Como o artesanato folclore e design se relacionam com a arte?

Perguntado por: mteixeira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Os três se relacionam com a arte pois são de expressão sobreposta a uma produção e a técnica é usada para gerar sensações. Ela frequentemente se relaciona com o território e a cultura.

Suas funções são de decoração e de ornamentação. O artesanato folclórico difere da arte folclórica, pois sua função é utilitária. Considera-se artesanato folclórico todas as coisas que são necessárias, como a cestaria, a tecelagem, a cerâmica utilitária e as próprias ferramentas de trabalho do artesão.

Na primeira forma de expressão, a arte desenvolve o artista que é capaz de captar sentimentos, sensações e manifestações do seu público. Já no artesanato, ele também desenvolve um dom. Mas o que conta aqui é o seguimento de técnicas e tendências que fazem dos seus produtos atrativos.

o Artesanato, diferente do design, é um trabalho totalmente manual. É a produção de um artesão que possui uma oficina e algumas ferramentas e geralmente trabalha por conta própria em sua casa. O próprio artesão realiza todas as etapas de produção do objeto, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento final.

Artesanato é a arte de criar objetos por meio da transformação da matéria-prima, usando as mãos como o principal instrumento de trabalho. As ferramentas e equipamentos são sempre auxiliares, não se sobrepondo ao fazer manual.

Design é uma atividade responsável pelo planejamento, criação e desenvolvimento de produtos e serviços. É um processo que busca soluções criativas e inovadoras para atender características dos produtos, necessidades do cliente e da empresa de forma sintonizada com as demandas e oportunidades do mercado.

É muito difícil garantir qualidade da decoração sem a presença da arte, seja ela uma pintura, uma escultura, uma fotografia, um móvel com bom desenho, etc. Essa relação, em situações especiais, assume um papel de tão grande importância, que o trabalho do designer fica a reboque da obra de arte.

Confira abaixo 7 deles!

  • Design Thinking. ...
  • Design Gráfico. ...
  • Design de Interface. ...
  • Web Design. ...
  • Brand Design. ...
  • Design de Animação (motion design) ...
  • Design de Produto.

Mesmo sendo diferentes, o design e a arte podem possuir características em comum, como: a busca pela criatividade; o uso de algumas ferramentas e técnicas (softwares gráficos, ilustrações e etc.); transmissão de uma mensagem; uso de referências para inspiração.

Mitos, lendas, canções, danças, artesanatos, festas populares e brincadeiras são exemplos de manifestações folclóricas presentes no cotidiano e que podem ser levadas para as aulas de Arte em diversos momentos.

Sabemos que a arte pode assumir diversas formas, como pintura, escultura, música, dança, teatro, cinema entre outras. ... Ela representa uma emoção do artista. Já o artesanato, normalmente é feito com o intuito de ser vendido, e é acompanhado de algum tipo de técnica ou habilidade adquiridos ao longo de muita prática.

A Arte abrange ao menos quatro linguagens bem definidas: artes visuais, mú- sica, teatro e dança. Há ainda outras linguagens, como o cinema e a performance, que adentram o currículo de Arte, mas são as quatro anteriores que o estruturam.

Atualmente, há 11 tipos de arte: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital.

O design, que você já aprendeu que se trata de um projeto de criação, é o objeto de trabalho do designer, que é o profissional da área.

A visão de que o designer está acima do artesão é bastante ultrapassada, ambos caminham lado a lado, em um enfoque de “Colaboração”: o designer transfere seu conhecimento metodológico ao artesão, visando que o mesmo utilize este conhecimento para resolver seus problemas de desenvolvimento e produto.

O artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matéria-prima natural. Normalmente, os artesanatos são fabricados por famílias, dentro de sua própria casa ou em uma pequena oficina.

Cada obra de arte é única e, portanto, o artista nunca fará uma igual a outra. Vale ressaltar que não existe uma demanda de uso para que ela seja criada. Já o artesanato possui uma produção manufaturada em larga escala, ou seja, produz-se muitos produtos iguais para serem comercializados.

O artesanato é uma técnica manual que dispensa a utilização de máquinas automatizadas para a criação de peças e produtos. Basicamente, faz a transformação de uma matéria-prima em objetos úteis para o consumidor. Dessa forma, apenas um indivíduo é responsável por todo o processo de produção da peça.

O início desse ofício remete ao período neolítico, cerca de 6.000 a. C., no momento em que os grupos humanos fixaram suas moradias e introduziram a prática da agricultura, além de passarem a polir pedras, fabricar cerâmicas, tecer fibras animais e vegetais e retratar os rituais, danças e lutas nas pinturas rupestres.

Para a sociedade contemporânea o Design deve ser visto como um tópico de importância fundamental, pois, de um lado promove a criatividade e a inovação (o que, aplicado a um produto, acrescenta destaque e competitividade nele em vista da economia).