoa verdadeiramente se entregando ao Senhor Jesus, Ele também Se entrega ao batizado. “O batismo no Espírito Santo significa confirmação de Deus”, relata o bispo.

Não, a Bíblia não menciona nada a respeito da data em que Cristo nasceu e nem sugere pistas de quando isso pode ter acontecido. Toda a polêmica sobre essa data existe exatamente pelo fato da Bíblia não mencionar nada dela.