Como o crescimento populacional pode agravar os problemas ambientais?

Perguntado por: itrindade . Última atualização: 1 de março de 2023
4.1 / 5 17 votos

A população tem crescido assustadoramente, e, com isso, o consumismo tem aumentado. Com o crescimento desordenado das grandes cidades e as grandes devastações das áreas verdes, a extinção de plantas e animais silvestres está aumentando a cada dia.

Melhoria na qualidade de vida da população que consequentemente leva ao aumento da expectativa de vida; Avanços das áreas da medicina e da tecnologia; Aumento da taxa de natalidade (número de nascimentos) e do crescimento vegetativo (crescimento natural); Diminuição dos índices de mortalidade infantil.

O aumento da população e o alto consumo dos setores ricos “está agravando o estresse sobre o meio ambiente mundial, provocando o aumento do aquecimento global, o desmatamento, a crescente escassez de água e a diminuição das terras de cultivo”, destacou o documento.

As maiores causas de problemas ambientais são: crescimento populacional, uso insustentável e ineficiente de recursos, a pobreza e a não inclusão dos custos ambientais da utilização dos recursos nos preços de mercado de bens e serviços.

Esse crescimento desordenado trouxe uma série de problemas sociais e ambientais,entre eles a poluição sonora, do ar, visual, dos rios e mananciais, além de inundações, maior ocorrência de desabamentos e criminalidade.

No “mundo em desenvolvimento”, tanto quanto no “mundo desenvolvido”, vários fatores contribuem para o surgimento e agravamento dos problemas ambientais, tais como: o crescimento populacional, a industrialização, a urbanização acelerada, a poluição e o esgotamento dos recursos naturais; sendo que a forma como estes ...

Principais problemas ambientais urbanos

  1. Enchentes. As enchentes ocorrem principalmente por causa da impermeabilização do solo urbano, que é coberto na maior parte por asfalto e cimento. ...
  2. Lixos urbanos. ...
  3. Despejo de esgotos nos rios e canais. ...
  4. Poluição sonora. ...
  5. Emissão de gases.

Com o aumento da população e desenvolvimento dos países aumenta também a poluição produzida, e se já com a população atual os problemas ambientais relacionados com a poluição são bastantes, então deduz-se que serão muito piores com uma população ainda maior e a produzir cada vez mais desperdícios; este aumento da ...

O crescimento populacional pode ser um agravante para a equação população/meio ambiente/desenvolvimento, mas não o seu determinante. A qualidade de vida, as relações socioeconômicas e capitalistas, a desigualdade social e o acesso à terra são importantes para a análise da degradação ambiental.

Positivos : aumento da produção , avanços tecnológicos baseados no consumismo ,elevação da economia. Negativos: aumento das pessoas carentes ,com o crescimento de favelas.

O elevado número absoluto e relativo da população com mais de 60 anos gera uma pressão sobre os sistemas econômicos e previdenciários locais, evidenciando a necessidade de reformas e o incentivo ao aumento da natalidade.

Apesar de ter suas vantagens, o aumento da expectativa de vida também tem consequências devastadoras, entre elas está o crescente aumento do número de idosos e a incapacidade do governo em sustentar todos os aposentados, gerando a necessidade de um maior investimento na escolaridade, para que aumente a PEA (população ...

Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente.

Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.