Como o algoritmo é utilizado na internet?

Perguntado por: eximenes2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Os algoritmos das redes sociais são um conjunto de dados e regrinhas estabelecidas por cada rede social, sendo eles os responsáveis por determinar quais conteúdos e quais páginas aparecem primeiro para o público na linha do tempo de suas respectivas contas.

O algoritmo é o conjunto de instruções e regras que um programa de computador (mas não apenas ele) possui para executar suas funções. O conceito é bastante simples e mesmo tarefas simples podem ser descritas na forma de algoritmos, até mesmo as do dia a dia.

Os algoritmos fazem parte de nosso cotidiano. Mesmo que você não saiba, eles estão presentes em algumas das mais famosas ferramentas da internet. Isso inclui redes sociais, mecanismos de buscas, plataformas de vídeo e música e muito mais.

Os três tipos mais utilizados de algoritmos são a descrição narrativa, o fluxograma e o pseudocódigo ou portugol.

O aplicativo planeja usar um algoritmo que prioriza os contatos com os quais você mais interage, assim como o que já acontece no Instagram. Para definir a ordem de exibição, o WhatsApp analisará como anda sua conversa com a outra pessoa.

Ele leva em conta legendas, hashtags e formatos, entre outros, para avaliar e direcionar seu conteúdo. O algoritmo cruza informações dos usuários e suas preferências, com base em suas atividades, com as informações das postagens para entregar conteúdos mais personalizados possível.

O algoritmo irá reunir informações sobre seu relacionamento com outras páginas, por isso amigos que você mais comenta e curte irão ser priorizados e aparecerão primeiro. A mesma lógica do feed serve para os stories e para o reels. Não à toa, o Instagram é a rede social com maior engajamento dos usuários.

As redes sociais impregnam um novo processo de socialização, e neste novo processo encontramos um paradigma com valências positivas e negativas. Por um lado, permitem uma voz mais ativa do indivíduo comum na sociedade civil, facilitam as relações à distância mas curiosamente distanciam as relações.

Algoritmos das redes sociais são como robôs que identificam quais publicações devem ser entregues a mais ou menos pessoas. Eles decidem como ranquear os resultados de um feed, com base no grau de relevância daquele conteúdo para cada pessoa.

Algorítmo Estruturado

+ = AdiçãoQuociente = Quociente da divisão de inteiros
* = MultiplicaçãoResto = Resto da divisão de inteiros
- = Subtração ou inversor do sinal.EXP(a,b) = Exponenciação ab
/ = Divisão

Nas redes sociais, os algoritmos são usados para entender o comportamento de cada usuário e exibir exatamente o tipo de conteúdo que eles gostam de ver, bem como para direcionar anúncios publicitários. Isso influencia diversos aspectos da experiência de uso de um aplicativo.

Exemplos de algoritmos
Um exemplo, utilizado pelos autores de Algoritmos, é a receita culinária. Segundo eles, toda receita é dividida em dois blocos de ação: Ingredientes: definição dos dados a serem usados e suas quantidades; Modo de preparo: programa de ação e sequência das atividades.

Abaixo estão listados alguns passos importantes para a escrita de um algoritmo computacional:

  1. Preste atenção à ordem lógica da execução das tarefas;
  2. Lembre-se de que ele deve ter um início e fim;
  3. Ele deve ser completo;
  4. Deve ter um alto nível de detalhes;
  5. Cada tarefa é uma instrução, assim, defina-a bem.

É ele que orienta o seu computador ou qualquer outro sistema a executar uma tarefa. Por isso ele é tão importante dentro da programação. Algoritmos que não são bem feitos, ou que possuem falhas, abrem margem para que o programa ou IA se comporte de maneira ineficaz.

Algoritmos celebrities
Talvez o algoritmo mais famoso do mundo, depois do algoritmo da multiplicação, seja o do Google, criado em 1998 e chamado PageRank. Seu sucesso revolucionário consistiu no fato de que rastreava a Web e dava resultados de pesquisa em ordem de importância.

Quais são os principais benefícios dessa tecnologia? Os algoritmos agregam vários benefícios em diversas áreas e contextos. São eles: Eficiência: Os algoritmos podem executar tarefas rapidamente e com precisão, muitas vezes de forma mais rápida e eficiente do que seres humanos.

VisuAlg é um aplicativo para Windows que permite editar, interpretar e executar algoritmos com uma linguagem próxima do português estruturado como um programa normal de computador. Essa ferramenta é ideal para o aprendizado das técnicas de elaboração de algoritmos.

Os algoritmos estão presentes também no monitoramento dos celulares, por meio das informações captadas por GPS que indicam a localização exata dos aparelhos.

Os algoritmos são extremamente úteis para a automação de tarefas. Isso significa que eles podem executar determinadas tarefas de forma mais eficiente do que seres humanos. Por exemplo, um algoritmo pode analisar uma grande quantidade de dados em busca de padrões ou erros.

O algoritmo do TikTok funciona do seguinte modo: primeiro ele exibe para um pequeno grupo de pessoas (geralmente em sua área local). O algoritmo observa as visualizações, comentários e taxa média de tempo assistido. Se o engajamento do seu vídeo for positivo, ele será veiculado para um público geográfico maior.