Como o Espiritismo explica o narcisista?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

o narcisismo ele é um dos transtornos mais sérios segundo os espíritos pois o doente o cortador ele não consegue ver isso ele não consegue se Enxergar como uma pessoa que está com problemas como uma pessoa.

Causas do transtorno de personalidade narcisista
Fatores genéticos e ambientais podem contribuir para o desenvolvimento do transtorno de personalidade narcisista. Uma teoria sugere que os cuidadores podem ter agido com a criança de maneira que não a ajudou a desenvolver um senso do eu estável.

Para o narcisista, o mundo existe para girar em volta dele. Tudo que acontece ou o afeta, ou só se dá por conta de uma ação dele. Ele tem dificuldade de reconhecer que outras vivências e existências são tão válidas e importantes quanto à dele.

Eles mentem para se capacitar e satisfazer suas necessidades. Eles não se importam com as emoções dos outros e carecem de empatia. Eles precisam se sentir superiores e puxar alguém para baixo não parece uma má ideia para eles. Você nunca pode fazer um narcisista dizer a verdade.

Irritação e nervosismo quando contrariados
Indivíduos narcisistas apresentam hipersensibilidade a crítica e insultos (reais ou imaginados) e não conseguem lidar bem com derrotas, frustrações e rejeições — logo não têm maturidade emocional.

As pessoas que sofrem de transtorno narcisista podem se apresentar em ambientes de trabalho muitas vezes ligadas a cargos superiores, pessoas com necessidade de admiração e atenção, além de superioridade e sempre querer ter privilégios.

O maior prazer de um narcisista é ver a dor do outro. Trai, mente e consegue com que não seja responsabilizado por isso, tecendo assim uma teia de abuso à vítima, fazendo com o jogo vire e a mesma se sinta culpada, pensando ser ela o problema das discussões e a causadora do fracasso da relação.

Uma fraqueza muito óbvia do narcisista é sua incapacidade de autorreflexão e autoanálise. Eles são incapazes de olhar para dentro para se compreender, para mergulhar em si mesmos. Eles geralmente estão cheios de mecanismos de defesa contra a aceitação de suas muitas inseguranças.

O filho narcisista costuma acreditar que é melhor em tudo e está sempre com a razão, não importa o que digam para ele. Essa conduta prejudica as conversas em família e até situações que deveriam ser vividas com tranquilidade, já que causa arrogância e episódios de desobediência.

Os narcisistas, geralmente, compensam a dor e a frustração desenvolvendo vícios e compulsões. Esse movimento ocorre porque querem que o sentimento de euforia aplaque o mal estar. O indivíduo narcisista tem postura ereta, constituição física de atleta e feições rígidas.

Não existe um tratamento farmacológico específico para o transtorno de personalidade narcisista, mas é possível que o psiquiatra prescreva medicamentos para lidar com possíveis comorbidades, como a depressão.

Os pais narcisistas tipicamente interpretam a independência e a individualidade dos filhos como uma ameaça. Dessa maneira, eles procuram boicotar a vida dos filhos para que eles vivam na sua sombra. Esse comportamento não costuma ser percebido com facilidade.

Uma equipe internacional de pesquisadores diz que os narcisistas tendem a se destacar em educação, trabalho e vida sentimental. Seu "elevado senso de autoestima", dizem, lhes garante uma grande autoconfiança.

No caso do narcisista seu destino é reproduzir seu ciclo de abuso e deixar um rastro de destruição nas vidas em que passar.

Pessoas altamente narcisistas odeiam ver os outros felizes. É porque eles mesmos são incapazes de sentir felicidade genuína. Eles usarão muitas ilusões e justificativas para explicar por que sua felicidade é, em muitas palavras, um ato de agressão contra eles.