Como o cérebro sabe que já é a hora de acordar?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Então, para que horas devemos marcar os despertadores? O cérebro cumpre dois processos corporais durante o sono: um deles alerta, o outro insiste no sono. Isto depende de duas hormonas: a melatonina (do sono) e a orexina (a que desperta). Aos 20 anos, a orexina não se sobrepõe à melatonina até meados de manhã.

Publicado em 21 de dezembro na revista científica Nature Neuroscience, o estudo mostrou que a ativação do circuito associado aos ritmos de atividade elétrica que ocorrem durante o sono – localizados entre as regiões cerebrais do hipotálamo e do tálamo) levam ao despertar rápido.

De maneira mais prática, alguns dos motivos que fazem você acordar no meio de um ciclo de sono são: Estresse; Insônia; Idade (já que a qualidade do sono diminui com o tempo);

Pesquisas mostram que o cérebro é capaz de processar informação e se preparar para ações durante o sono, tomando decisões efetivas enquanto inconsciente.

Um estudo recente descobriu que certos genes dão a capacidade de dormir de 5 a 6 horas por noite e continuar saudável. Isso nos lembra de que tão importante quanto as horas de sono corretas é a qualidade do sono.

Acordar com despertadores intensos quebra o ciclo natural do sono e pode incitar mau humor e indisposição pelo resto do seu dia. As rotinas corridas e os padrões de vida de grande parte da população prejudicam - e muito - a qualidade do sono.

E se acordar sozinho, provavelmente é porque já dormiu o suficiente. Assim como o seu despertador promete acordá-lo, o corpo tenta também antecipar o início do dia. Durante os últimos estágios do sono, são libertadas hormonas relacionadas com o stress, explica o professor alemão de neurociência, Jan Baron.

Em traços gerais, os maus hábitos de sono, alimentação pouco cuidada e à base de açúcar, o tabagismo e o sedentarismo prejudicam a saúde do nosso cérebro, podendo comprometer o seu normal funcionamento a curto e médio prazo. O stress constante também afeta a concentração, a memória e o rendimento intelectual.

Os principais são a margarina, congelados, pizza congelada, massas refrigeradas, café com creme e pipoca de micro-ondas. Um estudo de 2011 publicado no jornal Neurology mostrou duas consequências assustadoras ao comer muita gordura trans: funções cognitivas afetadas e diminuição do volume total do cérebro.

Nosso cérebro não é o mesmo após a meia-noite
Isso acontece porque, durante a noite circadiana biológica, há mudanças neurofisiológicas no cérebro que alteram a maneira como interagimos com o mundo. Estas alterações impactariam nossa capacidade de controlar os impulsos e processar informações.

O susto pode afetar a saúde do coração? O susto por si só, não. Em toda situação de stress, e o susto é uma delas, liberamos no organismo várias substâncias estimulantes que levam ao aumento transitório da frequência cardíaca e da pressão arterial.

Localizado no antebraço, entre os tendões e aproximadamente 3 dedos de distância do punho, está o ponto P6, que auxilia em problemas de insônia. Você deve pressioná-lo durante 5 minutos antes de dormir.

Como ensinar o seu corpo a acordar cedo

  1. Estabeleça uma rotina para o sono. ...
  2. Deixe o ambiente preparado. ...
  3. Aposte num bom colchão e travesseiro. ...
  4. Não use a função “soneca” ...
  5. Alguns minutinhos de sol pela manhã ...
  6. Tome um bom café da manhã assim que sair da cama. ...
  7. Tenha dias bem planejados. ...
  8. Estilo de vida saudável.

Entre 10 e 12 horas: produtividade total
Entre 10 e 12 horas, o cérebro está no auge do estado de vigília e a memória de curto prazo está mais apurada. É o momento ideal para criar, discutir projetos, estudar e se inspirar. Aproveite para fazer o que há de mais importante para seu trabalho do dia.

Se você oferecer estresse e muitos estímulos para o cérebro, ele fica mais acelerado e perde a capacidade de separar o joio do trigo (memórias relevantes e memórias não relevantes). A concentração e a atenção têm limite. Não há como se concentrar em várias coisas de uma vez.

Durante a noite, o fluxo sanguíneo no cérebro aumenta e as células cerebrais diminuem de tamanho. Isso acontece para permitir que substâncias nocivas acumuladas durante o dia possam ser eliminadas. Uma delas é a beta-amilóide, que também é conhecida como “proteína do Alzheimer”.

Sim, a alma pode deixar o corpo momentaneamente e voltar depois. Há uma série de questões de “O Livro dos Espíritos” que tratam dessa questão. Os benfeitores explicam que, durante o sono, por meio do sonambulismo ou pela mediunidade, um Espírito encarnado é capaz de se desdobrar.