Como o ar pode ser usado na indústria?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

No geral, o ar comprimido deve ser aplicado onde se deseja aumentar a performance utilizando ferramentas pneumáticas. No meio industrial, é muito utilizado para automatizar processos pilotando válvulas, atuadores e motores pneumáticos.

No processo de produção do ar comprimido, as moléculas se movem rapidamente, o que aumenta, portanto, a temperatura do ar. Desse modo, o compressor de ar, força o ar atmosférico a ocupar um espaço menor e, como resultado dessa ação, o ar se transforma em uma grande quantidade de energia.

Fazer a lubrificação dos equipamentos; Remover as impurezas; Eliminar o máximo possível de umidade dos equipamentos para evitar corrosões e travamentos no sistema.

O ar compõe a atmosfera (camada que envolve a Terra). Essa camada ajuda a manter o nosso planeta aquecido e o protege dos raios ultravioleta. O ar é invisível, mas sabemos que ele preenche espaços, como o pneu de uma bicicleta, o interior de um balão cheio, um botijão de gás.

Resposta verificada por especialistas
O ar é utilizado por todos os seres humanos diariamente para que possamos respirar oxigênio e assim realizarmos nossas atividades metabólicas, além dos seres humanos os organismos animais e vegetais também utilizam o ar para seus processos metabólicos.

O ar comprimido também pode ser usado para pistolas de pintura, enchimento de balões, pulverização de agrotóxicos (remédios contra doenças das plantações) etc. O ar pode ser comprimido através de bombas, compressores e outros aparelhos, para várias finalidades. O uso mais comum é encontrado nos pneus.

8 – Utilize o ar comprimido sempre com muito cuidado e o mantenha longe de seus olhos, ouvidos, nariz e boca. Nunca dirija o jato de ar comprimido para si ou para seu companheiro. Lembre-se que o tímpano é uma membrana sensível e poderá se romper facilmente com a força do ar comprimido.

O ar comprimido é usado para remover poeira e sujeira de teclados, aberturas de computador, impressoras, scanners, copiadoras, placas eletrônicas, e muito mais.

Energia Hidrelétrica
Em primeiro lugar, a geração de energia a partir das usinas hidrelétricas corresponde a mais de 64% da matriz energética nacional e estima-se que atualmente apenas 35% do potencial hidrelétrico esteja sendo explorado.

A matriz elétrica brasileira é ainda mais renovável do que a energética, isso porque grande parte da energia elétrica gerada no Brasil vem de usinas hidrelétricas.

Uma das principais aplicações da pneumática na indústria está na movimentação de produtos, como seleção, organização, posicionamento e empilhamento de peças. Além disso, é amplamente utilizada em atividades de marcação, corte, prensa e etiquetagem de mercadorias.

O equipamento que realiza a compressão do ar ambiente é denominado compressor de ar, que transforma um tipo de energia (normalmente elétrica) em energia pneumática. Hoje, existem cerca de 40 milhões de compressores em operação no mundo e outros 4 milhões são fabricados todos os anos.

Os equipamentos pneumáticos funcionam a partir do ar atmosférico comprimido. Dessa forma, para o seu funcionamento é necessário primeiramente a presença de um compressor. Após passar pelo compressor, o ar comprimido segue por tubulações até chegar às ferramentas, cilindros e outros equipamentos que alimenta.

A importância do ar consiste no fato de que este composto é formado pelas principais partículas suspensas na atmosfera, indispensáveis para a manutenção e desenvolvimento da vida no planeta Terra. O ar atmosférico é envolto de uma variedade de substâncias gasosas que contribuem com a garantia da vida.

O ar é a essência da Atmosfera, é a camada que reveste o planeta e cuja função ecológica é a de ser um reservatório dos componentes indispensáveis à vida: o oxigênio, elemento utilizado na respiração dos seres vivos; o dióxido de carbono (gás carbônico), elemento principal da fotossíntese; o nitrogênio, elemento básico ...

O oxigênio e o nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que os outros gases são encontrados em quantidades menores.

Compressibilidade, Expansibilidade e Elasticidade.

O ar atmosférico é composto por vários gases. Uma análise nas camadas de ar seco e limpo ao nível do mar pode revelar uma composição de 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio, 1% de argônio, e 0,03% de dióxido de carbono.

Conforme Adriane Rodriguez, professora e coordenadora dos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Engenharia Química da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o ar puro é aquele que não tem presença de contaminantes. “Os principais poluentes atmosféricos são classificados de acordo com o seu estado.