Como o amor é visto no realismo?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

A proposta do romance publicado por Gustave Flaubert, que deu início ao Realismo no mundo, explanava sobre o amor de uma maneira completamente diferente do Romantismo, pois, no Realismo, o amor era mostrado sem subjetivismos, sendo feita uma análise psicológica do personagem.

Nos romances naturalistas, no entanto, a figura da mulher já é mais estigmatizada, pois as personagens femininas são representadas como ingênuas leitoras de romances frívolos, além de verdadeiras tolas românticas, sonhadoras, inconsequentes, histéricas e exageradamente sentimentais.

O Romantismo propôs que o amor verdadeiro deve significar o fim de toda a solidão. O parceiro certo nos entenderia completamente, prometia, possivelmente sem precisar falar conosco.

Então a essência do amor realista está em primeiramente se conhecer e se valorizar, segundo saber o que busca em uma relação e se o outro é capaz de suprir, e o terceiro ponto é o quanto está disposto a compreender o seu par e também o atender em suas necessidades emocionais.

Resumo sobre o realismo
Surgiu na segunda metade do século XIX, em oposição à estética do romantismo. Valorizava a objetividade, o factual e as situações cotidianas. Pretendia expor os fatos tais como eles são, sem idealizações.

O movimento artístico do realismo se caracteriza pela sua busca de representar de forma fidedigna a realidade, como uma oposição à subjetividade do romantismo.

Além disso, o romance romântico explora a idealização do homem, herói e cavalheiro, e da mulher romântica, em geral, submissa a ele. Romance realista: a principal característica do romance realista é a crítica social e às instituições, sejam elas políticas, religiosas ou familiares.

Memórias póstumas de Brás Cubas

O Realismo no Brasil teve início no ano de 1881, quando Machado de Assis (1839-1908), que, até então, era um escritor romântico, publicou a obra realista Memórias póstumas de Brás Cubas.

Casamento como instituição falida; contrato de interesses e conveniências. Casamento como instituição falida; contrato de interesses e conveniências; despreocupação com a moral. Herói íntegro, de caráter nobre e irrepreensível. Herói problemático, com fraquezas, manias e incertezas.

Caracterizado por opor-se às ideias românticas, os artistas desse período buscavam retratar a sociedade de maneira mais real, sem idealizações e subjetividade. Por isso, as obras desenvolvidas nesse período descrevem objetivamente e de maneira mais fiel possível a realidade e as personagens que a compõem.

O realismo é um movimento literário caracterizado pela representação da vida real. O naturalismo é a consequência do realismo literário, influenciado por teorias científicas.

A prosa romântica é dividida em quatro tipos: urbana, regionalista, histórica e indianista.

Entre as marcas principais do Romantismo estão o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, o subjetivismo e egocentrismo. É dessa maneira que os poetas se colocavam como o centro do universo.

O Romantismo buscava transmitir para o povo, ideais sobre o amor, o sentimento, Deus e espiritualidade, o patriotismo e a valorização do indivíduo. Por isso, o período romântico ficou conhecido pela rejeição a racionalidade, da objetividade e do belo, características do Classicismo, o movimento anterior ao romantismo.

Em oposição ao Romantismo, os autores realistas buscaram representar o mundo sob uma ótima mais racional, objetiva e impessoal.

Para a literatura, costuma-se postular como marco inicial do realismo o romance Madame Bovary, de Gustave Flaubert, publicado em 1857.

Resumidamente, "sem laços, não sobrevivemos e não é possível viver sem se experienciar amor e sentimento de pertença”, e a perda de vínculos significativos é um dos maiores fatores de risco para o desenvolvimento de quadros depressivos e ansiogénicos.

substantivo masculino Sentido do real; apego à realidade, ao concreto; atitude prática de quem encara de frente a realidade, evitando que abstrações ou fantasias intervenham em sua conduta; senso comum, bom senso: enfrentar uma situação difícil com realismo.

Características do realismo brasileiro
Enfoque no homem e no seu cotidiano; Crítica social; Linguagem simples e objetiva; Personagens e ambientes descritos de forma detalhada.

A linguagem do realismo é baseada na realidade do cotidiano comum, marcada pela tendência ao cientificismo e a oposição ao romantismo. Os escritores do realismo não utilizavam a subjetividade como forma de expressão em suas obras.