Como o algoritmo manipula a vida das pessoas?

Perguntado por: ealmada . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

Os algoritmos levam em conta, principalmente, o comportamento do usuário com o conteúdo que você oferece. Quanto maior a interação nos seus posts e na sua conta, maiores as chances de o seu conteúdo aparecer na linha do tempo desse usuário.

O algoritmo tem um impacto positivo na experiência do consumidor moderno ao considerar a atividade do usuários nas buscas feitas no Google ou sua atividade nas redes sociais, podendo assim oferecer à empresa um perfil mais detalhado do cliente, favorecendo melhores resultados e ofertas que possam ser oferecidos a ele, ...

O algoritmo por si só é uma mídia que faz a mediação das relações entre as pessoas. Quando falamos em “indústria de algoritmo”, significa que as empresas, sejam elas de produtos, serviços ou de mídia, utilizam estes modelos matemáticos como uma forma de compreender o perfil de consumo das pessoas.

Compartilhe este conteúdo: Um algoritmo é um conjunto finito de diretrizes que descrevem como executar uma tarefa. Simples assim! Isso significa que até mesmo algo tão inócuo quanto uma receita ou uma lista de direções para a casa de um amigo pode ser entendido como um algoritmo.

Os algoritmos são muito usados para análises na bolsa de valores para tornar a tomada de decisões mais rápida do que se fosse executada por um ser humano. Como existem fatores importantes nesse meio e os erros devem ser evitados a todo custo, existe também a opção de realizar essas operações em modo manual.

Os algoritmos são extremamente úteis para a automação de tarefas. Isso significa que eles podem executar determinadas tarefas de forma mais eficiente do que seres humanos. Por exemplo, um algoritmo pode analisar uma grande quantidade de dados em busca de padrões ou erros.

Os algoritmos fazem parte de nosso cotidiano. Mesmo que você não saiba, eles estão presentes em algumas das mais famosas ferramentas da internet. Isso inclui redes sociais, mecanismos de buscas, plataformas de vídeo e música e muito mais.

OS ALGORITMOS NÃO DEVEM REFORÇAR PRECONCEITOS
Ao aprender com informações fornecidas por usuários ou softwares, os algoritmos de machine learning podem replicar comportamentos preconceituosos que, além de violar direitos humanos fundamentais, produzem episódios de xenofobia, racismo e apologia a regimes como o nazismo.

Há muitos impactos observados na relação entre redes sociais e saúde mental, causados principalmente pela dependência das redes sociais. Entre estes impactos temos a ansiedade, depressão, sensação de isolamento e de perda de acontecimentos, pressão, esgotamento e obsessão com o corpo.

"As redes sociais criam vício, depressão, disfunção social, talvez extremismo, polarização da sociedade, talvez contribuam para espalhar desinformação. E está claro que seus algoritmos estão projetados para otimizar um objetivo: que as pessoas cliquem, que passem mais tempo engajadas com o conteúdo", pontua Russell.

Automação
A primeira vantagem do uso de algoritmos é a automação de tarefas. Eles podem analisar um grande volume de dados, em um tempo menor do que uma pessoa faria, por exemplo. Assim, aumentam a eficiência das atividades. Todos os softwares de computadores são compostos por algoritmos.

Aplicação do algoritmo no dia a dia. Os algoritmos surgem na matemática para descrever as regras para as equações algébricas, mas eles podem ser aplicados a qualquer sequência de ações finitas que busquem a resolução de um problema.

Um algoritmo pode ser executado por um computador, por um outro tipo de autômato (como uma máquina eletromecânica programável), ou mesmo por um ser humano, por exemplo, os passos para fazer um bolo, ou como ir do ponto A ao ponto B.

Os estímulos gerados pelas redes penetram cada vez mais no tronco cerebral e alteram o senso de autoestima e a identidade das crianças, que precisam de aprovação social a todo instante (na forma de curtidas e comentários). Essas circunstâncias forçam um ciclo vicioso que pode ser prejudicial, alerta o documentário.

Os algoritmos das redes sociais identificam quais publicações devem ser entregues para mais ou menos pessoas. Eles decidem como ranquear os resultados de um feed, a partir do grau de relevância daquele conteúdo para cada usuário.

Os algoritmos das redes sociais são um conjunto de dados e regrinhas estabelecidas por cada rede social, sendo eles os responsáveis por determinar quais conteúdos e quais páginas aparecem primeiro para o público na linha do tempo de suas respectivas contas.