Como o cercamentos contribuíram para a Revolução Industrial?

Perguntado por: lsilveira5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

A Lei dos Cercamentos, além de permitir o aumento na produção de lã, possibilitou uma grande disponibilidade de mão de obra. Essa mão de obra era formada pelos camponeses expulsos de suas terras e que não possuíam outra alternativa de sobrevivência a não ser a de vender sua força de trabalho nas indústrias têxteis.

O cercamento expropriou as terras dos camponeses com o intuito de promover o acúmulo do capital.

Os cercamentos aconteciam por força da Lei dos Cercamentos (Enclosure Acts), lei inglesa que permitia que as terras comuns fossem cercadas e transformadas em pasto. As terras comuns eram parte do sistema feudal que estipulava determinadas áreas para serem ocupadas e cultivadas pelos camponeses.

As Leis dos Cercamentos fizeram com que uma grande massa de camponeses fosse expulsa de suas terras ou recebesse um valor irrisório por essas terras. Essa vasta quantidade de camponeses, sem meios de sobrevivência, foi obrigada a ir para as cidades.

Esse movimento foi intensificado pelas Leis de Cercamento, cujo objetivo era acabar com as terras comunais inglesas e incentivar o desenvolvimento da propriedade privada.

Com a Lei de Cercamentos, a burguesia pôde se desenvolver na zona rural, transformando os camponeses em operários e criando as bases para a Revolução Agrícola. A Revolução Industrial transformou o mundo após seu desenvolvimento na Inglaterra, principalmente a partir do século XVIII.

Com os cercamentos, os camponeses foram expulsos de suas terras para a produção agropecuária, sendo obrigados a se deslocarem para as cidades. Com isso, houve um crescimento urbano vertiginoso no Reino Unido, aliado ao processo de industrialização.

As principais delas são a urbanização, o crescimento demográfico e o surgimento do operariado, com a exploração do trabalho. Além disso, ocorreu uma mudança da noção de tempo.

Resposta. Resposta: Cercamentos são o processo de exclusão dos trabalhadores de seu meio de sustento, as terras produtivas, na transição do feudalismo para o capitalismo, mediante sua transformação em propriedade.

RESPOSTA: Os cercamentos transformaram as terras comunais em propriedades privadas, contribuindo para a modernização da agricultura e o aumento da produção. Além disso, houve o aumento da criação de ovelhas, que forneciam lã para a nascente indústria têxtil.

Os enclosures continuaram em vigor no século XVIII, alcançando seu clímax no século XIX. Os cercamentos criaram uma classe trabalhadora sem terra que forneceu a mão de obra necessária para as novas indústrias que estavam se desenvolvendo no norte da Inglaterra contribuindo com o processo da Revolução Industrial.

Um marco da Revolução Industrial no século XVIII foi a invenção da máquina a vapor, aperfeiçoada por James Watt em 1784.

Os cercamentos resultaram na expulsão dos camponeses de suas terras, uma vez que essas estavam sendo transformadas em pasto e esses não tinham mais como sobreviver no campo. Assim, os camponeses eram obrigados a irem para o único lugar onde poderiam obter um sustento: as cidades.

O movimento promovido pela Lei do Cercamento era acusado de expulsar os camponeses de suas terras e de causar grande desemprego. A propósito disso, segundo Hobsbawn, é justamente a classe representada pelos camponeses e dos pequenos proprietários marginais, que mais foi prejudicada.

As consequências da Revolução Industrial foram a formação da classe operária, urbanização, produtos mais baratos, aumento dos danos ambientais, entre outros.

Cercamentos são o processo de exclusão dos trabalhadores de seu meio de sustento, as terras produtivas, na transição do feudalismo para o capitalismo, mediante sua transformação em propriedade.

A principais consequências, que também pode se considerar como as causas da Revolução Industrial foram: a consolidação do Capitalismo; a expansão do Imperialismo; a industrialização dos países; as novas relações de trabalho; o aumento da capacidade produtiva e de consumo; o êxodo rural e a urbanização; os avanços nos ...

A principal consequência da fragmentação de tarefas impostas pela divisão social do trabalho é o aumento da produtividade. Ela, inclusive, é esperada pelos donos dos meios de produção. Isso acontece porque, ao fazer uma mesma atividade diversas vezes, o trabalhador se especializa naquilo que faz.

Se antes os indivíduos trabalhavam de acordo com sua disponibilidade, com a Revolução Industrial a vida social ficaria em segundo plano, e a vida laboral dava lugar a uma grande massa de trabalhadores cada vez mais dependentes dos capitalistas, os donos dos meios de produção.

O cercamento era realizado mediante autorização da Coroa, em favor do solicitante, que assim se apropriava das terras comuns, convertendo-as em propriedade privada. A privação do acesso à terra provocou o êxodo, em massa, dos camponeses e, por vezes, causou o desaparecimento de aldeias inteiras.