Como o Banco Central cria dinheiro?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Os bancos centrais usam o dinheiro criado para comprar grandes quantidade de títulos bancários. Isto aparece como depósitos e entrega dinheiro novo para os bancos emprestarem. Estes títulos podem ser títulos do governo, empréstimos comerciais ou até ações.

Fabricação de papel moeda
Ou seja, a CM fabrica o dinheiro e o Bacen emite, distribui e controla os meios circulantes. Dessa forma, é necessária uma autorização do presidente do Banco Central que, orientado pelo governo, define a quantidade de dinheiro a ser impresso.

A emissão de moeda pode derivar de diversos fatores, todos sempre ligados à economia do país. Isso pode ocorrer com a renovação da moeda, aumento da riqueza real do país ou supervalorização da moeda.

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) é a empresa pública responsável, em caráter exclusivo, pela fabricação de moeda metálica e papel-moeda, tanto para o Brasil quanto para alguns outros países.

Mas como esses bancos lucram com todas essas opções? Bom, basicamente eles faturam em cima de cartões de crédito, financiamentos, vendendo serviços de seguro, e oferecendo crédito para empréstimos. Com isso, o banco consegue elevar cada vez mais seu capital próprio e, consequentemente, captar mais clientes.

Recolhimento compulsório
Ou seja, quando é preciso reduzir a atividade econômica no país, o Bacen eleva essas taxas. Desta forma, os bancos têm menos recursos disponíveis para emprestar para a população, atendendo assim a necessidade econômica de diminuir a quantidade de moeda em circulação.

Se existe a necessidade de diminuir a taxa de juros e aumentar a circulação de moedas, o Banco Central compra (resgata) títulos públicos que estejam em circulação. Se a necessidade for inversa, ou seja, aumentar a taxa de juros e diminuir a circulação de moedas, o Banco Central vende (oferta) os títulos disponíveis.

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. Fundada em 8 de março de 1694, acumula 328 anos de existência. Foi criada no Brasil Colônia pelos governantes portugueses para fabricar moedas com o ouro proveniente das minerações.

O principal argumento do BC é que essa ampliação da base monetária traria o risco de uma inflação maior.

Banco Central do Brasil

Instituição financeira governamental que funciona como o função assegurar a estabilidade da moeda e o controle de crédito de um país, além de emitir papel-moeda e fiscalizar os demais bancos.

Se for preciso emitir mais moeda, ele pode fazer isso por meio do Tesouro Nacional, emitindo títulos de dívida. Essa impressão extraordinária de dinheiro funciona assim: o Banco Central compra títulos do Tesouro, responsável por administrar as finanças do governo federal.

Como começou o Pix? Apesar de o Pix ter sido lançado durante a gestão do atual presidente por meio do Banco Central, os estudos são anteriores à chegada de Bolsonaro ao Poder e começaram em 2018, sob a gestão de Michel Temer (MDB) - à época, a autoridade monetária era comandada pelo economista Ilan Goldfajn.

De forma simplificada, imprimir dinheiro em excesso pode sim, gerar inflação. Isso acontece porque a emissão de notas demais faz com que o volume de dinheiro circulando seja maior que a oferta de produtos e serviços. Consequentemente, os preços sobem.

Segundo a CEO do Seu Dinheiro, Olivia Alonso, o objetivo do site é atender os investidores que já tenham certa experiência em diversificar seu portfólio, mas que não estejam satisfeitos com as orientações que vêm recebendo.