Como o cérebro aprende a andar de bicicleta?

Perguntado por: sribeiro8 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

No caso das atividades motoras, quem comanda os movimentos é o cerebelo – parte do encéfalo responsável pela coordenação motora e pelo equilíbrio -, que fica na região da nuca, logo acima do pescoço. As informações necessárias para executar os movimentos, porém, ficam armazenadas no sistema extrapiramidal, no cérebro.

"A bicicleta é como se fosse um par de piões, só que não apoiados sobre seu eixo, mas sobre suas rodas. Ela se equilibra pela conservação da rotação e é um tipo de equilíbrio de movimento. (Teste essa hipótese tentando equilibrar uma moeda ou uma tampa de borda fina em pé: primeiro parada e depois girando-a."

Teste dos cinco quilômetros

HOMENSMULHERES
Mais de 10 minutos: iniciantesMais de 12 minutos: iniciantes
Entre 8 e 10 minutos: intermediárioEntre 10 e 12 minutos: intermediário
Menos de 8 minutos: avançadoMenos de 10 minutos: avançado

Embora a maioria das pessoas seja ensinada a andar de bicicleta logo na infância, é comum que alguns cheguem à idade adulta sem saber andar de bike e é totalmente possível aprender mesmo mais velho!

“Se o candidato não sabe andar de bicicleta, aprender a andar de moto pode ser um pouco intimidador no início, mas não é impossível. Se tiver o equilíbrio, a aula vai render e logo ele estará pilotando sua moto por aí. O importante é não deixar o medo assumir o controle”, aconselha Balderramas.

O cerebelo coordena os movimentos e a postura corporal, mantendo nosso equilíbrio e permitindo que façamos determinadas tarefas, como andar de bicicleta. Isso só é possível porque ele recebe diversas informações do encéfalo e medula espinal.

Pedalar melhora as funções do corpo e fortalece os músculos sem sobrecarregar as articulações. A parte inferior é estimulada principalmente nos quadríceps, nos glúteos e nas panturrilhas.

O ciclismo trabalha os membros inferiores, mas também contribui para o fortalecimento dos membros superiores, que contribuem para a estabilização e postura em cima da bicicleta. Com isso, o exercício traz fortalecimento muscular, o que também auxilia no preparo do corpo para a prática de outras atividades físicas.

Baixa nos Reservatórios de Combustível
Seu corpo usa dois combustíveis principais durante o ciclismo: gordura e carboidrato. Embora seja improvável que você fique sem gordura durante o passeio de bicicleta mais longo, é possível ficar sem carboidrato. O carboidrato é armazenado em seus músculos na forma de glicogênio.

Em uma bicicleta, a engrenagem dianteira (coroa), que é movida pelos pedais, é ligada por uma corrente à engrenagem traseira (catraca), que é acoplada à roda traseira. A catraca é menor do que a coroa. Então, a cada pedalada do ciclista, a catraca dá um número de voltas maior.

Ao andar de bicicleta por 1h, num ritmo leve, pode-se queimar até 400 calorias. Caso a intensidade seja maior durante esse período, o gasto calórico pode alcançar mais de 500 calorias.

Embora muitos acreditem que andar de bicicleta engrossa as pernas ou as coxas, na verdade, pedalar aumenta o ganho muscular, deixando-as mais firmes e torneadas.

Andar de bicicleta é um exercício que acelera o seu metabolismo, ou seja, faz com que o seu corpo queime calorias mais rapidamente. O resultado é menos acúmulo de gordura no organismo e, consequentemente, uma silhueta mais magra. Como todo exercício físico, pedalar exige força dos músculos.

Iniciando no Pedal
A princípio, o nível iniciante comumente são passeios pela cidade, parques ou ruas do bairro, giram em torno de 15 até 20km. Uma ou outra subida, velocidade média abaixo de 15 km/h.

Se você andar de bicicleta regularmente, pode ajudar a melhorar a sua resistência e até mesmo aumentar a sua massa muscular, pois as pessoas que andam de bicicleta têm um corpo forte e saudável, além da considerável melhora na circulação sanguínea, aumento da resistência e também é um ótimo exercício para as pernas.

É simples, se você quer melhorar sua performance o ideal é que você consiga pedalar no mínimo 3 vezes por semana. E aqui não estamos falando de treinos longos, muito tempo na rua, você pode inclusive realizar seus treinos curtos da semana num "rolo de treinamento".

Melhor bicicleta para iniciantes de 2023: qual escolher?

#ProdutoDescrição
1Caloi VulcanMelhor bicicleta para iniciantes
2Said-X MuttantMelho bike custo-benefício
3Durban Sampa ProOpção dobrável

Pedalar é capaz de melhorar o humor e diminuir a ansiedade e o estresse. Isso porque o ciclismo é um esporte intenso e também dispara adrenalina no organismo. A liberação diária desses hormônios, ensina o organismo a lidar melhor com as descargas de tensão, controlando o estresse e a ansiedade.

No caso de ser portador de alguma doença crônica, ou se estiver em tratamento de uma doença aguda (por exemplo, uma virose), não saia pedalando sem liberação médica explícita e clara.

Conduzir uma moto é muito mais fácil do que a maioria das pessoas imagina. As motos não são grandes máquinas, cheias de complexidade. Basicamente, são apenas bicicletas com motores e qualquer pessoa pode aprender a conduzi-las. Na verdade, se sabe andar de bicicleta, já será meio caminho para saber como andar de moto.