Como o amido se forma nas folhas das plantas?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Nas folhas, o amido é sintetizado nos cloroplastos, mas em tecidos não clorofilados é formado nos amiloplastos (leucoplastos). O teor de amido nas folhas aumenta durante o dia em virtude de o transporte de assimilados no floema não acompanhar a taxa de acúmulo promovido pela fotossíntese.

O amido é a principal fonte de armazenamento de energia nas plantas e, por isso, está presente em raízes, frutos, tubérculos e sementes.

Resposta: O amido é sintetizado em organelas denominadas plastídeos: cloroplastos das folhas e amiloplastos de órgãos de reserva, a partir da polimerização da glicose, resultante da fotossíntese.

Na fotossíntese, as células das plantas capturam a luz solar, convertendo a energia do Sol em energia química e juntando gás carbônico e água para formar açúcares.

A glicose produzida durante a fotossíntese pode ser transformada em amido ou, através de outras reações químicas, a planta pode produzir também proteínas, óleos, vitaminas, etc.

As plantas capturam a energia do sol e a usam para formar moléculas orgânicas essenciais à vida. Esse processo, a fotossíntese, requer o pigmento verde clorofila, que está presente nas folhas.

O amido é armazenado em diferentes órgãos vegetais, pois esses organismos realizam a fotossíntese, transformando água, gás carbônico e energia solar em glicose e oxigênio, sendo que a glicose é armazenada na forma de amido.

Encontrado em diversos alimentos, o amido é a mais importante fonte de carboidratos da dieta. Potencialmente digerível pelas enzimas no trato gastrintestinal, é absorvido na forma de glicose no intestino delgado.

sacarose

Produto da fotossíntese das plantas, com a formação de carboidratos a partir de dióxido de carbono e água usando a energia do sol, a sacarose é o açúcar principal na seiva de plantas.

Na digestão o amido é decomposto, por reações de hidrólise, em carboidratos menores, como a glicose, que é a fonte primária de energia para o corpo. Essa hidrólise é efetuada pelas enzimas amilases existentes na saliva e no suco pancreático. A maior parte da nossa necessidade de carboidratos é fornecida por amidos.

Várias espécies de plantas, principalmente algumas encontradas em ambientes com presença de neblina, absorvem água pela raiz e pelas folhas.

* Vegetais amiláceos são aqueles ricos em amido como: batatas, inhame, mandioca e batata doce. ** Vegetais não amiláceos são: cenoura, beterraba, nabo, vegetais verdes folhosos (como espinafre e alface); vegetais crucíferos (brócolis, repolho e agrião); e do gênero allium, como cebola, alho e alho-poró.

Os grânulos de amido formam uma suspensão na água fria, mas não se dissolvem. Quando a suspensão de amido é aquecida à sua temperatura característica, os grânulos repentinamente de dilatam. A isto chamamos de gelatinização, sendo que no amido de milho esta temperatura é de 64 a 72°C.

Celulose e amido são polissacarídeos encontrados nos vegetais, formados por moléculas de glicose ligadas por ligações glicosídicas. Apesar disto, suas propriedades físicas e, consequentemente, suas funções biológicas são completamente diferentes devido a sua estrutura macromolecular.

Os grãos são elipsoides, ovais, periformes, arredondados, subtriangulares, com lamelas excêntricas e bem visíveis.

Nas plantas, o amido atua como uma fonte energética, sendo utilizado normalmente nos períodos de dormência e durante a germinação. Essa substância é considerada a principal substância de reserva nas plantas superiores.

UDP glicose é uma forma ativada da glicose.

É graças à fotossíntese que a planta produz seu próprio alimento. A luz é captada por meio de um pigmento verde chamado clorofila presente nas plantas. A luz é a fonte de energia. A água, os nutrientes e o gás carbônico são os ingredientes.

Se misturarmos um pouco de açúcar na água, os dois ambientes (dentro e fora do talo) ficam mais ou menos equilibrados. Então, os nutrientes ficam mais tempo dentro das flores e isso faz com que elas durem mais!

Nas condições favoráveis ocorre o armazenamento do excesso de glicose sob a forma de amido ou celulose. O amido é um carboidrato complexo que pode ser decomposto relativamente rápido para liberar a reserva de energia quando necessário.

A fotossíntese ocorre em organelas denominadas cloroplastos. Essas organelas estão presentes nas mais diversas partes da planta, entretanto, a sua maior ocorrência é no tecido interior das folhas, denominado mesófilo.