Como o autor caracteriza a organização social dos índios?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Resposta: A formação social era bastante simples, as aldeias não tinham grandes concentrações populacionais e as atividades eram exercidas de forma coletiva. O índio que caçasse ou pescasse mais dividia seu alimento com os outros. A coletividade era uma característica marcante entre os índios.

Tribo: forma de organização social dos povos indígenas brasileiros.

Como já vimos, a principal tarefa de uma organização indígena é a defesa dos direitos indígenas, no sentido mais amplo. As lideranças indígenas costumam dizer que uma organização indígena é uma espécie de guardiã ou de vigia dos direitos coletivos dos povos e comunidades indígenas.

Organização Social é um conceito da Sociologia que trata da forma como uma sociedade estruturada é organizada e o papel que cada um recebe. A organização da sociedade é influenciada pelos comportamentos e pelo relacionamento entre pessoas individualmente ou em grupo.

No Brasil, a grande maioria das comunidades indígenas vive em terras coletivas, declaradas pelo governo federal para seu usufruto exclusivo. As chamadas Terras Indígenas (TIs) somam, hoje, 732 áreas.

Os grupos se formavam e se mantinham unidos principalmente pelos laços de parentesco, que também articulavam o relacionamento desses mesmos grupos entre si. Agrupamentos menores, as aldeias ligavam-se através do parentesco com unidades maiores, as tribos.

A Fundação Nacional do Índio – FUNAI é o órgão indigenista oficial do Estado brasileiro. Criada por meio da Lei nº 5.371, de 5 de dezembro de 1967, vinculada ao Ministério da Justiça, é a coordenadora e principal executora da política indigenista do Governo Federal.

Normalmente aprendemos nas escolas, na televisão e em alguns livros, que os índios vivem em casas chamadas de ocas que, juntas formam aldeias, normalmente em formato de círculo.

Era organizada da forma dos indígenas, ou seja , o mais velho da tribo é comandante e todos devem a catar a ele, as mulheres cuidam do abrigo e almoço, homens caçam, crianças que são os curumins ficam com as mães e com o crescer vão aprendendo a caçar (homens) e cozinhas (mulheres) e eles tinham seus deuses (cada tribo ...

Resposta:Que eles tem diversas pessoas importantes em sua sociedade,como por exemplo, o Pajé, o chefe de dança, o chefe da guerra, os velhos contadores de histórias antigas, além de terem um "governo" bem semelhante ao governo normal.

Tem como objetivo produzir, aprofundar, sistematizar e divulgar conhecimentos sobre os povos indígenas das Américas.

O movimento indígena brasileiro tem se caracterizado pela atuação em três frentes: formação de lideranças próprias, articulação entre os povos e parceria com entidades de apoio e com o Estado.

Os resultados parciais do estudo apontam que existe uma “rede de mobilização indígena” que está se consolidando à medida que promove e fortalece o enfrentamento aos impactos da pandemia entre suas populações, muitas delas vivendo em áreas rurais de difícil acesso.

O que é uma Organização Social? É uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que obteve a qualificação de organização social por meio de decreto presidencial, para realizar atividades de interesse público.

As características da organização social podem incluir qualidades tais como o tamanho, a composição de gênero, coesão espaço-temporal, liderança, estrutura, divisão do trabalho, sistemas de comunicação, etc.

Conforme sua estrutura e o forma como são geridas, os diversos tipos têm denominações diferentes:

  • 1 – Fundação. ...
  • 2 – Organização da sociedade civil. ...
  • 3 – Cooperativa. ...
  • 4 – Instituto empresarial. ...
  • 5 – OSCIP. ...
  • 6 – OS. ...
  • 7 – Entidade beneficente de assistência social. ...
  • 8 – Negócio social.

2- O autor se refere aos índios como selvagens. Essas dominação revela o discurso adotado pelo europeus. 3- Segundo o autor, os portugueses foram os responsáveis pela revolta indígena.

Eram organizados em aldeias de 500 a 2 mil pessoas que se ligavam a outros grupos por laços consanguíneos. A guerra era uma atividade importante desses povos.

Os homens são responsáveis pelos trabalhos de maior esforço físico da aldeia, tais como, derrubar e roçar as matas para plantio dos roçados, trabalhar com machado e torrar a farinha e as mulheres se ocupam mais da cozinha, do plantio e da limpeza das roças.