Como o câncer aparece no ultrassom?

Perguntado por: dsales . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

O ultrassom não pode distinguir um tumor benigno de uma doença cancerígena. A sua utilização também está limitada a algumas partes do corpo, porque as ondas sonoras não podem atravessar o osso e nem cavidades com ar, por exemplo, os pulmões.

Os exames de sangue podem mostrar os valores de diversos marcadores tumorais, ou seja, substâncias aumentadas em função da atividade de algum tumor. Apesar de não existir um marcador universal, que sirva para todos os tipos de câncer, há uma série de marcadores, associados a uma ou várias neoplasias.

As ondas de ultrassom são refletidas, gerando ecos de alta intensidade, representados ao modo B em cinza claro. Por outro lado, o conteúdo de silicone do implante mamário não reflete às ondas de ultrassom (anecóico) e por isso é representado em preto.

Ao contrário do que muita gente pensa, não existe um exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. Ou seja, não há um teste único, capaz de revelar tumores malignos presentes em qualquer parte do organismo.

Ressonância magnética
Exame de imagem usado para detectar câncer em várias partes do corpo, incluindo o cérebro, a medula espinhal e os ossos. Durante o exame, um campo magnético é usado para criar imagens precisas.

Os exames para identificar câncer podem ser de rotina, como a mamografia, considerada um método preventivo, ou a solicitação partir de uma investigação na qual a suspeita do câncer já existe.

O câncer de intestino é detectado com exames de imagem e através de pesquisa de sangue oculto nas fezes. O método mais eficaz de prevenção e diagnóstico é a colonoscopia, um exame simples feito com o paciente sedado.

Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal.

O exame de sangue completo, muitas vezes, pode trazer indicadores que representem o risco de desenvolvimento de um câncer em seu organismo. Por exemplo, sinais de irregularidade na quantidade de glóbulos vermelhos ou alterações nos glóbulos brancos podem ser indicadores de problemas relacionados com medula óssea.

A hemoglobina, as plaquetas e se há presença dos blastos. Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.

Vermelho pode ser usado para indicar o fluxo em direção ao transdutor, e azul pode ser indicado para indicar o fluxo na direção oposta ao transdutor.

Quando o volume de líquido está diminuído ou se ele fica muito ecogênico (branco) isso pode impossibilitar a aquisição de uma boa imagem; A atenuação do som nos tecidos maternos – a qualidade da imagem está diretamente ligada a passagem do som pelos tecidos maternos.

Ele não utiliza radiação ionizante e adquire as imagens em tempo real. O uso da ultrassonografia pode ser solicitado para avaliar órgãos, como o fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, bexiga, próstata, pelve feminina e entre outros.

O antígeno carcinoembrionário (CEA) pode contribuir no diagnóstico de diversos tipos de câncer, como câncer de intestino, pâncreas, pulmão, fígado, tireoide, entre outros. O valor de referência normal é de até 3 ng/mL em pessoas não fumantes e de até 5 ng/mL em pessoas fumantes.

O estudo examinou os glicosaminoglicanos livres presentes na urina e no plasma, e descobriu que eles poderiam servir para apontar a presença de câncer, inclusive no estágio 1 da doença. A análise também permite prever a localização dos tumores com uma precisão de 89%.

A metástase geralmente é diagnosticada por meio dos exames de acompanhamento do paciente, que são feitos depois do fim do tratamento do câncer. Esses testes também ajudam na escolha do tratamento, que leva em conta a origem, o tamanho e a extensão da metástase.

A tomografia abdominal tem inúmeras indicações entre elas podemos salientar: quando o paciente sofreu um trauma que pode ter afetado o abdômen, em casos de suspeita de tumores, de apendicite, diverticulite ou mesmo de infecção ou inflamação abdominal.

A principal indicação do ultrassom abdominal é a necessidade de avaliar algum sintoma ou suspeita no abdome. Mas não é só isso! A ultrassonografia também faz parte do pré-natal, bem como dos exames preventivos da saúde do homem e da mulher. O uso do ultrassom do abdome varia de acordo com a suspeita do médico.

A tomografia do abdome total, por sua vez, investiga também outros órgãos como bexiga, próstata, rins, baço, etc. Dessa forma, seu principal objetivo é investigar anormalidades, disfunções e doenças sobretudo nos sistemas digestivo, urinário e circulatório.

Os exames utilizados para detecção de metástases normalmente são o RX tórax e a ecografia abdominal (muitos médicos preferem as tomografias contrastadas de tórax e abdômen pela maior sensibilidade) e a cintilografia óssea.

Estroma: tecido de sustentação formado por tecido conjuntivo e vasos sanguíneos, o qual define o crescimento e a evolução do tumor.