Como o Curupira assusta as pessoas?

Perguntado por: lmarinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Com assovios agudos, uivos de lobos e barulhos de galhos de árvores chacoalhando ou pedras sendo atiradas, o Curupira assusta e afugenta as pessoas. Por isso, muitos o chamam de demônio da floresta.

O curupira é o personagem de uma lenda do folclore brasileiro conhecido por ter pequena estatura e perseguir aqueles que entram na floresta para destruí-la.

A missão do Curupira é uma só: proteger os animais e a natureza de qualquer um que ameace o meio ambiente. Como caçadores, por exemplo! Para se livrar deles, o Curupira sempre tem uma tática infalível. Com seus pés virados, ele deixa pegadas por todos os lados!

Com a pretensão de atrair suas vítimas, o Curupira chamava os caçadores com gritos que imitam a voz humana, não contente, ele aproveitava de sua habilidade para assobiar e assim fazia sistematicamente. Através de sons e assovios agudos, ele era capaz de torturar aqueles que ousavam prejudicar a floresta.

Segundo a lenda, quando o Curupira percebe a presença de alguém que representa uma ameaça à natureza, ele recorre a diferentes travessuras para espantar os invasores. Com assovios agudos, uivos de lobos e barulhos de galhos de árvores chacoalhando ou pedras sendo atiradas, o Curupira assusta e afugenta as pessoas.

Para defender a natureza que o abriga, o Curupira ataca seus inimigos fazendo deles vítimas que castiga de várias maneiras. A mais comum é transformar-se em caça, atraindo então o caçador cada vez mais para o interior da floresta, impossibilitando-o de encontrar o caminho de volta.

Uma outra característica e, talvez o ponto fraco do Curupira, é a sua curiosidade. Assim, a lenda adverte que para escapar de suas armadilhas, a pessoa deve fazer um novelo com cipó e esconder bem a ponta. Muito curioso, ele fica entretido com o novelo e a pessoa consegue fugir.

Seus pés virados para trás também enganavam os caçadores, que encontravam suas pegadas e seguiam seus rastros, acabando perdidos na mata, muitas vezes para sempre.

Descobrimos que o grupo Amarelo e o Curupira têm a fruta como comida preferida.

Resposta verificada por especialistas
A fruta preferida do Curupira é a manga, assim como seu prato predileto é a salada de folha de manga. No folclore brasileiro, o Curupira é o guardião da natureza.

E para quem não conhece, a personagem é uma bruxa com unhas enormes e aparência de jacaré. Você sabe por que o Saci tem só uma perna? De acordo com a lenda contada pela Chiara Conte, o Saci foi escravizado e teve sua perna presa para não fugir. Ansiando por sua liberdade, ele corta a própria perna para conseguir fugir.

Como protetor da vida nas florestas, ele castiga os agressores da natureza, tendo especial aversão aos caçadores que matam pelo sádico prazer de dominar e destruir os mais fracos. Segundo uma carta de Padre Anchieta, de 1560, o Curupira açoitava e feria os índios, em plena floresta, quando eles atacavam seus animais.

O curupira é um habitante nato das florestas, então, para encontrá-lo, é necessário adentrar na mata densa. Sendo assim, esse ser evita estar nos locais com grande presença humana, somente indo atrás de humanos quando eles entram na floresta para caçar ou derrubar árvores.

Durante esse fenômeno, a lenda conta, é possível capturar o saci. Para isso, basta lançar um certo tipo de peneira no meio do redemoinho. Aquele que captura o saci deve retirar o gorro de sua cabeça para que ele perca seus poderes sobrenaturais. O último ato é aprisioná-lo em uma garrafa com uma cruz desenhada nela.

É um assobio longo e melancólico, descendo em tom, como faz o barulho de uma bomba caindo do céu antes de detonar, nos filmes de guerra: “fiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiuuuuuuu.”

O curupira também costumava ser a explicação de rumores misteriosos na floresta, desaparecimento de caçadores, perda de rumo ou esquecimento do caminho.

A partir dessa variação, o curupira ficou representado como um guardião da floresta, enquanto a caipora ficou representada como uma guardiã dos animais.

Cinco curiosidades sobre o Curupira

  • 1) Padre Anchieta já falava dele em 1560!
  • 2) Ele é capaz de ressuscitar animais.
  • 3) Curupira vive na parte mais densa da floresta.
  • 4) Ele confunde os invasores.
  • 5) Curupira é pop.