Como o cachorro sabe o nome dele?

Perguntado por: nnovais . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 20 votos

Apesar dos cachorros serem ótimos leitores corporais e se comunicarem bastante conosco por gestos, eles podem, sim, aprender por associação o significado das palavras. Ou seja, eles são capazes de entender (e responder) ao seu nome!

Uma pesquisa da Universidade de Sussex, na Inglaterra, mostrou que os cães processam a fala humana no hemisfério esquerdo do cérebro, que é ligado às habilidades cognitivas e “racionais” do animal e que pode interferir na linguagem corporal canina.

Há algumas favoritas: as palavras e frases “sente”, “vamos”, “bom garoto/garota”, “deite”, “fique”, “espere”, “não”, “sim” e “solte isso” foram reconhecidas por 90% dos cachorros. O próprio nome do animal também entra nessa lista.

E se você está se perguntando se isso é possível, saiba que sim: é possível! Muito embora seja um processo de paciência e calma, ainda assim, é plenamente possível mudar o nome do seu cachorro. Tudo que você precisa fazer, é garantir que ele entenda o novo nome e possa, dessa forma, compreendê-lo como algo positivo.

Diferentes estudos revelam a grande capacidade dos cachorros para sentirem cheiros de longa distância . Há quem diga que alguns cães são capazes de identificar cheiros de pessoas ou de objetivos a cerca de 20 km.

24 meses

Quando um cachorro deixa de ser filhote
Um cão filhote atinge a idade adulta no período entre 10 e 24 meses de vida, dependendo da raça e do porte. Fase da vida em que os pets já alcançaram a maturidade sexual e, praticamente, o total desenvolvimento do corpo.

Como dizer eu te amo para um cachorro? 8 ótimas formas

  1. Carinho nas orelhas. ...
  2. Mantenha o contato visual. ...
  3. Ofereça petiscos e agrados. ...
  4. Durma com o seu pet. ...
  5. Abrace o seu cão. ...
  6. Passe tempo de qualidade brincando com seu pet. ...
  7. Converse com as sobrancelhas levantadas. ...
  8. Dê comida na mão para o seu pet.

Áreas do corpo em que amam receber carinho

  1. Orelhas. Muitos cães adoram ter suas orelhas acariciadas suavemente. ...
  2. Pescoço. A região do pescoço é uma área sensível em muitos cães. ...
  3. Barriga. Alguns cachorros adoram receber carinho na barriga. ...
  4. Costas. ...
  5. Topo da cabeça.

Você já se perguntou o que o cachorro sente quando recebe carinho? Esse ato dá uma grande sensação de bem-estar para o animal. É como se ele estivesse recebendo uma massagem super relaxante, capaz de eliminar todo estresse e deixá-lo bem calminho. Ao sentir o carinho, o pet fica muito mais leve durante o dia.

Diga algo como "fale" ou "late" antes de ele latir. Se preferir, faça um sinal de mão, pois os cães aprendem mais rapidamente com dicas visuais. Pratique várias vezes, fazendo o sinal um pouco antes do cão latir. Mantenha o mesmo tom de voz e o volume ao emitir o sinal.

Você sabia que a audição dos cachorros é 4 vezes melhor do que a dos humanos? Provavelmente você já ouviu dizer que um cachorro escuta até 4 vezes mais do que os humanos.

Ficamos assim a saber que um cão normal pode aprender uma média de 165 palavras, mas os mais inteligentes, como os border collie (ver tabela), podem mesmo chegar às 250.

O dono deve pronunciar o nome várias vezes e dizer "sim", recompensando com um brinquedo, um carinho ou um petisco todas as vezes que houver uma resposta por parte do animal. Após dar certo pelo menos cinco vezes, substitua o "sim" pelo nome do cachorro.

Também é aconselhável que o nome do seu cachorro seja curto, com só uma ou duas sílabas, para ajudá-lo a reconhecer o próprio nome entre outras palavras. Por último, lembre-se de evitar nomes que soem parecidos com um comando, como Benta (“senta”), João (“não”) ou Beto (“quieto”).

Laranja, limão e outros cítricos contêm aromas muito fortes para o olfato canino, considerados insuportáveis para eles. Apesar de agradável para nós, produtos com fragrâncias à base de cítricos irritam as vias respiratórias dos pets. Além dos cães, esse é também um cheiro que gato não gosta.

Há relatos de cachorros que conseguiram apontar objetos e pessoas a uma distância de 2 km. Entretanto, a distância do faro propriamente dita depende de coisas como o vento e tipo de cheiros.

Como geralmente o nosso odor original fica camuflado com perfumes, cremes ou desodorantes, os cachorros acabam se sentindo mais atraídos pelas nossas partes íntimas porque nelas há uma grande concentração de glândulas sudoríparas, que revelam o nosso “odor original” com mais facilidade.

Com pontos semelhantes aos humanos, os animais podem apenas estar olhando porque tem interesse no que está vendo ou até mesmo pode ser um comportamento de busca de atenção, porque quer interagir com você. Segundo a veterinária Lysandra.

Há ainda, segundo os especialistas, mudanças corporais que indicam o ciúme do animal, como o pelo do pescoço arrepiado. Orelha em pé é um sinal de atenção e alerta, enquanto recuar latindo demonstra a insegurança do cão e a procura por um lugar para se proteger.