Como o cachorro demonstra que está feliz?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 3 votos

Não é tão perceptível quanto a cauda balançando, mas um cão relaxado é um cão que se sente bem e feliz. Ele mostra um olhar tranquilo, com piscadas suaves, com a boca levemente aberta e orelhas tranquilas. É válido perceber linguagem corporal do cão.

Ofereça petiscos e agrados. Outra forma de falar “eu te amo” para seu pet é, justamente, agradá-lo pelo estômago. Eles gostam da ração, com certeza. Mas um petisco (como um patê, carne, biscoitinho pet, entre outros) será um grande diferencial, principalmente, para quebrar a rotina da alimentação.

Chamar a atenção
Você ficou tão atarefado com as tarefas que fez ao longo do dia, que não deu uma olhada no seu animal e ele se dá conta disso. O que ele faz para dizer isso a você? Fica olhando fixamente para você, quer chamar sua atenção; quer que saiba que ele está ali e que precisa do seu carinho.

Você já se perguntou o que o cachorro sente quando recebe carinho? Esse ato dá uma grande sensação de bem-estar para o animal. É como se ele estivesse recebendo uma massagem super relaxante, capaz de eliminar todo estresse e deixá-lo bem calminho. Ao sentir o carinho, o pet fica muito mais leve durante o dia.

O cachorro tem a capacidade de reconhecer pessoas e outros animais, da mesma forma que o fazem muitas outras espécies. Têm a capacidade para desenvolver amizade ou amor, também são capazes de memorizar e repetir comandos que lhes ensinamos e alguns podem se lembrar até mais de 100 palavras diferentes.

Há ainda, segundo os especialistas, mudanças corporais que indicam o ciúme do animal, como o pelo do pescoço arrepiado. Orelha em pé é um sinal de atenção e alerta, enquanto recuar latindo demonstra a insegurança do cão e a procura por um lugar para se proteger.

Um cachorro mimado é aquele que chora para tudo, ou faz faniquito por querer algo, que late para conseguir o que quer e é atendido prontamente.

Se o rabo inteiro movimenta-se de um lado ao outro, em uma oscilação relaxada, é sinal de muita alegria. Aproveite e retribua com uma bela coçada atrás das orelhas para agradecer. Já as lambidas são o equivalente canino ao beijo e expressam amor e gratidão. Os cachorros só lambem quem é muito querido.

Esse comportamento apenas indica que ele se sente seguro ao seu lado, que confia em você. Mas o certo é trabalhar esse medo para que ele não necessite da sua presença para que ele se sinta confortável. Do contrário, pode gerar aquele primeiro caso de dependência e insegurança.

Lambeijos e mais lambeijos
Certamente, em mais de uma ocasião, seu cachorro o lambeu depois de você acariciá-lo, lhe dar comida ou brincar com ele. Pois bem. Saiba que dar esses 'lambeijos' é uma das formas que os cães têm de agradecer. É a maneira deles de demonstrar afeto e, geralmente, o fazem no rosto ou nas mãos.

Mas afinal: "por que o cachorro se mija quando me vê?" Isso acontece quando o cãozinho acaba perdendo o controle dos músculos da bexiga por conta de alguma emoção intensa. Essa emoção é, normalmente, superexcitação (felicidade) ou medo.

Esfregar a pata no rosto
Se o seu cachorro fica continuamente esfregando a pata, como se estivesse coçando o focinho, ele pode estar com algum problema nos olhos. Esse é o principal sinal de cães que estão com alguma irritação nos olhos.

Ele olha fundo nos seus olhos
De acordo com um estudo publicado no Japão, em 2015, isso ocorre porque, durante a troca de olhar com o tutor, o organismo do pet libera oxitocina. Também conhecida como hormônio do amor, a substância serve para fortalecer vínculos afetivos e provoca a sensação de bem-estar.

Assim como com gatos, na linguagem corporal de cães, beijo é algo que não existe. É por isso que é muito provável que ele fuja ou se sinta intimidado quando beijamos ele. Concluindo, o cão rejeita o beijo porque é algo incompreensível para ele, não tem nenhum significado particular.

Já se o bichinho convive com você, ele certamente vai se sentir mais confortável em expor todo o corpo para receber as carícias. Geralmente, os melhores lugares para fazer carinho no cachorro são a barriga, peitoral, orelhas e pescoço.

Ainda assim, existem alguns lugares que são certeiros, em que quase todos gostam de receber um carinho. A orelha de cachorro é um clássico, mas você também vai ter sucesso se tentar na barriga, no peito, nas axilas (bem onde as patinhas começam) e nas almofadinhas das patas.

Caminhadas longas, corridas e brincadeiras no parcão de cachorros vão fazer com que ele passe o dia mais cansado e, consequentemente, não sofra tanto de saudade.

Isso também acontece com os cães: eles conseguem sentir emoções básicas e universais, como alegria, raiva, medo, nojo, tristeza e, sim, cachorro sente amor, principalmente quando nos olha.

São eles o de onda longa (vermelha), onda média (verde) e onda curta (azul). Já os cães têm apenas dois, correspondendo quase identicamente às sensibilidades de onda curta e de onda longa (azul e amarelo).