Como o benzeno entra em nosso corpo?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

As principais vias de exposição ao benzeno para a população em geral são as vias respiratória e oral. Para os trabalhadores, a absorção pela pele é uma via importante de contaminação. Em termos de saúde pública, a via de contaminação mais importante é a respiratória.

A respiração é a via mais importante de absorção, pois a área do nosso sistema respiratório capaz de absorver o benzeno é muito grande.

A maior exposição ao benzeno se dá no ambiente de trabalho, por trabalhadores de indústrias químicas e petroquímicas. Contudo, a exposição também ocorre através do ambiente e do uso de alguns produtos. O benzeno está intimamente ligado aos processos de produção, refinamento, transporte e armazenamento do petróleo.

O Benzeno é usado como matéria-prima para fragrâncias sintéticas. Níveis residuais de Benzeno podem ser encontrados no fumo de cigarro, gasolina, colas, adesivos, produtos de limpeza e decapantes.

O benzeno é um composto considerado altamente cancerígeno, pois seus metabolitos se instalam na medula óssea e nos tecidos gordurosos. A exposição a ele, além de poder causar câncer (leucemia), pode causar anemia e distúrbios do comportamento.

Os detergentes em geral são feitos a partir da mistura de alquil-benzeno-sulfonatos. A diferença nos biodegradáveis começa na cadeia carbônica que os constitui. Repare que a cadeia não possui nenhuma ramificação, é classificada como linear.

O benzeno é uma substância química orgânica que se apresenta na forma de um líquido incolor, volátil, inflamável e de cheiro adocicado.

O benzeno é uma das substâncias constituintes do petróleo e está presente na gasolina, sendo lançado na atmosfera pela queima dos combustíveis dos automóveis. Além disso, ele também é encontrado em refrigerantes e no cigarro. O benzeno está presente na gasolina utilizada em automóveis.

O principal risco aos trabalhadores ocorre ao inalar algumas dessas substâncias, como o benzeno, relacionado em pesquisas com casos de câncer. Entre os riscos do ambiente de trabalho em postos de combustíveis podemos destacar o risco químico, o risco ergonômico e o risco de explosão.

Algumas atitudes destes trabalhadores para evitar acidentes ou mesmo doenças futuras envolvem tomar leite como forma de evitar adoecimento por inalação do combustível, muito embora não existam estudos científicos que comprovem a eficácia do leite para amenizar sintomas causados por inalação de combustíveis.

As principais vias de exposição ao benzeno para a população em geral são as vias respiratória e oral. Para os trabalhadores, a absorção pela pele é uma via importante de contaminação. Em termos de saúde pública, a via de contaminação mais importante é a respiratória.

O nome dodecil benzeno sulfonato de sódio não é muito conhecido pelas pessoal em geral, mas a sua aplicação é muito mais comum do que seja imagina. Ele está presente em uma série de produtos utilizados em nosso dia a dia, como detergentes, sabões em pó, xampus e sabonetes.

Contudo, o ácido trans-trans mucônico, que é formado a partir do benzeno em pequenas proporções, é recomendado como indicador biológico para exposição a baixas concentrações de benzeno. A portaria 34 de 20-12-2001 recomenda a coleta da urina a partir do terceiro dia seguido de exposição.

Responsáveis por quase 90% do mercado brasileiro, as empresas Coca-Cola, Schincariol e Ambev comprometeram-se a reduzir a quantidade de benzeno em suas bebidas ao máximo de 5 ppb (partes por bilhão) ou 5 microgramas por litro, o mesmo parâmetro usado para a água potável.

Em outros cinco produtos também foi encontrado o benzeno. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.