Como o Beija-flor se locomove no solo?

Perguntado por: ileiria5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Com cada batida de asas, os membros dobram, se flexionam e mudam de forma. Estes movimentos sutis controlam com precisão a estabilidade que as asas geram, tornando o pequeno pássaro um mestre na arte de "parar no ar".

Como a ligação da asa com o corpo não é rígida, ela pode ser revirada como uma hélice. Assim, de maneira semelhante a um helicóptero, formam-se redemoinhos de ar que mantêm o pássaro pairando.

As asas dos beija-flores giram quase 180º a partir de seus ombros flexíveis. Mudando o ângulos de suas asas e usam seus poderosos músculos peitorais, um beija-flor pode se inclinar e voar de costas.

Ele deve passar o dia todo procurando flores com néctar, caçando pequenos insetos. Não há tempo para refletir sobre as vicissitudes da vida.

A dieta principal é do néctar das flores. A ave possui bico e língua longos adaptados para coletar o néctar e complementam a dieta com moscas, aranhas e formigas.

A fêmea de um beija-flor poderá construir seu ninho em locais inusitados, tais como vasos pendurados em varandas, luminárias externas e até mesmo dentro de casa em um cômodo pouco usado. O material usado parece sempre conter teias de aranha, que ajuda na fixação do ninho.

Quando o Sol baixa, os colibris pousam em galhos de árvores e entram em um estado similar à hibernação, chamado “torpor”. Trata-se de um sono profundo, em que a temperatura corporal cai de 40 ºC para 18 ºC, o coração desacelera para meras 50 batidas por minuto e a respiração fica tão lenta que parece nem existir.

A menor espécie de beija-flor pesa menos de 2 gramas (é o chamado beija-flor abelha) e a maior é o beija-flor gigante, que pesa cerca de 25 gramas e pode viver a mais de 4.000 metros de altitude.

À noite, depois de um dia de vôo incessante, o beija-flor passa por uma brutal queda de temperatura corporal: de 40ºC para próximo da temperatura ambiente – às vezes, até 15ºC. O drama é o dia seguinte: ao acordar, precisa atingir a temperatura que lhe permita alçar vôo e recomeçar a busca por alimento.

Contou-lhes também quais foram as instruções recebidas do Divino, para que não se esquecesse da mensagem. E assim, por ter beijado todas as flores que encontrou no seu trajeto, a avezinha ficou sendo chamada por todos os bichos de “beija-flor”.

O zumbido do beija-flor se origina da diferença de pressão entre a parte superior e a parte inferior das asas, que muda tanto em magnitude quanto na orientação à medida que as asas batem para frente e para trás.

A técnica é chamada de vôo invertido. Em primeiro lugar, a agilidade dessa ave é garantida pela velocidade do batimento de suas asas, muito maior que a de outros pássaros – chegando, em alguns casos, ao impressionante número de 80 batidas por segundo.

beija-flor

O beija-flor é o único pássaro que consegue voar em marcha à ré e ficar parado no ar enquanto bate as asas.

ficar parado no ar e até de cabeça para baixo!...

Quando um beija-flor aproxima de você ele traz boas notícias. São verdadeiros mensageiros espirituais, então quando receber essa famosa visita, prepare o seu coração que boas coisas estão por vir.