Como o aerolin spray age no organismo?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? O sulfato de salbutamol, substância ativa de Aerolin®, pertence a um grupo de medicamentos chamados broncodilatadores. O salbutamol relaxa a musculatura das paredes dos brônquios, ajudando a abrir as vias aéreas e tornando mais fácil a entrada e a saída de ar dos pulmões.

Reação muito comum (ocorre em 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): tremor. Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor de cabeça; aumento da frequência dos batimentos do coração; palpitações; câimbra muscular.

- Adultos: 100 ou 200 mcg (1 ou 2 doses). - Crianças: 100 mcg (1 dose), que podem ser aumentados para 200 mcg (2 doses) se necessário.

Então toda vez que o paciente fizer uma inalação com um medicamento que tem corticoide na sua composição ele precisa enxaguar muito bem a boca, fazer gargarejo e cuspir essa água. Além do sapinho tem algumas bombinhas que, se o paciente não faz o enxague, podem causar tosse e rouquidão.”

Apesar de parecer só uma bomba que leva ar ao pulmão, o aparelho contém corticoide, medicamento que tem ação anti-inflamatória, muito útil no controle da asma.

O sulfato de salbutamol, substância ativa de Aerolin®, pertence a um grupo de medicamentos chamados broncodilatadores. O salbutamol relaxa a musculatura das paredes dos brônquios, ajudando a abrir as vias aéreas e tornando mais fácil a entrada e a saída de ar dos pulmões.

A criança não fica com a máscara do inalador no rosto de jeito nenhum e você está se perguntando se pode esperá-la dormir para usar o nebulizador? Saiba que é possível, sim, embora não seja a melhor forma.

Dessa forma, alivia o aperto no peito, o chiado e a tosse, permitindo que você respire com mais facilidade. O início de ação de Aerolin spray é rápido, em até 5 minutos (geralmente ocorre em 3 minutos ou menos). A duração de ação é de 4 a 6 horas, na maioria dos pacientes.

É necessário tirar a latinha de dentro da capa de plástico e colocar na água. Quanto mais cheia a bombinha estiver, mais fundo ela irá. Se boiar na superfície é porque não há mais medicação ali.

0,15 mg/Kg (dose mínima de 2,5 mg) a cada 20 minutos, 3 vezes. Após, manter a cada 1-4 horas enquanto necessário. 4-8puffs (mínimo de 4 puffs), a cada 20 minutos, 3 vezes. Após, manter a cada 1-4 horas enquanto necessário.

Devemos encarar a bombinha como um inalador muito eficiente para levar medicamentos aos pulmões. Os broncodilatadores são medicamentos muito utilizados no tratamento da asma. São medicamentos que literalmente abrem os brônquios para facilitar a passagem do ar. Agem rapidamente e aliviam a falta de ar.

Os efeitos colaterais mais frequentes são leves: tosse, rouquidão e irritação na garganta. Já quando o medicamento inalado pertence à classe dos corticoides, o uso excessivo pode provocar consequências graves, entre elas resistência à insulina, osteoporose, aumento da pressão ocular, catarata e glaucoma.

Ocorre que a fórmula dos broncodilatadores contêm vasodilatadores, que dilatam os brônquios e, consequentemente, alcançam os vasos do coração. Logo, esse efeito sistemático pode desequilibrar o ritmo das batidas cardíacas, levando o paciente à arritmia.

Medicações de alívio rápido
São as medicações usadas para aliviar os sintomas de asma dentro de 5 a 20 minutos. Elas devem ser usadas sempre que necessário, na presença de sintomas. Estes tipos de medicamentos são usualmente inalados diretamente para os pulmões através de um inalador ou um nebulizador.

Hoje existem diversos dispositivos inalatórios para os medicamentos utilizados no tratamento da asma. Alguns são descartáveis, durando normalmente 30 dias, e outros possuem uma durabilidade maior (cerca de 3 meses).

Broncodilatadores. Os broncodilatadores são um dos principais medicamentos recomendados em caso de sintomas de bronquite asmática. Eles são utilizados por meio de inaladores e agem relaxando o músculo das vias respiratórias. Com isso, elas são abertas e aliviam o aperto torácico e a tosse, melhorando a respiração.

Além da aspirina, os Anti-inflamatórios não esteroides (AINES) como piroxicam, diclofenaco, naproxeno e ibuprofeno podem aumentar a broncoconstrição (quando a musculatura lisa presente na parede brônquica se contrai, levando a uma redução na passagem de ar pelas vias aéreas).