Como o autor do texto explica o poder do inca?

Perguntado por: ealegria7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

No caso dos incas, o Sapa Inca era visto como um descendente do sol e, por isso, possuía poderes irrestritos. Os poderes do Sapa Inca chegavam, inclusive, a interferir na vida das pessoas e a determinar quando poderiam casar, viajar e mudar para outras áreas do império etc.

Os incas formaram o maior império existente na América do Sul, com territórios que se estendiam por mais de 4.000 km. Esse povo foi conquistado pelos espanhóis no século XVI. Os incas foram uma importante civilização pré-colombiana que desenvolveu um vasto império na região andina.

Resposta: As populações dominadas dos Incas podiam continuar a ter seus próprios governantes, caso concordassem em submeter-se ao Imperador Inca, pagando impostos a ele. Caso esses grupos negassem ao fazê-lo, eram transferidos para locais distantes dentro das possessões Incas, e as famílias eram normalmente separadas.

A principal característica da sociedade inca era a
existência de mobilidade social, o que levou à composição da elite pelo mérito. impossibilidade de se mudar de extrato social e a existência de uma aristocracia hereditária.

Na língua quéchua, os imperadores, os governantes, os cobradores de impostos e a elite eram chamados de “inka” – essa é a origem mais notável para o termo inca, que foi transliterado após a chegada dos espanhóis.

Inti

Deus do Sol e principal divindade do panteão inca, Inti era considerado o ancestral de todos os Incas e adorado como patrono do império.

A civilização inca possuía como sistema político a teocracia. Isso porque a religião tinha grande influência sobre a administração política do império, sendo que o próprio imperador, Sapa Inca, era visto como um descendente do Sol.

O significado da palavra Inca (ou Inka em quéchua) se refere a uma espécie de título ou distinção, algo como senhor, rei, monarca, imperador ou chefe supremo. Estes governantes, sempre homens, se intitulavam “filhos do sol”.

Ou seja, eles valorizavam as artes e os objetos . E foi justamente o resgate de parte desses objetos que fizeram arqueólogos terem um vislumbre maior de sua cultura.

No topo da sociedade inca estava o Sapa Inca ou Imperador Supremo, que era considerado como o filho do Sol, o principal deus dessa civilização. Ao assumir o trono, o Sapa tinha de se casar com uma de suas irmãs, que recebia título de Coya (rainha).

A origem do império remonta ao povoado quíchua de Cuzco no Peru, e que conheceu um rápido crescimento a partir do século XIV. A dinastia imperial teria sido formada por Manco Cápac, segundo relatos orais deixados pelos incas.

O registro desse controle do patrimônio do Império Inca era feito através dos chamados quipus. Os quipus sempre representaram um dos enigmas mais emblemáticos da civilização andina (Ostolaza, 2006).

Estarem mais próximos dos deuses principalmente o deus do sol o mais cultuado por eles. Espero ter ajudado, se gostou marque como a melhor resposta!

Sabendo da incidência desse fenômeno, a civilização Inca, que habitou a região no passado, tinha como base de suas construções as pedras, que eram moldadas uma a uma até obter um encaixe perfeito sem que fosse necessária a utilização de nenhum tipo de argila ou barro para uni-las, com intuito de suportar abalos.

Na parte superior da hierarquia estava o imperador, denominado Sapa Inca e os nobres, seguidos pelos sacerdotes e pelos guerreiros. Depois vinham os camponeses, que formavam a maior parte da população, e, por fim, os escravos, obtidos através de guerras.

A sociedade inca era dividida em classes sociais. O topo era ocupado pelo imperador, chamado de Sapa Inca, considerado uma emanação do deus Inti. O imperador tinha controle sobre a vida das pessoas, e pouquíssimos tinham direito de ver seu rosto. Além disso, era adorado por seus súditos.

A economia Inca - essencialmente baseada na agricultura - tinha um caráter bastante heterogêneo, ou seja, não havia uma unidade de organização econômica.