Como o ciúme atrapalha a relação?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

Este ciúme pode fazer com que a outra pessoa passe por uma confusão de sentimentos, pois em doses menores o ciúme costuma ser visto como prova de amor. Mas quando ele aumenta a ponto de comprometer o relacionamento pode ficar difícil a outra pessoa considerar que seja amor.

Ciúmes patológico: os principais 5 sintomas

  • 1.1 Medo de perda.
  • 1.2 Insegurança e baixa autoestima.
  • 1.3 Possessividade e controle.
  • 1.4 Comparação social.
  • 1.5 Evolução e proteção do vínculo.

No ciúme patológico as emoções estão desequilibradas tais como: ansiedade, depressão, raiva, vergonha, insegurança, humilhação, perplexidade, culpa, aumento do desejo sexual e desejo de vingança. A autoestima rebaixada tem sua consequência na sensação de insegurança, e finalmente, o ciúme.

Pode ser uma prova de amor, mas também sinal de baixa autoestima, insegurança. O ciúme pode ser algo apenas transitório, que se dilui à medida que os parceiros sentem-se mutuamente seguros. Algumas pessoas o encaram como prova de amor, zelo ou valorização do parceiro.

Segundo Freud existem três tipos de ciúmes: Competitivo, Projetado e Delirante. Para Sigmund Freud, o ciúme é um estado emocional considerado normal. Assim como o luto, ele faz parte da vida.

O ciúme está intimamente relacionado à inveja, no momento em que ele é capaz de produzir desgosto ou tormento a um indivíduo, principalmente pelo fato dele não possuir algo que pertence a outra pessoa.

A insegurança surge quando há um sentimento de inferioridade. Em relacionamentos conjugais, a insegurança vem acompanhada de ciúme, carência e pensamentos fantasiosos. O parceiro inseguro passa a idolatrar ou superestimar o cônjuge, sentindo-se indigno de ser amado ou desejado.

Acreditar em si mesmo, ter consciência das suas qualidades e, principalmente, não se comparar com os outros são atitudes importantíssimas para evitar que o ciúme tome conta da relação. Entenda que uma pessoa se relaciona com você por vontade própria, por reconhecer seus valores e suas qualidades.

Primeiro, vamos destacar os sinais de que um homem está com ciúme, e depois interpretar o quão sérios eles são: Insiste em querer olhar o seu telefone. Ele está sempre tentando descobrir para quem você está enviando mensagens; Pergunta muitos detalhes quando você sai.

Basicamente, o ciúme pode estar presente em um homem quando: Ele se sente ameaçado diante da possibilidade fantasiosa de perder a parceira; O medo da perda tem suas origens na insegurança de si ou do relacionamento.

Em geral, o ciumento obsessivo busca evidências a qualquer custo e chance de desmascarar algo que, às vezes, está apenas em sua própria imaginação, não dando ouvidos a argumentos reais e provadores do contrário.

A Síndrome de Otelo: a doença do ciúmes excessivo. Ciúme é doença! Mas claro, quando em excesso. Saiba mais sobre a Síndrome de Otelo, transtorno inspirado na obra de Shakespeare.

O ciúmes possessivo é a manifestação do sentimento de posse e exclusividade em relação a outra pessoa. Normalmente associado a relacionamentos amorosos. Um namorado ciumento, ou uma esposa que tenha um ciúmes possessivo, são pessoas que consideram deter a propriedade de outrem.

Também pode ser identificado o chamado ciúme obsessivo ou patológico. Este problema ocorre quando o sentimento passa a ser muito frequente, a interferir no dia a dia do ciumento e causa sofrimento para o casal.

O ciúme é uma reação psicológica inerente e de defesa do ser humano. Consiste em um complexo conjunto de sentimentos que são ativados quando a pessoa se sente ameaçada a perder algo que possui. O ciúme é uma antecipação a uma possível situação de perda ou dano, seja ela real ou imaginária.

O ciúme é um sentimento negativo que tem várias causas. As que mais se destacam são falta de amor próprio, insegurança, baixa autoestima, necessidade de autoafirmação e questões relacionadas ao contexto familiar. Falta de amor próprio: faz com que a pessoa coloque suas expectativas no amor do outro.

Sim, o ciúme é um sentimento normal. Todos nós sentimos ciúme em algum nível e ao longo de nossas vidas. Ou seja, é inevitável que surja uma insegurança em relação aos sentimentos do(a) parceiro em algum momento, mas esse afeto nunca é bom, se vivido com algum tipo de angústia.