Como o continente está regionalizado?

Perguntado por: epires . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Tendo como critério a posição física dos continentes no que se refere às suas respectivas latitudes e respeitando, ainda, as divisões político-nacionais, a América é dividida em América do Norte, Central e do Sul. A América do Norte é composta por Estados Unidos, Canadá e México.

A regionalização pode ser feita com base em critérios naturais (clima, hidriografia, vegetação); econômicos (produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia); políticos (regimes de governo); sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH); culturais (religiões, etnias), ...

A regionalização da Europa se intensificou após a Segunda Guerra Mundial. O continente europeu não possui características homogêneas, pois as disparidades se apresentam em diversos aspectos como paisagens naturais, clima, política e cultura.

Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes.

Os dois critérios mais comuns levam em conta a localização das terras do continente americano no mundo (critério geográfico) ou a colonização e o desenvolvimento econômico e social dos países (critérios históricos, culturais e socioeconômicos).

Primeiro mundo: países capitalistas desenvolvidos ou ricos. Segundo mundo: países socialistas. Terceiro mundo: países capitalistas subdesenvolvidos ou pobres.

A divisão sociocultural da América divide esse continente em América Anglo-Saxônica e América Latina. Na primeira região, encontram-se apenas Estados Unidos e Canadá; na outra, todos os demais países do continente americano.

Regionalização política
Bons exemplos disso são a polarização no período da Guerra Fria e a Teoria dos Mundos, que dividiu o planeta em primeiro mundo (capitalistas desenvolvidos), segundo mundo (socialistas) e terceiro mundo (capitalistas subdesenvolvidos).

A regionalização pode ser feita com base em critérios naturais (clima, hidrografia, vegetação); econômicos (produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia); políticos (regimes de governo); sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH); culturais (religiões, etnias); ...

A principal forma de regionalização do Brasil foi estabelecida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no século XX. O principal critério utilizado foram as semelhanças naturais das áreas, em termos de biomas, clima, relevo; além de similaridades entre aspectos humanos e culturais.

São elas:

  • Macrorregiões do IBGE.
  • Complexos regionais ou regiões geoeconômicas.
  • Os quatro Brasis ou regionalização de Milton Santos.

De acordo com características semelhantes entre os países, o continente é regionalizado em: Oriente Médio, Sul da Ásia, Sudeste da Ásia, Extremo Oriente e países da ex-União Soviética.

Podem ser naturais, históricos, culturais, políticos, sociais, econômicos ou, ainda, uma composição de vários desses aspectos. A regionalização é usada para descentralizar a administração e, assim, planejar melhor as ações governamentais, e ainda para coletar dados e realizar estudos sobre determinado território.

O globo terrestre possui seis continentes: África, América, Antártida, Ásia, Europa e Oceania. Os continentes são grandes extensões de terra emersas, limitadas pelas águas de mares e oceanos.

O Brasil está dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Os estudos da Divisão Regional do IBGE tiveram início em 1941, sob a coordenação do Prof. Fábio Macedo Soares Guimarães.

O Brasil é dividido em 5 Grandes Regiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

Não podemos concluir que a regionalização do mundo em continentes não pode ser considerada uma classificação que ter por base apenas os critérios naturais, uma vez que tal segmentação leva em consideração questão muitas outras questões, como as de caráter social, econômico, cultural, dentre várias outras.

Os continentes são grandes extensões de terra emersas, limitadas pelas águas de mares e oceanos. Somados os seis continentes (África, América, Antártida, Ásia, Europa e Oceania) possuem extensão territorial de 149.440.850 quilômetros quadrados, dimensão que representa 29,1% da superfície do planeta.

Resposta: Os continentes foram diferenciados no planisfério principalmente por meio de suas formas e posições geográficas relativas. Cada continente possui uma forma e extensão diferentes, além de estar situado em uma determinada região do planeta.