Como o comportamento dos pais afeta os filhos?

Perguntado por: aalencastro . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Os pais são protetores dos filhos desde o primeiro contato com o mundo e são eles que ensinam tudo, sendo também os primeiros exemplos de vida. Eles estabelecem o vínculo da criança com o meio ambiente, desde que ela nasce até o decorrer da vida e isso influencia diretamente na construção da identidade.

A maioria dos conflitos tem origem na dificuldade de comunicação dentro de casa. Filhos acham que pais só querem proibir. Já os pais acham que os filhos só querem permissão. É o que explica a psicóloga clínica cognitivo-comportamental, Natália Cunha, do Centro de Psicologia Aplicada (CPA).

O papel dos pais na educação dos filhos é fundamental para a formação de valores. Afinal, a família é responsável por iniciar o processo de desenvolvimento da criança — físico e intelectual. Os pais também são os principais agentes para que os filhos se tornem pessoas íntegras.

O impacto de ter alguém gravemente depressivo em casa ou que chega do trabalho alcoolizado pode se manifestar na queda do rendimento escolar, em prejuízo nas relações dentro da própria família – por exemplo, maior agressividade – e nas relações daquela criança com os amigos.

A síndrome de Munchausen por procuração é um tipo de abuso in- fantil, em que um dos pais, geralmente a mãe, simula sinais e sin- tomas na criança, com a intenção de chamar atenção pra si.

“Portanto, a partir dos 21 anos de idade, o novo Código Civil de 2002 presume que o filho, além da plena capacidade civil para todos os atos da vida em sociedade, tem condições de se colocar no mercado de trabalho, desvinculando-se financeiramente do pai por obrigação legal”, completou.

"Antes, pais tóxicos se impunham, com limites muito agressivos, em vez de acompanhar a autonomia dos filhos", diz Saraco. Exemplos típicos são os pais que forçaram seus filhos a estudar certas carreiras ou seguir certas tradições familiares. "O efeito no filho é que ele não consegue tomar decisões.

Filhos não mais respeitam e nem obedecem aos seus pais; alunos agridem os seus professores; adolescentes e crianças maltratam animais; destroem plantas; pisam nos jardins; sujam o chão nas ruas; não querem estudar; se tornam alcoólatras e drogados; furtam as notas escolares (“Cola”); não tem amor a mais ninguém a não ...

Aqui damos algumas dicas de coisas que você como mãe pode fazer diariamente ao seu filho, para que ele se sinta amado:

  1. Mostre afeição física. ...
  2. 2.Se faça sempre presente. ...
  3. Seja gentil. ...
  4. Use palavras amorosas. ...
  5. Discipline com calma. ...
  6. Ria com eles.

Algumas atitudes podem causar trauma em seus filhos.
Algumas atitudes que podem causar trauma nas crianças são: ignorar os filhos, ser abusivo, critica-los constantemente, ser negativo, não demonstrar amor e afeto, ser ausente e não ser presente na vida dos filhos.

Ser pai é dar exemplo, é transmitir segurança, é estar ali na hora do choro. É muitas vezes ser duro sem ser rígido para ensinar que limites existem e que são necessários e estruturantes. É introduzir a lei, é mostrar através de exemplos o que é certo e o que é errado.

É no colo da mãe que a criança aprende a respeitar as pessoas, a ser gentil com os mais velhos, a ser humilde, simples e a não desprezar ninguém. É no colo da mãe que o filho aprende a caridade, a vida pura da castidade, o domínio de todas as paixões desordenadas e a rejeitar todos os vícios.

As causas da doença variam. Podem incluir predisposição genética; traumas, como abuso sexual ou psicológico; problemas de convivência familiar, principalmente no que diz respeito à relação com a mãe; complicações vividas durante a gestação; e alguns traços próprios do temperamento da criança.

Idosos têm maior prevalência de depressão no Brasil.

Então comece honrando sua mãe/pai tóxica fazendo. escolhas positivas para a sua vida, aceitando o que os. pais te entregaram e ocupando seu devido lugar na. hierarquia.