Como o Espiritismo explica uma mãe narcisista?

Perguntado por: hgomes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

Do ponto de vista espiritual, quem nasce com uma mãe narcisista em seu caminho pode ter um planejamento encarnatório que priorize a autoestima. Nada melhor para fortalecer a autoestima do que sofrer humilhações.

O narcisismo é um transtorno de personalidade que afeta demais as relações de uma pessoa. Por isso, uma mãe narcisista prejudica seus filhos por conta de seus comportamentos que podem ser abusivos e, por vezes, humilhantes.

Os indivíduos com um perfil narcisista tendem a ter uma autoestima inflada e uma visão excessivamente positiva de si mesmos. Eles se veem como superiores aos outros e acreditam que merecem tratamento especial e atenção constante.

Desarmar um narcisista requer paciência e coragem. O primeiro passo é mostrar que você não tem medo dele, nem faz parte dos indivíduos que ele pode manipular. O melhor é não se deixar levar por provocações e prevenir confrontos diretos, mas, se eles se iniciarem, procure responder de forma branda e firme.

As filhas que tentam agradar essas mães, por viverem em vulnerabilidade, costumam apresentar dificuldade para reconhecer seus próprios méritos e competências, sentem-se mais ansiosas que o comum e tendem a se defender o tempo inteiro.

Autoconhecimento: é uma dica muito valiosa para quem deseja superar mães narcisistas, isso porque o autoconhecimento pode levar ao entendimento total sobre suas emoções e como elas impactam no dia a dia, principalmente no relacionamento com os pais.

Muitas delas nasceram e cresceram em lares abusivos, portanto, acreditam que vários dos comportamentos negativos são normais ou aceitáveis. Quando formam suas próprias famílias, as mulheres narcisistas continuam reproduzindo as práticas experimentadas na infância ou adolescência.

O narcisismo materno é caracterizado por um relacionamento abusivo que, geralmente, envolve a destruição da autoestima, confiança e autonomia dos filhos. Valéria explica que o transtorno ocorre, na maior parte dos casos, pela falta de um ambiente favorável para o desenvolvimento da criança.

O fato é que sim, o narcisista sente saudade depois que você vai embora, só que ele não sente a sua falta como pessoa. A razão pela qual o narcisista sente saudade é porque você efetivamente não é mais fonte de suprimento para ele. Além disso, o narcisista não tem controle sobre o término, mas você tem.

Um narcisista está ligado ao sentimento de orgulho e muitas vezes pode reagir mal diante do choro. Sendo assim, o choro muitas vezes pode ser visto como sinal de fraqueza, fazendo o sujeito com TPN menosprezar aquela expressão e colocar como ele se sente diante da situação, escanteando o ...

Indivíduos narcisistas apresentam hipersensibilidade a crítica e insultos (reais ou imaginados) e não conseguem lidar bem com derrotas, frustrações e rejeições — logo não têm maturidade emocional. Dessa forma, quando contrariados, podem reagir com raiva, irritação e nervosismo.

O maior prazer de um narcisista é ver a dor do outro.

Os sintomas de transtornos de personalidade narcisista apresentam um padrão de comportamento inflexível e concentrado em seu ego. Pacientes com esse diagnóstico exibem grande confiança e querem ser adorados. Mas, no fundo, escondem crenças de inferioridade, imperfeição e o temor de não serem amados.

Como identificar um narcisista: sintomas do transtorno de personalidade narcisista

  1. Sensação de grandiosidade. ...
  2. Necessidade excessiva de atenção. ...
  3. Mentiras. ...
  4. Comportamento de vítima. ...
  5. Preocupações com coisas pequenas. ...
  6. Inveja. ...
  7. Falta de empatia ou empatia reduzida. ...
  8. Dificuldade de aceitar críticas.

Está tudo bem você procurar a autopreservação e se afastar de pais que geram culpa, baixa autoestima, insegurança, frustração e outros sentimentos negativos.

  1. Aceite e siga em frente. Conversar com uma pessoa narcisista é muito difícil. ...
  2. Resista as tentativas de manipulação. ...
  3. Encontre outras fontes de apoio.

Como lidar com a mãe tóxica? 4 orientações.

  1. Procure apoio emocional com pessoas próximas. ...
  2. Estabeleça alguns limites. ...
  3. Considere fazer psicoterapia. ...
  4. Se nada adiantar, considere o afastamento.

Caso esteja se questionando se “deve” perdoar a mãe narcisista, verifique com o seu corpo, e não somente com o seu intelecto, se verdadeiramente deseja isso. Acima de tudo, respeite o seu ritmo e honre as emoções ou quem neste momento você é.

É importante não demonstrar emoções, mas dizer coisas gerais e factuais. Quando você estiver confrontando o narcisista sobre o comportamento dele, evite falar de sentimentos ou experiências pessoais do passado.