Como o corpo expulsa o vírus da gripe?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 2 votos

Ao produzir muco, o corpo está novamente alterando as condições normais nos setores do sistema respiratório, para assim expulsar o vírus. Tosse, seca ou com catarro, e espirro podem ocorrer por conta da irritação nos tecidos inflamados.

Durante o período de incubação ou em casos de infecções assintomáticas, o paciente também pode transmitir a doença. O período de transmissão do vírus em crianças é de até 14 dias, enquanto que nos adultos é de até sete dias. A doença pode começar a ser transmitida até um dia antes do início do surgimento dos sintomas.

Beber bastante água, além de outros líquidos como chás e sucos, é muito importante para manter o cuidado com o organismo e melhorar da gripe rápido. Manter-se hidratado ajuda a preservar e aumentar a eficiência das funções biológicas, além de facilitar o transporte de nutrientes e células de defesa pelo corpo.

Quando a temperatura do corpo aumenta, microrganismos invasores, como vírus e bactérias, têm dificuldade para continuar se multiplicando e morrem. Depois de combater esses microrganismos, o corpo precisa voltar para sua temperatura normal e, para isso, o suor é a forma mais eficaz2.

Contaminação. Pensando em como funciona o vírus da gripe, é importante destacar que a contaminação ocorre nas mucosas da face, principalmente nas narinas. Através das proteínas do agente infeccioso, ele é capaz de se instalar nas células da faringe e faz com que elas trabalhem para multiplicar o próprio vírus.

A gripe não complicada costuma melhorar em até 5 dias contados a partir do início dos sintomas, mas, em alguns casos, o quadro pode estender-se por mais de uma semana. A recuperação é rápida. No entanto, algumas pessoas demoram semanas para se recuperar da “fraqueza” que sentem.

O resfriado dura em torno de uma semana
O período de incubação é curto: cerca de 2 dias para que a doença comece a se manifestar. O pico dos sintomas em média dura de 1 a 3 dias, mas a doença pode se manter no organismo de 7 a 10 dias em alguns casos comuns3.

Qualquer infecção respiratória pode gerar uma pneumonia
“Na verdade, toda infecção de vias áreas superiores (gripe ou resfriado) podem complicar com uma doença bacteriana de vias aéreas superiores (ex: sinusite, otite) ou de vias aéreas inferiores (ex: pneumonia).

Em média, a gripe dura cerca de uma semana. Casos mais graves podem durar mais tempo, geralmente de 7 a 10 dias. O período de incubação da gripe —ou seja, quanto tempo a pessoa leva para desenvolver sintomas após ter contato com o vírus — varia de um a quatro dias.

Em muitos casos, a coriza pode durar alguns dias a uma semana e geralmente melhora sem tratamento. No entanto, se a coriza persistir por mais de uma semana ou for acompanhada de outros sintomas preocupantes, é importante consultar um médico para obter um diagnóstico preciso e tratamento adequado.

De todo modo, o sintoma deve passar em pouco mais de uma semana, junto com o quadro da doença.

Gargarejo com água morna e sal
Um método simples para aliviar o desconforto e que ajuda a soltar o catarro da garganta é fazer gargarejos com água morna e sal. A recomendação mais comum é misturar uma colher de sopa de sal marinho em 100 ml de água morna, mexendo bem a solução preparada.

Algumas pessoas podem apresentar irritação na garganta ou no estômago ao consumir frutas cítricas, se esse é o seu caso, evite; Frutas como a banana e o mamão são ricas em fibras, um componente de difícil digestão. Por isso, tenha cuidado ao consumi-las quando estiver gripado.

O consumo de álcool: Beber muito álcool pode torná-lo desidratado e piorar os sintomas de gripe. Ele também pode suprimir o sistema imunológico. Mude esse hábito pelo consumo de água mineral ou suco para ajudá-lo a ganhar força para superar o vírus.

(A hidratação) traz equilíbrio à temperatura corporal, evitando alternância da febre”, explica. Em caso de cefaleia, a famosa dor de cabeça, a hidratação contribui para redução do edema cerebral, fazendo a dor diminuir. O ressecamento das mucosas do nariz e da boca também pode ser freado com hidratação.

Primeiramente, beber bastante água sempre ajuda, pois manter as vias aéreas mais hidratadas, prevenindo do ressecamento e irritação. Um chá quente também pode ser uma boa ideia, além de inalar o vapor, ingredientes como limão, mel e gengibre podem trazer um grande alívio.

Sim, isso mesmo… Porque os líquidos (em baixas temperaturas) funcionam como anti-inflamatórios. Então, nesse caso, está liberado tomar, por exemplo, uma água ou um suco natural gelado.

A gripe pode fazer você se sentir esgotado e cansado. Essa fadiga é causada pelo fato de que seu corpo está usando toda a sua energia para combater os vírus. Ainda por cima, você pode não estar se alimentando adequadamente e provendo o seu corpo com micronutrientes suficientes.

Os sintomas da gripe, da asma e de outras doenças respiratórias1 pioram à noite e no início da manhã. Isso acontece porque passamos um tempo deitados, o que prejudica a função ventilatória dos pulmões. Além disso, o corpo produz menos cortisol à noite, hormônio que regula nossa respiração.

Na verdade, estar infectado com uma das doenças, pode te tornar mais vulnerável a contrair a outra, diz a epidemiologista Seema Yasmin. “Uma vez infectado pela gripe ou outros vírus respiratórios, seu corpo fica mais fraco”, explica Yasmin, diretora da Iniciativa de Comunicação em Saúde da Universidade de Stanford.