Como o cachorro vê os donos?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

Estudos indicam que os cães conseguem diferenciar as pessoas pelo olfato. Sendo assim, por passar muito tempo com você, o pet conhece muito bem seu cheiro. Esse é um dos motivos que explicam por que o cachorro reconhece seu dono depois de muito tempo.

Já por dentro do cérebro do cachorro, as coisas funcionam de um jeito diferente. Conforme indica um estudo publicado no periódico Animal Cognition, os cães costumam “pensar” levando em consideração os sentidos sensoriais, como o cheiro e a figura.

Estudos mostram que cães exploram mais na presença de alguém da confiança deles. Então ter um humano preferido aumenta muito a autoconfiança do cachorro", explica. Os sentimentos caninos são bem variados e também expressos de diferentes maneiras.

Mas afinal: "por que o cachorro se mija quando me vê?" Isso acontece quando o cãozinho acaba perdendo o controle dos músculos da bexiga por conta de alguma emoção intensa. Essa emoção é, normalmente, superexcitação (felicidade) ou medo.

Com pontos semelhantes aos humanos, os animais podem apenas estar olhando porque tem interesse no que está vendo ou até mesmo pode ser um comportamento de busca de atenção, porque quer interagir com você. Segundo a veterinária Lysandra.

Há algumas favoritas: as palavras e frases “sente”, “vamos”, “bom garoto/garota”, “deite”, “fique”, “espere”, “não”, “sim” e “solte isso” foram reconhecidas por 90% dos cachorros. O próprio nome do animal também entra nessa lista.

Outros pesquisadores mostraram mais tarde “que os cães reconhecem o aroma de suas mães após 6 anos e, possivelmente, até 10 anos após a separação”.

“Eu diria que o que primeiro denuncia a felicidade é quando o cachorro está sentado e olhando para o tutor, com o corpo relaxado. A cauda pode estar ou não em movimento, mas ela sempre estará relaxada, e não tensa”, diz Juliana Gil, médica-veterinária mestre em etologia e bem-estar animal.

Isso também acontece com os cães: eles conseguem sentir emoções básicas e universais, como alegria, raiva, medo, nojo, tristeza e, sim, cachorro sente amor, principalmente quando nos olha.

Muita gente pensa que o motivo por que cachorro gosta de dormir encostado no dono é algum tipo de comportamento dominante ou possessivo. No entanto, a verdade é que esse hábito não passa de uma demonstração de afeto e carinho do animalzinho com relação ao seu tutor.

Bem, sem mais rodeios então, a reposta para essa pergunta é: por toda vida! As associações que são realizadas em seu cérebro e que estão relacionadas com o que essa pessoa o fez sentir, com seus gestos e movimentos, com seu olhar, sua voz e seu cheiro, é uma lembrança que sempre permanecerá em seu animal de estimação.

Por fim, outro motivo porque cachorro gosta de dormir encostado no dono pode ser o fato do cãozinho querer chamar a sua atenção. O ato de deitar em cima do humano é uma forma de compensar a falta de companhia, principalmente quando o tutor passa muito tempo fora de casa.

Arrume o ambiente e trate-o com calma e carinho
Seu pet precisa sentir que é bem-vindo e que está protegido de qualquer ameaça. Além de um ambiente propício, o cão precisa aprender, também, a confiar em seu tutor. Essa confiança surge de muito carinho, paciência e dedicação do dono com o seu animalzinho.

O cachorro cavando ajusta o calor ambiente e dorme mais quentinho ou refrescante. Se está quente, a camada superficial é retirada, o que deixa a cama mais fria. No caso de um dia mais frio, ao cavar, ele esquenta tanto o corpo, quanto a superfície, já que gasta energia e provoca atrito no tecido.

A ansiedade é uma doença séria que pode comprometer o bem-estar do cachorro, afetando os hormônios, neurotransmissores e outras substâncias químicas no organismo do animal. Se não tratado, o animal pode ter problemas de saúde mais graves.

Ele olha fundo nos seus olhos
De acordo com um estudo publicado no Japão, em 2015, isso ocorre porque, durante a troca de olhar com o tutor, o organismo do pet libera oxitocina. Também conhecida como hormônio do amor, a substância serve para fortalecer vínculos afetivos e provoca a sensação de bem-estar.

Esse excesso de dependência e a falta de segurança e autoconfiança para ficar a poucos metros do tutor é algo extremamente preocupante. Pode parecer um sinal de amor, do cachorro querer estar com você o tempo todo. Mas o motivo dele ser sua sombra não é nada fofo. Isso acontece por angústia.

Os cães latem por muitas razões: medo, excitação, ansiedade, tédio, como uma maneira de dar algum aviso e, às vezes, simplesmente para chamar a atenção. Ter o cachorro latindo muito pode ser desconfortável, mas esta é uma das ferramentas de comunicação mais importantes dele.