Como o comportamento é controlado no behaviorismo?

Perguntado por: ioliveira3 . Última atualização: 28 de maio de 2023
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O Behaviorismo metodológico (ou clássico), se opõe ao mentalismo e introspeccionismo, ou seja, descarta os estudos relacionados à mente, pensamento e emoções. É baseado através de observação e experimentação. Essa abordagem defende que o comportamento pode ser previsível e controlado a partir de estímulos.

O condicionamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem.

A proposta do behaviorismo na educação
Acrescenta se que o behaviorismo skinneriano possibilita a compreensão de que 'conhecer é um ato de descobrir o ambiente, experienciá-lo, associar fatos ambientais e valorizar a aprendizagem por meio da prática' (FILHO et al., 2009, p. 30).

O princípio do behaviorismo é que só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável. A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto.

O behaviorismo não é a ciência do comportamento humano; ele é a filosofia dessa ciência. Estas são algumas das questões de que ele trata: tal ciência é realmente possível? ela pode explicar cada aspecto do comportamento? quais métodos ela pode usar?

O que é Behaviorismo
Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento. Os Behavioristas acreditam que todos os comportamentos são resultados de experiência e condicionamentos.

Resumo: O Controle Comportamental refere-se à alteração da probabilidade da emissão de um determinado comportamento em função das contingências ambientais estabelecidas entre o indivíduo e o seu ambiente (Sidman, 2003).

Sua divisão é entre: behaviorismo radical, Análise Experimental do Comportamento e a Análise Aplicada ao Comportamento.

  • Behaviorismo radical. ...
  • Análise Experimental do Comportamento. ...
  • Análise Aplicada do Comportamento. ...
  • Comportamento. ...
  • Ambiente. ...
  • Estímulos. ...
  • Modelagem.

Para Skinner (2003), um controle implacável é exercido por agências bem delineadas como o governo, a religião, a psicoterapia, a economia e a educação. Em cada uma destas agências seria possível encontrar, a partir de relatos exaustivos de fatos históricos e comparativos, concepções de como o ser humano se comporta.

Qual foi a teoria de Skinner? A principal teoria de Skinner foi o behaviorismo radical. Como o nome pressupõe, Skinner levou ao máximo a tese behaviorista. Segundo ele, o comportamento humano é uma resposta às recompensas do meio externo.

Em seu primeiro livro (Skinner, 1938), como vimos, operante é tudo o que não for respondente. Em 1953, em "Science and human behavior", o conceito já está mais elaborado: Uma resposta que já ocorreu não pode, é claro, ser prevista ou controlada. Apenas podemos prever a ocorrência futura de respostas semelhantes.

No behaviorismo o aluno é visto como passivo, já que suas atividades mentais são ignoradas, e a aprendizagem é definida como aquisição/ modificação de comportamentos. Sendo os comportamentos obtidos e condicionados por meio de reforço - estimulo da conduta desejada.

A análise comportamental pode ser dividida em três partes: Teórico – behaviorismo radical; Empírico – análise experimental do comportamento; Criação e administração de recursos de intervenção social – análise aplicada do comportamento.

Segundo o behaviorismo, os comportamentos são aprendidos, mesmo em se tratando de reações emocionais ou instintivas, como correr diante de uma situação de pânico ou salivação diante de um alimento. Para essa corrente, o comportamento humano é compreendido a partir de estímulo-resposta.

Segundo esse modelo, o comportamento humano evolui através das interações entre três níveis de variação e seleção (filogênese, ontogênese e cultura).

O behaviorismo tem um papel fundamental na psicologia comportamental. Afinal, ele ajuda a compreender como os indivíduos aprendem e se comportam diante de estímulos externos.