Como o diodo pode regular a tensão?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Para que o diodo Zener opere adequadamente como regulador de tensão é necessário introduzir um resistor que limite a corrente inversa através do diodo a um nível inferior ao valor máximo especificado pelo fabricante, conforme indicado na Fig.

Em resumo, um regulador de tensão é um tipo de dispositivo, comumente formado a partir de semicondutores, como, por exemplo, circuitos integrados reguladores de tensão e diodo zener, os quais têm a finalidade a manutenção da tensão de saída de um circuito elétrico.

Como funciona um diodo
No geral, podemos dizer que um diodo se comporta de duas maneiras: Como um curto-circuito, permitindo a passagem de electricidade (polarização direta). Como um circuito aberto, impedindo a passagem de corrente (polarização inversa).

Sua principal função é permitir ou bloquear o fluxo de corrente elétrica, dependendo da direção do campo elétrico aplicado. Isso significa que o diodo permite a passagem da corrente através dele quando está conectado na ordem certa, assim bloqueando a passagem da corrente inversa.

Dentre eles tem-se circuitos Reguladores de Tensão, Reguladores de Tensão Positiva e Negativa, Reguladores de Tensão Ajustáveis dentre vários outros.

Para garantir o máximo de desempenho, o regulador de tensão industrial é fabricado em dois tipos, o regulador de tensão industrial de circuito fechado e o Regulador de Tensão Industrial de circuito aberto.

A principal função dos transformadores é a de mudar o valor da tensão elétrica e da corrente elétrica, elevando-os ou diminuindo-os. Os transformadores são usados para elevar ou abaixar a tensão elétrica.

O diodo zener difere do diodo convencional pelo fato de receber uma dopagem (tipo N ou P) maior, o que provoca a aproximação da curva na região de avalanche ao eixo vertical. O mesmo pode funcionar polarizado diretamente ou inversamente.

O diodo retificador é um dispositivo com a função de transformar uma corrente alternada em uma corrente contínua pulsante. Nesse caso, o semicírculo negativo de uma corrente alternada utilizará o diodo retificador para uma função de chave aberta.

É denominado anodo (A) ou positivo. O diodo conduz sempre no sentido para o qual aponta o triângulo, ou seja, a corrente (If) entra pelo anodo(A) e sai pelo catodo (K).

O diodo é um dispositivo elétrico semicondutor que tem a característica de permitir a passagem de corrente apenas em um sentido. Esta característica o torna indispensável para uma série de aplicações, como circuitos retificadores por exemplo.

No modelo, o diodo se comporta como um curto-circuito quando atravessado por uma corrente que vai do anodo para o catodo, chamada de corrente direta, e como um circuito aberto quando há uma diferença de potencial negativa entre seus terminais.

Um dos parâmetros importantes para o diodo é a resistên- cia no ponto ou região de operação. Se considerarmos a região de condução definida pelo sentido de 1, e polaridade V, na Fig. Fig. 1.2 Estados de (a) condução e (b) não-condução do diodo ideal determinados pela polarização aplicada.

Se invertermos a polaridade do diodo trocando o anodo pelo catodo veremos que a forma de onda resultante no anodo será apenas o semiciclo negativo. Alteração da onda com uso de diodo retificador quando a corrente está invertida!

Diodo 50 amperes para usar numa fonte de 12v.

Os diodos de potência são dispositivos semicondutores capazes de conduzir corrente elétrica em apenas um sentido, sua característica funcional é simplesmente permitir a passagem de corrente elétrica ou não, podemos dizer que eles trabalham como uma chave aberta ou como uma chave fechada.

A função do diodo zener, nos circuitos, é de regular a tensão elétrica. emissor de luz, pode-se destacar: Baixo consumo de energia.

Os reguladores de tensão de derivação são compostos por um resistor em série com um diodo Zener polarizado inversamente, onde a tensão de saída é paralela aos terminais do diodo, como na imagem abaixo.

Normalmente, o regulador fica anexo ao alternador e ele é o responsável pelo ajuste da tensão da energia que sai do alternador e alimenta a bateria, dessa forma, carregando o dispositivo.

O TRIAC funciona como dois SCRs em anti-paralelo, de acordo com a Figura 7.2. A Figura 7.3 mostra a curva característica real de um TRIAC. O TRIAC entra em condução de modo análogo ao SCR, ou seja: t Disparo por gatilho, ou seja, quando for aplicada uma corrente de gatilho.