Como o consumismo transforma a sociedade?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 19 de maio de 2023
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RESUMO: O capitalismo depende do consumo, e a sociedade capitalista é refém do consumismo. O consumo exagerado se transforma em consumismo, ou seja, as pessoas passam a adquirir produtos e serviços muito além daquilo que seria considerado essencial para a sua sobrevivência.

Um dos aspectos mais criticados no que se refere à sociedade de consumo é a obsolescência programada – ou obsolescência planejada –, que consiste na produção de mercadorias previamente elaboradas para serem rapidamente descartadas, fazendo com que o consumidor compre um novo produto em breve.

O consumismo exagerado leva a outro grande problema praticamente universal: a destinação dos resíduos sólidos. Não apenas o Brasil sofre com a destinação dos resíduos, outros países subdesenvolvidos, e até mesmo desenvolvidos, também se deparam a situação.

A necessidade de atos de consumo está cada vez mais presente e em grande quantidade. Hoje, o consumismo está presente em razão, dentre outros, da necessidade de participação de um grupo, de aceitação. A compra de bens supérfluos está ligada também, por exemplo, a aspectos de ansiedade.

A pesquisa identificou que pessoas pobres tem aspectos de consumo e privações que moldam seu comportamento e sua vida em sociedade. As privações vivenciadas estão relacionadas a saúde, educação, habitação e alimentação. Em decorrência das privações de consumo, essas pessoas sofrem implicações emocionais e sociais.

O consumismo é um comportamento em que o indivíduo tem desejo e impulso por realizar compras que, por muitas vezes, são supérfluas ou desnecessárias. Essa questão acaba por impactar toda a sociedade, já que tal prática é estimulada por propagandas e variados métodos de venda de um produto.

O Consumismo é o ato que está relacionado ao consumo excessivo, ou seja, à compra de produtos ou serviços de modo exagerado. O consumismo é característico das sociedades modernas capitalistas e da expansão da globalização.

O consumo é parte fundamental das relações sociais, pois gera riqueza, é bom e saudável para a sociedade. Pesquisadores relatam que a experiência de compra ativa os centros de prazer no cérebro, liberando um neurotransmissor chamado dopamina, responsável pela sensação de prazer.

O consumo aquece a economia que gera crescimento e desenvolvimento de um país. O limite, todavia, é dado pela finitude dos recursos naturais e por todas as transformações geradas por esse modelo produtivo (crescimento dos resíduos sólidos, mudanças climáticas etc.).

Entende-se por sociedade de consumo a era contemporânea do capitalismo em que o crescimento econômico e a geração de lucro e riqueza encontram-se predominantemente pautados no crescimento da atividade comercial e, consequentemente, do consumo.

As principais características da sociedade de consumo são: Em relação aos bens materiais, a oferta excede a procura, levando empresas a recorrerem a estratégias de marketing agressivas e sedutoras que induzem o consumidor a consumir, permitindo-lhes escoar a produção.

O consumo também tem consequências sociais. Enquanto nações são bem avaliadas pela capacidade de compra individual, devido ao crescimento da economia gerado pelo consumo, muitas pessoas entram em quadros de depressão e de ansiedade devido a esses fatores.

“O nosso consumo é baseado em recursos que são finitos, se compramos incessantemente sem a consciência disso, vemos resultados que estão surgindo hoje em dia, a falta de água e a poluição em massa do nosso ambiente, prejudicando a vida de todos que habitam este planeta”, explica Vitória Furlan.

Com nome esquisito, a oneomania – mais conhecida como consumo compulsivo – atinge entre 2% e 8% das pessoas no mundo, com muito ou pouco dinheiro, que escondem as sacolas e sofrem com as compras. A doença atinge principalmente as mulheres: a proporção é de quatro mulheres para cada homem.

O QUE CAUSA O CONSUMISMO? O consumismo não tem uma causa específica. Esse comportamento é motivado por uma série de fatores que envolvem desde a mídia até as táticas de propaganda utilizadas por organizações empresariais.

O consumismo vem crescendo diariamente na nossa sociedade, crescimento este, influenciado pela mídia que a cada dia lança novos produtos, fazendo com que as pessoas pensem que comprando-os sentirão mais felizes e completas. Percebe-se comerciais bem elaborados, com alto grau de criatividade.

7 dicas para evitar o consumismo e as compras por ansiedade

  1. Entenda o motivo por trás de cada compra. ...
  2. Controle seu orçamento. ...
  3. Foque nas suas metas financeiras. ...
  4. Adie as compras. ...
  5. Aposte no consumo colaborativo. ...
  6. Planeje suas compras. ...
  7. Separe o “ser” do “ter”

O consumismo desencadeia fortes problemas ambientais, como lixo, desmatamento e a poluição, assim como vem sendo o responsável por distúrbios na sociedade como modismo, endividamento, má qualidade de vida, roubos, bulliyng entre outros.