Como o bebê enxerga o pai?

Perguntado por: imata . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Os bebês só começam a enxergar cores por volta dos três meses e também é nesta idade que eles conseguem diferenciar a mamãe e o papai. Além disso, até os 4 meses de vida, os bebês só conseguem enxergar até uma distância de 25 centímetros”, disse o Dr. Romesh Angunawela em entrevista ao jornal britânico DailyMail.

“Mesmo que não enxergue muito bem ao nascer, o bebê 'percebe' a mãe desde o início”, explica o pediatra neonatal Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque.

As primeiras imagens que eles enxergam ao chegar ao mundo ainda são em preto e branco e muito embaçadas. Quando chegam ao segundo mês de vida, os bebês começam a visualizar as cores e a primeira delas é o vermelho, mas ainda permanecem com a visão bem opaca.

“Logo, o bebê apresenta reações similares a do medo. Ele pode também apresentar comportamento inibido, choro, tremor, busca de um aconchego em um lugar ou alguma pessoa, dentre outros comportamentos”, ilustra a psicóloga.

  1. Olhar fixo. Desde o momento que ele nasce, você está sendo observada. ...
  2. Opinião que importa. A partir dos 9 meses, seu bebê vai tentar dividir todos os desejos com você. ...
  3. Sempre perto. Seu filho fica aflito quando você não está por perto. ...
  4. Sorriso pede sorriso. ...
  5. Confiança e aconchego.

Aos 4 meses, finalmente acontece!
Ele consegue reconhecer as pessoas mais próximas e estabelecer diferentes relações com elas. A esta altura, o bebê também já sabe diferenciar conhecidos de desconhecidos. – A partir do 5º mês, a percepção de profundidade e visão em 3D começam a se desenvolver.

Nos primeiros dois meses de vida, os olhos de uma criança podem parecer cruzados ou vaguear para os lados. Isso geralmente é normal. À medida que a coordenação visual melhora, os olhos do bebê trabalham juntos para se concentrar e seguir um objeto em movimento.

Por enquanto, no início da vida, eles só pensam naquilo: calorzinho do colo, alimento, e as vozes e imagens carinhosas de mães e pais.

Os verdadeiros responsáveis por determinar a aparência do bebê ao nascer são os genes encontrados no DNA. O DNA do bebê é formado a partir de seus pais, portanto, não há DNA idêntico. São milhares os genes que compõem o DNA, alguns com maior potencial para definir características do que outros.

A justificativa para isso dava-se para o fato de como os pais não tinham certeza da paternidade do filho, a evolução teria feito os pequenos mais parecidos com seus pais como uma maneira de confirmar a paternidade.

Sentar, rolar, engatinhar e até tentar os primeiros passos. As descobertas vão encher os olhos dos pais. Porém, também podem ser umas das fases em que o bebê dá mais trabalho e demanda atenção. Só para ilustrar, no meio disso, o sono pode ser prejudicado.

A cor dos olhos do bebé é influenciada pela herança genética (dos genes transmitidos pela mãe e pelo pai) e pela quantidade de melanina (pigmento castanho ou preto cujo tipo e quantidade está codificada nos genes) encontrada na íris. Cada pessoa tem duas cópias do mesmo gene – um fornecido pela mãe e outro pelo pai.

Quando a mãe tem cabelo liso e o pai cabelo cacheado, o bebê tem 50% de chances de nascer tanto com o cabelo liso quanto cacheado. O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá.

Entre três e seis meses de idade, muitos bebês começam a dormir a noite toda. É improvável que seu filho durma 10 horas de uma vez, mas provavelmente dará início a um sono longo e sem interrupções, acordando para mamar apenas uma vez durante a noite. Aos três meses, deverá dormir de 9 a 10 horas por noite.

"Ele não tem percepção do que acontece, mas se sente muito bem", garante Bento. Segundo o obstetra, o ato sexual promove uma vascularização na região pélvica da mulher. Com isso, o bebê recebe mais sangue e tem uma sensação boa e prazerosa.

Demonstração do amor pelo bebê
Apesar de amar os pais praticamente desde o nascimento, até os oito meses de vida o bebê demonstra seu amor de uma maneira mais sutil. Algumas dessas demonstrações podem ser olhar para os pais e sorrir e chorar quando deixa o colo dos pais para ir com outras pessoas.

Mal saiu da barriga da mamãe e o bebê já consegue ver os pais: mas a sua visão é desfocada, só vê bem os objetos que estão próximos (a uma distância de 30 a 50 cm). As cores estão limitadas às tonalidades de cinza. Após algum tempo, o bebê consegue focar a visão e reconhecer a mãe!

Ele ainda não consegue ver claramente além de 30 cm. Dentro dessa distância, ele examinará tudo de perto. No início, quando olhar para seu rosto, os olhos de seu bebê serão atraídos por uma única característica facial (como seus olhos), mas em breve, ele poderá ver seu rosto inteiro dentro do foco de sua visão.

“Existe a idade do apego, em torno do nono mês de vida, o bebê tem um maior apego com a mãe, isso faz parte do desenvolvimento da criança, nessa fase isso é normal”, observa a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Leforte.

A criança prefere a mamãe porque viveu dentro do seu útero durante 40 semanas ou mais. Foi ela quem forneceu alimentos, transmitiu oxigênio, e protegeu a criança.