Como o construtivismo influência na prática pedagógica?
No marco da educação escolar, o construtivismo concebe a aprendizagem como um processo de construção dos conhecimentos, de sua elaboração pela criança conjuntamente com o adulto (neste caso, com o professor), de diálogo com o outro, mas o epicentro desse processo é a própria criança.
Qual a importância do construtivismo na educação?
Na abordagem construtivista, o professor também é responsável por incentivar os alunos a buscarem novos conceitos, novas maneiras de conhecer e de compreender o mundo ao seu redor e o que é apresentado em sala de aula.
Qual o papel do professor dentro da concepção de aprendizagem do construtivismo?
Neste trabalho, identificamos que, no Construtivismo pedagógico, o papel do professor é secundário, é o de ser um "facilitador da aprendizagem", e que o conteúdo pode ser desvalorizado em prol da "construção de conhecimentos".
Como se aplica o construtivismo na sala de aula?
Para viabilizar o construtivismo na sala de aula é fundamental perceber que o professor pode ensinar discutindo a elaboração e apresentando pistas para o aluno chegar ao conhecimento. Pode também abordar (de forma expositiva ou não) perspectivas e procedimentos necessários à elaboração dos conhecimentos.
Como a teoria construtivista propõe que ocorre a aprendizagem?
Diferente da metodologia de ensino tradicional, a construtivista propõe uma nova visão: o aluno como foco no processo de aprendizagem. Nesta dinâmica, o aluno passa de um estado passivo (receber e assimilar informações), e assume um papel ativo no processo de aprendizado.
Quais as vantagens do construtivismo?
Mais do que preparar os alunos para a vida acadêmica, o Construtivismo prepara os alunos para a vida nas suas mais amplas dimensões, pelo fato de ser a referência para uma prática educativa voltada para a construção de competências e habilidades, que possibilitem aos estudantes resolver problemas diversos com os quais ...
Como aplicar o construtivismo na Educação Infantil?
Deixe as crianças escolherem
No processo construtivista, os interesses e as escolhas das crianças são levados em consideração e são vistos como aspectos positivos na aprendizagem. Por isso, ofereça opções de projetos e trabalhos para as crianças. Permita que os alunos se decidam por algum tema ou atividade.
Qual o papel do professor no construtivismo de Piaget?
A função do professor deve ser a de criar situações favorecedoras de aprendizagem, a construção do conhecimento pelos alunos é fruto de sua ação, o que faz com que eles se tornem cada vez mais autônomos intelectualmente.
O que é construtivismo na aprendizagem?
Em resumo, a ideia central do Construtivismo prega que a aprendizagem é construída. Isso significa que os alunos devem construir novos conhecimentos a partir daqueles que viram anteriormente. Ou seja, a cada “caminho percorrido” os conhecimentos vão se agregando e expandindo o cenário sobre determinado tema.
Qual a principal característica do construtivismo?
As principais características do movimento construtivista foram: Rompimento com a arte clássica, tradicional e acadêmica. Utilização de outros suportes, colagens e objetos (pré-fabricados e de uso comum: madeira, plástico, ferro, vidro, arame, etc.)
Em que se distingue a pedagogia construtivista?
2- Em que se distingue a pedagogia construtivista, em linhas gerais? O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos.
Qual é o papel do educador no construtivismo e em que difere do ensino tradicional?
O educador é a figura que detém o conhecimento e o estudante deve assimilar aquilo que é passado sem questionamentos. Diferente da teoria tradicional, o construtivismo promove uma relação professor-aluno menos determinista.
Qual foi a contribuição de Piaget para a educação?
Com base nos resultados de suas pesquisas, Piaget propôs a adoção de um processo educacional em que os alunos são vistos como protagonistas, e por isso abalou a teoria pedagógica tradicional que desenha a mente de uma criança como algo vazio, à espera de ser preenchida por conhecimento.
Como alfabetizar com o construtivismo?
Em sala de aula o professor construtivista deve estimular o aluno para leitura, mesmo que ele esteja no nível pré-silábico. A sala de aula deve haver um espaço de leitura, para desenvolver a imaginação, o gosto pela leitura e a oralidade.
Como o construtivismo deve encarar o erro no processo de aprendizagem?
Como o construtivismo encara o erro no processo de aprendizagem? Não deve ser levado em consideração em um processo de aprendizagem, pois não diz nada sobre o estudante. É a melhor forma de determinar o nível de aprendizagem do estudante.
O que é o construtivismo Para Vygotsky?
O sócio-construtivismo é uma teoria que vem se desenvolvendo, com base nos estudos de Vygotsky e seus seguidores, sobre o efeito da interação social, da linguagem e da cultura na origem e na evolução do psiquismo humano.
Como é uma escola construtivista?
Enquanto que nas escolas tradicionais o foco do aprendizado é o conteúdo, sempre passado por um mestre à frente da sala, o método construtivista se trata do desenvolvimento do conhecimento por meio da interação do aluno com o meio em que vive. A abordagem tradicional é muito comum no ensino.