Como o Erê aparece?
Aqui no Brasil o Erê (não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente, logo após a primeira incorporação do Orixá. O Erê é o intermediário entre o iniciado e o Orixá.
Onde Vivem os Erês?
Ibeji na nação Ketu, nas nações Angola e Congo. É o Orixá Erê, ou seja, o Orixá criança.
Como são os filhos de Erê?
Protótipo de seus filhos
Costumam ser brincalhonas, sorridentes, irrequietas - tudo, enfim, que se possa associar ao comportamento típico infantil. Muito dependentes nos relacionamentos amorosos e emocionais em geral, podem então se revelar teimosamente obstinadas e possessivas.
O que um Erê pode fazer?
A missão de cada Erê é a de intermediar o contato entre as pessoas e os Orixás (já que eles não falam), eles são o ponto exato entre a nossa consciência humana e o inconsciente do Orixá. No Candomblé, os Erês auxiliam os iniciados sendo os portadores das mensagens dos Orixás aos seus filhos.
O que fazem os Erês?
Os Erês têm a missão de servir como intermediários entre as pessoas e os orixás. Como os orixás não falam, fica a cargo dos Erês estabelecer essa conexão entre a consciência humana e o inconsciente dos orixás. Os Erês são um tipo de guia que faz a ponte entre as pessoas e os orixás.
Como a entidade escolhe o médium?
Médiuns todos são, embora alguns em grau mais suave. Mas ninguém pode se "candidatar" a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra.
O que os Erês trazem?
"Eles são portadores de renovação, transformação, esperança e amor puro. A sua importância tanto para a Umbanda, quanto para o Candomblé é inegável, por isso, a sua presença no terreiro é sempre celebrada com muita festa”.
O que o Erê gosta?
Festa de Erês, Ibeji, Cosme e Damião
A grande cerimônia acontece quando comidas como caruru, vatapá, bolinhos, doces, balas e doces são oferecidas, tanto aos oOrixás, como aos freqüentadores dos terreiros. Uma festa de Erê transmite uma energia única, um banho de renovação e ânimo.
Porque o Erê chora?
porque chute tem uma energia de. muita densidade não é uma energia Sutil é uma energia densa e eu preto não atrapalha e é por isso que são.
Quem foram os Erês em vida?
Tem gente que fala que os Erês são espíritos que morreram quando eram crianças. Pessoas que desencarnaram antes de atingir a idade adulta. Por isso eles se manifestariam com a roupagem fluídica que eles tiveram em sua última encarnação.
Quantos orixás uma pessoa pode ter?
Esse casal de divindades promove a proteção de seu seguidor e são reverenciados pelo pai de santo quando este toca a testa, para o orixá da frente, e a nuca para o orixá de trás. Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás.
Como incorporar Erê primeira vez?
A incorporação deve acontecer preferencialmente no Terreiro ou Ilê, local adequado para este processo, pois ali são depositadas ferramentas (assentamentos, congá, tronqueiras, firmezas de Orixás, etc), são cantados pontos (rezas) específicos para abertura/fechamento de Jurema, defumação, outros.
Quem é a Erê Mariazinha?
Mariazinha nasceu em uma cidadezinha do interior,seus pais não tinham muitas posses,ela era filha de lavrador. Mariazinha cresceu correndo pelo mato, brincando com borboletas, e gafanhoto,e também ocupava o seu tempo,fazendo colares de sementes.
Qual signo tem mais mediunidade?
Água (Câncer, Escorpião e Peixes)
As pessoas regidas pelo elemento Águasão as mais propensas à mediunidade. Isso porque são receptivas e possuem a sensibilidade à flor da pele.
Qual é o mês dos Erês?
No dia 27 de setembro se celebra em muitas partes do Brasil uma festa religiosa bastante popular, que se formou no entrecruzamento de diversas tradições religiosas.
Qual é o orixá que vai reinar em 2023?
Exú, Oxóssi e Oxum são os orixás regentes de 2023, segundo informações do presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA), Leonel Monteiro. "Esses orixás que estão reinando, de uma forma geral, o ano.
Qual a diferença entre Exu Mirim e Erês?
A única diferença seria que os Erês vibram numa energia extremamente sutil e positivada, enquanto que os Exús-Mirins vibrariam em uma energia densa e negativada.
Como é uma gira de Erê?
São a síntese da pureza. Geralmente são muito ligados à linha das almas ( Pretos e Pretas-velhas), sempre pedindo suas bênçãos e se referindo a eles como "Vô" e "Vó". São apegados aos seus apetrechos. Cada um deles tem uma mania: chupetas, bonecas, carrinhos, bonés, marias-chiquinhas, travesseiros, talco, etc.
Como fazer um pedido para os Erês?
Oração aos Erês/Crianças II
Salve os Erês Força pura, verdadeira, Que reluz no céu azul Traga ao nosso lar a paz E a esperança, Zele por todas as crianças. Doces crianças, oh Erês, representantes de Cosme e Damião, Que vossa santa proteção me sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.
Como saber se uma oferenda foi aceita?
Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.
Como se conectar com a sua entidade?
Abaixo, separamos cinco atitudes que podem lhe ajudar a cumprir essa missão.
- 1- Reconhecer seu papel no mundo. A reflexão da espiritualidade é o primeiro passo para encontrar seu próprio lugar no mundo. ...
- 2- Ser grato. ...
- 3- Praticar o perdão. ...
- 4- Oração. ...
- 5- Dialogar com Deus.