Como o conhecimento pode libertar?

Perguntado por: ltavares6 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Uma pessoa que possui o conhecimento pode se libertar por saber bastante, e assim compartilhar com os demais, e também dificilmente saciará sua vontade de aprender, sempre buscando fatos novos. Depende da situação, do grau de conhecimento.

A frase em sânscrito "Sá Vídyáyá Vimuktayê" (traduzida como "Somente o conhecimento liberta") representa o Vídya e seu preceito de trazer o conhecimento aos praticantes - em principal, o conhecimento de si mesmo.

John Gray: "O conhecimento não liberta o homem, apenas aumenta seu poder" | Fronteiras do Pensamento.

A pessoa que detêm o conhecimento é capaz de saber alguma informação ou instrução, podendo mudar comportamentos e auxiliar na tomada de decisões. O conhecimento é capaz de transformar vidas e, se utilizado devidamente, contribui significativamente para a construção de um mundo melhor.

O conhecimento avança firme e cumulativamente, descobrindo leis e tornando invenções possíveis, permitindo que as pessoas façam coisas que não poderiam ser feitas – o conhecimento é poder!

É inegável que o conhecimento é a chave para a maior liberdade: a sua própria liberdade. É com ele que desapossamos as evidentes desigualdades e pré-conceitos da nossa sociedade e construímos uma população civilizada e tolerante. O que importa não é o quanto se fala, mas o que se fala.

1 resposta(s)
Nem sempre! não é todo e qualquer tipo de conhecimento que leva à libertação, à autonomia, à independência. Somente,aquele conhecimento que permite revelar o que está além do que nossos olhos podem ver.

O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes.

Significado de Liberta
O mesmo que: excarcera, descativa, desempareda, desencarcera, abjuga, solta.

A importância da educação é libertar, já dizia Paulo Freire. E algo que liberta dá independência, te torna independente. Você precisa dessa educação, que é dada formalmente na escola, seja ela pública ou privada, que vai te dar essa possibilidade de pensar. A possibilidades de buscar por si mesmo para além da escola.

Liberdade tem origem no latim libertas e significa a condição do indivíduo que possui o direito de fazer escolhas autonomamente, de acordo com a própria vontade. Na tradição cristã, a liberdade está muitas vezes identificada como livre-arbítrio.

Epicteto

Segundo o filósofo grego Epicteto só a educação liberta,ou seja,só a educação e o saber podem retirar a fenda dos olhos da ignorância e apresentar aos detentos os seus direitos e deveres perante a sociedade.

O mote é uma frase atribuída ao pensador árabe César Kaab: “O que a leitura liberta nada pode aprisionar”. Os livros podem ser deixados na portaria do presídio de João Monlevade, na avenida Getúlio Vargas, 2389, no bairro Baú.

É Jesus que, verdadeiramente, nos salva e nos liberta
Deixemo-nos ser libertos e salvos por Jesus, libertos no verdadeiro e bom sentido da libertação, não mais na escravidão de nada nem de ninguém, nem de coisa nem de situação nenhuma.

Viver é, acima de tudo, conhecer o mundo. Olhar para as coisas com curiosidade e explorar as muitas possibilidades que existem em uma brincadeira. É descobrir, compreender, compartilhar e construir coisas novas.

O valor de todo o conhecimento está no seu vínculo com as nossas necessidades, aspirações e ações; de outra forma, o conhecimento torna-se um simples lastro de memória, capaz apenas — como um navio que navega com demasiado peso — de diminuir a oscilação da vida quotidiana.

A pessoa que detêm o conhecimento é capaz de saber alguma informação ou instrução e a mesma pode mudar comportamentos e auxiliar na tomada de decisões. O conhecimento é capaz de transformar vidas e, se utilizado devidamente, contribui significativamente para a construção de um mundo melhor.

Scientia potentia est (ou "scientia est potentia" ou também "scientia potestas est") é uma expressão em latim que significa conhecimento é poder. É muitas vezes atribuída a Francis Bacon, apesar de não ser conhecida nenhuma ocorrência precisa dessa frase nos escritos em latim ou em inglês de Bacon.

Portanto, quem possui o conhecimento é, tipicamente, quem detém o poder e se apropria de uma fatia mais do que proporcional de valor em virtude da referida assimetria. Quando o conhecimento se normaliza, deixa de haver um desequilíbrio. Foi o caso do processo de alfabetização, por exemplo.