Como o Arduino é programado?

Perguntado por: iconceicao . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

O Ciclo de programação do Arduino pode ser dividido da seguinte maneira: Conexão da placa a uma porta USB do computador; Desenvolvimento de um sketch com comandos para a placa; Upload do sketch para a placa, utilizando a comunicação USB.

O Arduino IDE é o software padrão utilizado para upload de códigos na placa Arduino, pode ser facilmente instalado na maioria dos sistemas operacionais, sua compatibilidade e usabilidade destacam-se com toda certeza.

Agora podemos começar a programar, desta vez, em Python. Instale o Python (se ainda não tiver), conforme as orientações para o seu sistema operacional, disponível no site oficial. Abra seu o Python para instalar a biblioteca pyfirmata, necessária para realizar a comunicação entre o Arduino e o Python.

C++ é uma linguagem de uso geral que permite acesso a recursos de baixo nível como ponteiros e recursos de alto nível como construção de novos tipos usando orientação a objetos (classes) e recursos de programação genérica (templates). Podemos descrever C++ por duas palavras: elegância e performance.

O Arduino é uma plataforma eletrônica open source, que tem como objetivo integrar hardware e software de maneira fácil, permitindo que pessoas com pouco conhecimento na área possam desenvolver as suas habilidades e aprendizado de maneira mais simples, aprendendo a eletrônica básica e programação.

O componente principal da placa Arduino UNO é o microcontrolador ATMEL ATMEGA328, um dispositivo de 8 bits da família AVR com arquitetura RISC avançada e com encapsulamento DIP28.

O Arduino Uno WiFi usa um processador ATmega4809, também compatível com os programas escritos para o ATmega328P. Nesta edição são 14 pinos de I/O, 5 deles com função PWM e 6 portas analógicas.

O software é uma IDE, que é executado em um computador onde é feita a programação, conhecida como sketch, na qual será feita upload para a placa de prototipagem Arduino, através de uma comunicação serial. O sketch feito pelo projetista dirá à placa o que deve ser executado durante o seu funcionamento.

História do Arduino
Ele foi criado e projetado pelos pesquisadores David Cuartielles, David Mellis, Gianluca Martino, Massimo Banzi e Tom Igoe com o objetivo de aumentar a acessibilidade da prototipagem eletrônica.

Executar o aplicativo do Arduino
Dê um clique duplo no aplicativo do Arduino. Se o software do Arduino abrir no idioma errado, você pode mudá-lo na janela de preferências (File > Preferences ou Arquivo > Preferências) - veja essa página do Arduino para mais detalhes.

Para carregar o código no Arduino é necessário configurar a placa e a porta de comunicação. Desse modo, conecte o Arduino à USB do seu computador, em seguida acesse o menu Ferramentas e busque o modelo da sua placa Arduino.

O Arduino Nano é uma placa baseada em torno do microcontrolador ATmega328. Ele possui 14 pinos digitais de entrada e saída (dos quais 6 podem ser usados como saídas PWM) e 8 entradas analógicas.

Pyfirmata nada mais é que um interface python para o protocolo Firmata. Mas, que raio é esse tal de protocolo Firmata amiguinhos? Esse tal de protocolo Firmata é protocolo para comunicação de microcontroladores e software em seu computador.

É possível começar a programar com qualquer computador. O bom do Python é que ele é multiplataforma, então não importa qual sistema operacional você utiliza (Linux, Mac, Windows). Você também não precisa ter o modelo mais recente em seu computador para funcionar bem.

Aprender a programar o Arduino proporciona habilidades valiosas no campo da eletrônica e programação, além de estimular a criatividade e a resolução de problemas. O desenvolvimento de projetos com Arduino requer o conhecimento da linguagem de programação utilizada, que é baseada em C/C++.