Como o borderline se vê?
Pessoas com esse transtorno tendem a ter uma visão distorcida de si mesmos e de seus afetos. Como consequência disso, vivem 'nas bordas' ou ' nos limites' da neurose (sentimentos mais relacionados à ansiedade e obsessão) e da psicose (sintomas de distorção da realidade) daí o sentido da palavra inglesa 'borderline'.
O que é uma crise de borderline?
A maioria dos pacientes com Borderline relata ter um sentimento de vazio intenso. Em alguns casos, chega a uma intensidade tão alta que exige outra pessoa para que esse “buraco emocional” seja preenchido. Ou seja, a dependência afetiva se torna maior e causa mais sofrimento.
O que pode ser confundido com borderline?
Também já mencionamos sobre como o Borderline pode ser confundido com outros transtornos psiquiátricos — os principais deles sendo os transtornos de humor, como a depressão e o TAB. Como são dois grupos de doenças muito distintos, o tratamento para os transtornos de humor não é tão eficaz para o Borderline.
O que um borderline é capaz de fazer?
Sobre pessoas com Transtorno Borderline
Machucam a si mesmas, ameaçam ou têm comportamento suicida. Além disso, apresentam instabilidade afetiva, irritabilidade, raiva, ansiedade intensa e sentimentos crônico de vazio que são desesperadores.
Como é a cabeça de um borderline?
Estes sujeitos fazem um esforço imensurável para evitar situações de abandono (em que sintam o abandono, não propriamente que estejam a ser abandonados). Podendo aqui incluir atitudes impulsivas como a automutilação ou mesmo tentativas de suicídio.
O que acontece no cérebro de um borderline?
Os indivíduos com personalidade borderline têm prejuízo na flexibilidade cognitiva, planejamento, atenção e excitação, os quais afetam sua capacidade de processar e integrar experiências traumáticas (9).
Quantos tipos de borderline existem?
Quais os tipos de transtorno de borderline?
- Borderline convencional. ...
- Borderline invisível. ...
- Borderline impulsivo. ...
- Borderline petulante. ...
- Borderline autodestrutivo. ...
- Borderline é mais comum em mulheres ou em homens?
O que é borderline no exame de sangue?
O borderline no exame de sangue, ou hemograma, é identificável, assim como a sorologia. Ambos são utilizados na comparação e descarte de outras doenças mentais como depressão ou esquizofrenia, por exemplo.
Quem tem borderline pode trabalhar?
A pessoa que tem borderline pode trabalhar, mas precisa estar em tratamento psiquiátrico e psicológico.
Qual é mais grave transtorno bipolar ou borderline?
No paciente bipolar, a euforia e a depressão podem durar semanas ou meses. Ainda, o paciente com bipolaridade apresenta crises mais intensas e mais graves que o com Borderline, podendo ter sérios resultados para sua vida.
Qual a expectativa de vida de uma pessoa com borderline?
Os borderliners melhoram com o passar do tempo. Por volta dos 30, 35 anos, os pacientes apresentam uma melhora grande. Os sintomas tendem a sumir depois dos 40 anos.
Quando suspeitar de borderline?
Mudanças rápidas no humor, normalmente durando apenas algumas horas e raramente mais do que alguns dias; Sentimentos persistentes de vazio; Raiva inadequadamente intensa ou problemas para controlar a raiva; Pensamentos paranoicos temporários ou sintomas dissociativos graves desencadeados por estresse.
Como preencher o vazio do borderline?
Além do tratamento com fármacos, é necessário manter acompanhamento psicológico para realizar psicoterapia e ajudar o indivíduo a controlar as suas emoções negativas, como saber enfrentar momentos de maior stress e ansiedade extrema.
Quem tem borderline tem alucinações?
A sintomatologia varia, há idéias superestimadas de estar mal, experiências de dissociação - despersonalização e perda da percepção da realidade - outros sintomas são semelhantes aos psicóticos, com episódios transitórios e circunscritos de ilusões e alucinações baseadas na realidade.