Como o coelho se locomove?

Perguntado por: oespinosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Um coelho move-se aos saltos das pernas traseiras, que são mais longas e fortes que as pernas dianteiras. O animal também utiliza as pernas dianteiras quando se move.

De maneira geral, os coelhos vivem em ambientes onde há vegetação densa e que permitem que esses animais se escondam entre as plantas ou em tocas. Algumas espécies de coelho cavam suas próprias tocas; outras, no entanto, utilizam apenas cavidades naturais e tocas deixadas por outros animais.

Roedores fazem parte da ordem Rodentia, e coelhos são animais pertencentes à ordem Lagomorpha. Dentro dessa ordem, os coelhos estão classificados na família Leporidae, a qual inclui as lebres.

Os coelhos são mamíferos pertencentes a Ordem Lagomorpha e Família Leporidae. Os animais da raça New Zealand (Oryctolagus cunigulus, coelho doméstico) possuem como características corpo arredondado, cabeça grande com largas orelhas, audição e olfato bem desenvolvidos e amplo campo de visão.

Trata-se de um mamífero herbívoro que se destaca por suas longas orelhas e pernas traseiras. São capazes de correr rajadas curtas, e, para fugir de predadores, adotam a tática de se esconderem em tocas.

Podendo-se locomover com grande velocidade, certas espécies de lebres podem atingir até 55 km/h. O macho denomina-se lebrão ou lebracho, a fêmea lebre e os filhotes láparos.

Geralmente nascem quatro a cinco láparos (filhotes de coelho) por vez, mas esse número varia de dois a nove. Os filhotes não enxergam nem ouvem, e não têm pelo.

Apesar de parecer que os coelhos enxergam bem, eles possuem dificuldade em diferenciar cores. Na verdade, esses pets só conseguem distinguir azul e verde.

Para os coelhos as bolas feitas de materiais naturais, como a madeira, vime ou ervas, são especialmente indicadas. Assim, além de brincar, o coelho também pode roer a bola e assim cuidar dos seus dentes.

Alguns coelhos são trituradores, ou seja, gostam de rasgar papel e panos para se divertir. Alguns gostam de arremessar brinquedos usando os dentes e depois ir buscá-los. Outros gostam de derrubar coisas. Preste atenção no comportamento do seu coelho e veja que brincadeiras ele aproveita mais.

Esqueleto real preparado de um coelho doméstico adulto, consistindo de aprox. 210 ossos individuais, interligados de forma rígida.

Quando querem se locomover de lentamente, estes animais marcham sobre as quatro patas – como qualquer outro coelho.

Quer saber quantos filhotes um coelho pode ter? A resposta é: muitos! A média é de 6 a 8 coelhinhos. No entanto, existem relatos de ninhadas incrivelmente numerosas, de até 15 filhotes!

Os seres vivos de uma comunidade são ligados através de sua alimentação. Um coelho alimenta-se de plantas e uma raposa come coelhos.

Quantas vezes por dia um coelho pode copular? Ao explicar como é a reprodução dos coelhos, dissemos que o macho é capaz de copular a cada poucos minutossempre que encontre uma fêmea receptiva. Esta, por sua vez, pode aceitar o macho também continuamente, inclusive recém parida e enquanto amamenta.

Coelho-europeu: 40 km/h

O coelho-europeu, também chamado de coelho-bravo, é uma espécie de coelho nativa da Península Ibérica, oeste da França e norte dos montes Atlas no noroeste da África. Foi amplamente introduzido em outros lugares, muitas vezes com efeitos devastadores sobre a biodiversidade local.

Os coelhos são animais de estimação populares pela aparência adorável e personalidade amigável. Eles são brincalhões, amorosos e adoram se divertir com os tutores. Além disso, como são sociais, podem ser ótimos companheiros para outros animais de estimação, como cães ou gatos.

11 - Recordes
Saltar até 1 metro de altura ou 3 metros de comprimento; Ter ninhadas de mais de 8 filhotes.

Coelhos exigem alimentação especial (ração, feno e muita verdura verde), idas ao médico veterinário especializado em animais exóticos, acessórios e brinquedos. E não se esqueça de que imprevistos acontecem. Reserve algum dinheiro para, por exemplo, algum tratamento de saúde mais custoso.

Os mamíferos normalmente deslocam-se com o auxílio dos seus membros; os peixes com as barbatanas; a maioria das aves e alguns insetos com as asas; muitos protozoários com cílios ou flagelos, ou ainda por movimentos ameboides, ou seja, modificando a forma do seu corpo, como a ameba.